RD - TV

COPA DO MUNDO-Definido Grupo A

O grupo A composto por África do Sul, França, México e Uruguai ficou definido nesta terça feira. México e Uruguai as duas equipes americanas estão classificadas para a fase de oitavas de final desta Copa do Mundo, enquanto que a equipe anfitriã (África do Sul) e a França não lograram classificação. Uruguai e México entraram no Royal Bakofen, Rustemburg (AFS), nesta terça-feira, com um pé nas oitavas de final. Mas, para quem pensava que seria um "jogo de compadres", se enganou. Ambas as equipes mostraram muita vontade de vencer e escapar da temida Argentina logo nas oitavas de final. E, nesta "batalha amiga", quem se deu melhor foi o Uruguai, graças à cabeça de Suárez.
A equipe uruguaia apertou a mexicana o que pode porem só conseguiu marcar o gol que deu o primeiro lugar “A Celeste” no fim do primeiro tempo. Aos 43 minutos, Cavani avançou pela direita e cruzou para Suárez completar de cabeça e marcar o único gol do jogo.
No segundo tempo, o México então, começou a pressionar o rival e a tomar conta do jogo. Porém, as tentativas esbarravam na forte marcação uruguaia e na falta de pontaria dos seus atacantes. Assim, o gol mexicano não aconteceu e o Uruguai acabou vencedor, terminando a primeira fase como líder do Grupo A, com sete pontos.
Derrotado, o México permaneceu com quatro pontos (empato com a África do Sul), mas se classificou as oitavas de final pelo saldo de gols e, muito provavelmente, deverá pegar a Argentina de Messi & cia.
FICHA TÉCNICA:
MÉXICO 0 X 1 URUGUAI
Estádio: Royal Bakofen, Rustemburg (AFS)
Data/hora: 22/06/2010 - 11h (de Brasília)
Árbitro: Viktor Kassai (Hungria)
Auxiliares: Gabor Eros (Hungria) e Tibor Vamos (Hungria)
Cartões amarelos: Fucile (URU); Hernandéz (MEX)
Cartões vermelhos: Não houve
Gols: Suárez - 43'/1°T (1-0)
MÉXICO:
Pérez, Osório, Rodriguez, Moreno (Castro - 11'/2ºT) e Salcido; Rafa Márquez, Torrado e Guardado (Barrera - Intervalo); Giovanni dos Santos, Blanco (Hernandéz - 17'/2ºT) e Franco
Técnico: Javier Aguirre.
URUGUAI:
Muslera, Maxi Pereira, Lugano, Victorino e Fucile; Pérez, Arévalo e Álvaro Pereira (Scotti - 31'/2ºT); Forlán, Suárez (Alvaro Fernandéz - 39/2ºT) e Cavani.
Técnico: Óscar Tabárez.

AFRICA DO SUL X FRANÇA
Enquanto isso no Free State, Bloemfontein (AFS), no considerado jogo dos desesperados, a África do Sul venceu a França por 2 a 1 , mas não conseguiu se classificar para as oitavas de final da Copa do Mundo de 2010. Os Bafana Bafana é a primeira seleção anfitriã que deixa o Mundial na fase de grupos.
Com o resultado, sul-africanos e franceses, na lanterna do Grupo A, deixaram a Copa. Uruguai e México avançaram para as oitavas de final da competição. Perfilados no túnel que dá acesso ao gramado do Free State, franceses e sul-africanos estampavam no semblante o clima do confronto. Em situação complicadíssima no Grupo A, os rivais extravasaram de maneira distinta a tensão. Os Bafana Bafana optaram pela cantoria, enquanto os Bleus, não pronunciavam uma palavra sequer. A seriedade tomou conta da França.Para ainda sonhar com as oitavas de final da Copa do Mundo, ambas as seleções torciam para que não houvesse vencedor na partida entre México e Uruguai, para aí sim, tentar reverter o saldo de gols necessários. A África do Sul carregava o fardo de se tornar o primeiro país a sediar o Mundial eliminado na primeira fase. Em contrapartida, a França poderia repetir o vexame de 2002, na Alemanha, onde fora eliminada ainda na fase de grupos.
Repleta de problemas e com um time totalmente diferente das primeiras rodadas, a seleção da França não se encontrou em meio ao turbilhão de acontecimentos ruins que foram à marca do país nesta Copa. Problemas estes, refletidos dentro de campo. Desorganizada, a equipe de Domenech não ofereceu perigo aos anfitriões na etapa inicial. O jogo começou muito nervoso, mas logo na primeira chance criada pelos Bafanas, a Jabulani entrou.
Aos 20 minutos, Tshabalala cobrou escanteio para Khumalo subir nas costas de Diaby e empurrar para o gol vazio do perdido Lloris, que ao sair mal, nada pôde fazer com o desvio do sul-africano. Cinco minutos depois, outra razão para os franceses se desesperarem: Gourcuff disputa no alto com Sibaya atingindo o rosto do Bafana com o cotovelo, Oscar Ruiz entendeu o ato como intencional e aplicou o cartão vermelho no camisa 8.
Para piorar, aos 37 a África do Sul ampliou. Melhor postada em campo e com um homem a mais, o time comandado por Parreira aumentou a pressão. Masilela chutou cruzado e, no bate e rebate, Mphela empurrou para o fundo da rede. A anfitriã ainda teve um gol anulado. Pienaar lançou para Parker, impedido, que de primeira, marcou um golaço, mas não valeu.
Ao descer para os vestiários, a África do Sul recebeu uma excelente informação. Em Rustemburgo, o Uruguai vencia o México por 1 a 0. Agora os Bafana Bafana precisavam tirar um saldo de dois gols, já que os mexicanos computavam saldo de um positivo, enquanto eles estavam com um negativo.
Sabendo da necessidade de ampliar, a África do Sul voltou para o segundo tempo e quase marcou o terceiro. Logo aos cinco minutos, Tshabalala serviu Mphela que acertou a trave esquerda de Lloris. As vuvuzelas voltaram com força total no Free State.
Ai então a França começou a esboçar uma reação na etapa final aproveitando o desespero e os espaços deixados pelos sul-africanos que visavam à classificação. E foi assim, em um contra-ataque, que Malouda jogou um balde de água fria na torcida. Após bela triangulação, Ribéry deixou o jogador do Chelsea livre para empurrar a bola para o fundo do gol, 2 a 1 no Free State.
O que era possível na metade da partida se tornou praticamente impossível com o gol de Malouda. A África do Sul sentiu o baque e não conseguiu assimilar o golpe. A determinação embalada pelas vuvuzelas foi notada, mas não foi suficiente para reverter o quadro.
FICHA TÉCNICA:
FRANÇA 1 X 2 ÁFRICA DO SUL
Estádio: Free State, Bloemfontein (AFS)
Data/hora: 22/06/2010 - 11h (de Brasília)
Árbitro: Oscar Ruiz (COL)
Auxiliares: Abraham Gonzalez (COL) e Humberto Clavijo (COL)
Público:
Cartões amarelos: Diaby (FRA)
Cartões vermelhos: Gourcuff, 25'/1°T (FRA)
Gols: Khumalo, 20'/1°T (0-1), Mphela, 37'/1ºT (0-2); Malouda, 25'/2°T (1-2)
FRANÇA:
Lloris, Sagna, Gallas, Squillaci e Clichy; Alou Diarra (Govou, 36'/2°T), Diaby, Gignac (Malouda, intervalo), Ribéry e Gourcuff; Cissé (Henry, 10'/2ºT).
Técnico: Raymond Domenech.
ÁFRICA DO SUL:
Josephs, Ngcongca (Gaxa, 12'/2°T), Mokoena, Khumalo e Masilela; Sibaya, Khuboni (Modise, 32'/2°T), Pienaar e Tshabalala; Mphela e Parker (Nomvethe, 23'/2°T).
Técnico: Carlos Alberto Parreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPA SEROMO 04 04 2024 Escolinha do CAC e Campinense de Morada Nova fic...

Com gols de Lucas para o Atlético abrindo o placar do jogo e Vítor cobrando  pênalti para o Campinense, ainda na primeira etapa  o confronto...

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier