Começou as oitavas de finais da copa do mundo da África do Sul 2010. Uruguai e Coréia do Sul, Gana e Estados Unidos.
Venceram o sul americano e os africanos. Uruguai e Gana já estão na próxima fase, ou seja, nas quartas de finais, onde se enfrentarão.
Debaixo de muita chuva no estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elisabeth o Uruguai foi à primeira seleção a classificar-se para as quartas de final da Copa do Mundo. Neste sábado (26), o time celeste superou a Coréia do Sul por 2 a 1. A estrela do jogo foi o camisa 9 uruguaio, Suárez. Muito esforçado, o avante marcou os dois gols da vitória de seu time, um no primeiro tempo e outro no segundo. O tento sul-coreano foi marcado por Chung-Yong.
A vitória acabou com um terrível tabu para o Uruguai, seleção campeã em 1930 e 1950. Há quatro décadas, desde o quarto lugar na Copa de 1970, o país não alcançava as quartas de final.
A partida também marcou o primeiro gol sofrido na Copa pelo goleiro Muslera. Na fase de grupos, o Uruguai empatou com a França, (0 a 0), derrotou a África do Sul (3 a 0) e também o México (1 a 0).
Aos 8min, Forlan cruzou da ponta esquerda na pequena área e o goleiro Sung-Ryong se adiantou, mas não pegou a bola. Livre de marcação, Suárez apenas empurrou a bola para marcar.
A partida seguiu com muita marcação e poucas chances claras de gol. No segundo tempo, o time sul-coreano voltou muito melhor. Donos do meio de campo, os asiáticos deixaram tudo igual aos 25min, com Chung-Yong, de cabeça, que subiu sozinho na área e aproveitou rebote da zaga, após cobrança de falta.
A partida ficou dramática e as duas equipes, já cansadas de tanto correr, tiveram chance de desempatar. Aos 35min, Suárez decidiu a partida. O atacante aproveitou rebote na área, passou por uma marcador e chutou com efeito no canto esquerdo de Sung-Ryong.
Ficha Técnica
Uruguai 2 x 1 Coreia do Sul
Local: Estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth, na África do Sul
Árbitro: Wolfgang Stark-GER
Cartões Amarelos: Jung-woo, Cha Du-Ri e Yong-hyung (Coréia do Sul);
Gols: Luis Suarez 7’/1T e aos 35’/2T (Uruguai); Lee Chung-young 22’/2T (cabeça) (Coréia do Sul).
Uruguai
Muslera; Maxi Pereira, Lugano, Diego Godín (Mauricio Victorino) e Fucile; Diego Pérez, Álvaro Pereira (Nicolás Lodeiro) e Arévalo; Edinson Cavani, Luís Suarez (Álvaro Fernández) e Diego Forlán.
Técnico: Oscar Tabarez
Coreia do Sul
Jung Sung-Ryong; Cha Du-Ri, Yong-hyung, Jung-soo e Lee Young-Pyo; Kim Jung-Woo, Ki Sung-Yueng (Yeom Ki-hun), Lee Chung-Yong e Park Ji-Sung; Jae-sung (Dong-gook) e Park Chu-Young
Técnico: Huh Jung-Moo
O segundo jogo foi mais dramático que o primeiro. O gol da classificação de Gana, só foi marcado por Gyan na prorrogação, gol que deixou o atacante entre os artilheiros do Mundial, com três gols.
Os ganeses bateram os Estados Unidos por 2 a 1, no estádio Royal Bafokeng, em Rustemburgo, e repetiram o feito de Camarões, em 1990, e Senegal, em 2002, únicos africanos a estarem entre os oito melhores em Mundiais.
Logo no começo do jogo, um erro de Clark no meio-campo resultou no gol de Gana. Aos cinco minutos, o volante perdeu a bola para Prince Boateng, que avançou até a área e bateu forte, de perna esquerda, para abrir o placar. Foi o primeiro gol de Gana na Copa com a bola rolando. Os outros dois haviam sido marcados de pênalti, por Gyan.
O empate americano só veio aos 15 minutos do segundo tempo, quando Dempsey invadiu a área e foi atropelado por Mensah. O árbitro marcou pênalti para os Estados Unidos. Na cobrança, Donovan bateu com categoria e deixou tudo igual.
O 1 a 1 parece ter agradado as duas equipes, que preferiram não arriscar deixar espaço para os contra-ataques adversários. Assim, a partida foi para a prorrogação.
Só que logo aos três minutos do primeiro tempo, a seleção de Gana marcou o gol da classificação para as quartas de final. O atacante Gyan recebeu na entrada da área, ganhou da zaga e bateu forte na saída do goleiro norte-americano. Os africanos conseguiram segurar o placar, e colocaram uma seleção do continente pela terceira vez nas quartas de final.
Copa do Mundo - África do Sul
Ficha Técnica
Estados Unidos 1 x 2 Gana
Local: Estádio Royal Bafokeng, em Rustemburgo
Data: 26 de junho de 2010
Horário: 15h30min
Árbitro: Viktor Kassai (Hungria)
Assistente 1: Gabor Eros (Hungria)
Assistente 2: Tibor Vamos (Hungria)
Estados Unidos
Howard, Cherundolo, DeMerit, Bocanegra e Bornstein; Michael Bradley, Clark (Edu), Dempsey e Donovan; Altidore (Gomez) e Findley (Feilhaber)
Técnico: Bob Bradley
Gana
Kingson, Inkoom (Muntari), Pantsil, John Mensah, Jonathan Mensah e Sarpei (Addy); Annan e Kevin-Prince Boateng (Appiah); Kwadwo Asamoah, Ayew e Asamoah Gyan
Técnico: Milovan Rajevac
Cartões Amarelos: Clark, Cherundolo, Bocanegra (Estados Unidos); Ayew e Jonathan Mensah (Gana)
Cartões Vermelhos: Não teve
Gols: Donovan 17/2T (pênalti) (Estados Unidos); Boateng 5/1T e Gyan 3/1T (Prorrogação) (Gana)
Fotos : Reuters/ AFP
Nenhum comentário:
Postar um comentário