RD - TV

Copa do Mundo 2010

Chile vence depois de 48anos
Mesmo sem Humberto Suazo, que está contundido, a seleção chilena estreou nesta quarta-feira (16) na Copa do Mundo com uma vitória por 1 a 0 sobre Honduras, na abertura do Grupo H, e quebrou um tabu de 48 anos sem vencer em Mundiais.
A última vitória da equipe sul-americana tinha ocorrido em 16 de junho de 1962, quando o país derrotou a Iugoslávia por 1 a 0 na disputa do terceiro lugar, em partida disputada no estádio Nacional, em Santiago.
Depois de 1962, a seleção chilena participou de outras quatro Copas (1966, 1974, 1982 e 1998), sem ter vencido partidas em nenhuma delas. Há 12 anos, a equipe até conseguiu se classificar para as oitavas de final, mas obteve esse feito com três empates, diante de Itália, Áustria e Camarões. Na segunda fase, o time de Marcelo Salas e Ivan Zamorano foi goleado pelo Brasil por 4 a 1.
Mesmo com a vitória desta quarta, o time sul-americano deixou a desejar nas finalizações. Tendo dominado toda a partida, o Chile, que jogou com o ex-palmeirense Valdivia, criou muitas chances de gol, mas parou nas mãos do goleiro Valladares ou na falta de pontaria.
O gol chileno aconteceu aos 34min. Fernández abriu na direita, Isla cruzou rasteiro e Beausejour chegou dividindo com a zaga. A bola bateu na sua coxa e enganou Vallarades: 1 a 0.
Com o resultado, o Chile somou seus três primeiros pontos no Grupo H, que ainda tem Espanha e Suíça, além de Honduras.
FICHA TÉCNICA
HONDURAS 0 X 1 CHILE
Local: Estádio Mbombela, em Nelspruit (África do Sul)
Data: 16 de junho de 2010 (Quarta-feira)
Horário: 8h30 (de Brasília)
Público: 32.664 espectadores
Árbitro: Eddy Maillet (Seychelles)
Cartões amarelos: Palacios (Honduras); Carmona e Fernández (Chile)
Gols: CHILE: Beausejour, aos 34min do primeiro tempo.
HONDURAS: Valladares, Mendoza, Chavez, Figueroa e Izaguirre; Palacios, Guevarra (Thomas), Espinoza e Alvarez; Nuñez (Martinez) e Pavon (Welcome)
Técnico: Reinaldo Rueda
CHILE: Bravo, Isla, Medel, Ponce e Vidal (Contreras); Carmona, Millar (Jara), Fernández e Valdivia (Mark Gonzalez); Sanchez e Beausejour
Técnico: Marcelo Bielsa
Zebra suíça na África do Sul
Com um sistema defensivo muito bem armado, a Suiça surpreendeu positivamente o planeta com uma vitória por 1 a 0, nesta quarta-feira, em Durban. E mais: são oito horas sem sofrer gols em Copas. Em 2006, fez quatro jogos e saiu intacta (foi eliminada nas oitavas, nos pênaltis). Os espanhóis voltam a lidar com seu maior trauma em um Mundial: prometer muito e cumprir pouco.
Gelson Fernandes, nascido em Cabo Verde, fez o gol da maior zebra que circulou pela Copa do Mundo na primeira rodada. A Espanha foi muito superior, controlou o jogo todo, mostrou um futebol vistoso, mas jamais conseguiu furar a forte defesa adversária. Foi a primeira vez na história em que a Suíça bateu a Espanha. “Um dia vai acontecer”, havia dito o técnico Ottmar Hitzfeld um dia antes da partida.
Com o resultado, a Suíça assume a líderança do Grupo H da Copa do Mundo, ao lado do Chile, que bateu Honduras pelo mesmo placar horas antes. A Fúria volta a campo na segunda-feira, dia 21, em Joanesburgo, contra os hondurenhos. Os suíços, no mesmo dia, enfrentam os chilenos.
FICHA TÉCNICA
ESPANHA 0 X 1 SUÍÇA
Local:Estádio: Moses Mabhida (em Durban).
Data: 16/06/2010.
Árbitro: Howard Webb (ING).
Assistentes: Darren Cann (ING) e Michael Mullarkey (ING).
ESPANHA
Casillas, Sergio Ramos, Piqué, Puyol e Capdevilla; Busquets (Fernando Torres), Xabi Alonso, Xavi e Iniesta (Pedro); David Silva (Navas) e David Villa.
Técnico: Vicente del Bosque.
SUÍÇA
Benaglio, Lichtsteiner, Grichting, Senderos (Von Bergen) e Ziegler; Inler, Huggel, Gelson Fernandes e Barnetta (Eggimann); Nkufo e Derdiyok (Yakin).
Técnico: Ottmar Hitzfeld
Gols: Gelson Fernandes, aos seis do segundo tempo.
Cartões amarelos: Grichting, Ziegler e Benaglio (Suíça).
Celeste cala vuvuzelas
Sem objetividade jogando recuada e tentando sair no erro do adversário, esquema típico do Técnico Carlos Alberto Parreira a equipe da África do Sul via sua situação se complicar após levar uma sonora goleada da celeste Uruguaia pelo placar de três tentos a zero.
Os Bafana Bafana apresentaram um futebol abaixo do esperado, já o Uruguai melhorou em relação à partida contra a França e venceu seu primeiro jogo nesta copa algo que não acontecia desde 1990.
Aos 24 minutos do primeiro tempo, Forlán, que jogou mais recuado em relação à partida contra a França, avançou pelo meio e arriscou uma finalização de longe. A bola desviou nas costas de Mokoena e acabou por encobrir o goleiro sul-africano. O placar estava aberto.
Veio o segundo tempo e a equipe da África do Sul continuava recuada, assistia e fazia de tudo para impedir os ataques uruguaios.
A celeste ampliou aos 30 minutos, após chute de Forlán, a defesa sul-africana cochilou e a bola sobrou para Suárez na área. O atacante uruguaio dominou, driblou Khune e foi derrubado: pênalti marcado. Para piorar ainda mais a situação da seleção dos Bafana Bafana, o árbitro mostrou cartão vermelho para o goleiro. Parreira se viu obrigado então a substituir Pienaar pelo goleiro reserva Josephs. Forlán cobrou bem e ampliou a vantagem.
Após o gol, apática, a África do Sul passou a assistir ao jogo e não mostrava poder de reação algum. Os comandados de Oscar Tabárez tocavam a bola e administravam o resultado positivo, mas ainda acharam tempo para fazer o terceiro. Nos acréscimos, Suárez recebeu na direita e cruzou para dentro da área. Josephs saiu mal do gol e Álvaro Pereira, sem dificuldade, apenas completou de cabeça para o fundo da rede estava fechado o placar 3x0 para o Uruguai.
FICHA TÉCNICA
ÁFRICA DO SUL 0 X 3 URUGUAI
Estádio: Estádio Loftus Versfeld, em Pretória (África do Sul).
Data/hora: 16/6/2010 - 15h30 (de Brasília)
Árbitro: Massimo Busacca (Suíça)
Auxiliares: Matthias Arnet e Francesco Buragnia
Cartões amarelos: Pienaar, Dikgacoi (AFS); Fulano, Fulano (RIO).
Cartões vermelhos: Itumeleng Khune, 30'/2ºT (AFS);
GOLS: Forlán, 24'/1ºT (0-1); Forlán, 30'/2ºT (0-2); Álvaro Pereira, 49/2ºT (0-3).
ÁFRICA DO SUL:
Itumeleng Khune, Siboniso Gaxa, Aaron Mokoena, Katiego Mphela e Siphiwe Tshabalala; Steven Pienaar (Josephs - 31/2ºT), Teko Modise, Reneilwe Letsholonyane (Moriri - 11/2ºT) e Kagisho Dikgacoi; Lucas Thwala e Bongani Khumalo.
Técnico: Carlos Alberto Parreira
URUGUAI:
Fernando Muslera, Maximiliano Pereira, Diego Lugano, Diego Godín e Jorge Fucile (Fernández - 25/2ºT); Diego Pérez (Gargani - 45/2ºT), Arévalo Ríos, Álvaro Pereira e Diego Forlán; Luis Suárez e Edinson Cavani (Fernandéz - 44/2ºT).
Técnico: Oscar Tabárez
(Fotos: Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPA SEROMO 04 04 2024 Escolinha do CAC e Campinense de Morada Nova fic...

Com gols de Lucas para o Atlético abrindo o placar do jogo e Vítor cobrando  pênalti para o Campinense, ainda na primeira etapa  o confronto...

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier