RD - TV

Fisioterapia – Um assunto que lhe interessa – Parte III

Gostaria de agradecer os comentários e as sugestões.

O tema de hoje foi sugerido pelo leitor Lucival, que é: Lesões mais comuns que podem ocorrer com atletas de final de semana.

Na atualidade muitas pessoas que deixam para praticar esportes apenas nos finais de semana, isso devido a fatores do cotidiano no qual, o principal é a falta de tempo. Em geral as atividades mais praticadas são o futebol (a velha pelada de final de semana), vôlei, tênis etc. Sendo estes esportes atividades de impacto, quando chega o final de semana, “os dias Parados” acabam influenciando trazendo a fadiga de impacto que causa uma agressão ao corpo.

Primeiramente, independente de qualquer idade, antes de começar a praticar uma atividade física, você atleta de final de semana, deve-se passar pelo médico cardiologista, ainda que não haja nenhum problema nítido, é sempre melhor prevenir que remediar.

Portanto o correto seria pelo menos, três vezes por semana, durante no mínimo meia hora, caminhar alongar e fortalecer sua musculatura, para ter um condicionamento mínimo e evitar lesões. Estes hábitos simples, por incrível que pareça resultarão em qualidade de vida pra você.

Pessoas que só praticam as atividades no final de semana provavelmente, não terão uma segunda-feira agradável, ela virá acompanhada de dores musculares, dificuldade para andar, agachar... Etc.

As lesões que ocorrem com mais freqüência nas "peladas" do final de semana são:

Luxações, tendinites, fraturas, entorses, contusão, ruptura de tendão ou ligamento e a distensão muscular. Com os conselhos anteriores muitas destas lesões certamente serão evitadas.

Concluímos então que o atleta de final de semana sofre pela falta de condicionamento físico, que é um fator de sobrecarga diária que compromete o rendimento e potencializa a lesão.

O fisioterapeuta trabalha, justamente, neste aspecto, com terapias que possam prevenir uma possível lesão.

Fiquem atentos as dicas e bom treino!


Dra. Anne Priscila Andrade - CREFITO : 24155-LTF


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPA SEROMO 04 04 2024 Escolinha do CAC e Campinense de Morada Nova fic...

Com gols de Lucas para o Atlético abrindo o placar do jogo e Vítor cobrando  pênalti para o Campinense, ainda na primeira etapa  o confronto...

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier