RD - TV

Fisioterapia – Um assunto que lhe interessa – Parte II



Lesões no futebol

Esta semana vamos fazer um rápido levantamento sobre as lesões que acometem os atletas praticantes do futebol e os cuidados que devem tomar para evita-las.

Em virtude de ser um desporto de contato, deduz-se que no futebol as maiorias das lesões são traumáticas, entretanto o excesso de carga de jogos e treinos, aos quais são submetidos os jogadores, também interfere e proporciona condições para ocorrer às lesões. Estima-se que cada atleta tenha pelo menos uma lesão por ano.

Neste esporte, as lesões mais comuns acometidas em seus praticantes acontecem nos membros inferiores (70-80%) sendo que a maioria envolvem as articulações do joelho, tornozelos e musculatura da coxa.

Atletas! Cuidado com o aumento de peso, este fator também favorece os riscos de lesões, porque sobrecarrega as articulações, além de aumentar as chances de problemas cardiovasculares.

Os tipos mais comuns de lesões do esporte são as entorses, estiramentos e contusões. A maioria das lesões é de origem traumática, sendo que aproximadamente 20% destas são atribuídas a jogadas faltosas ocorridas durante o jogo.

Com relação a lesões, as estatísticas dizem que, os atletas mais acometidos são os meio-campistas e atacantes, defensores e goleiros são os menos afetados.
Apesar de frequentes, as lesões no futebol são, em geral, leves, permitindo em sua grande maioria o retorno às atividades em até uma semana.
Vale salientar que a Fisioterapia aparece também na prevenção dessas lesões, com trabalhos de fortalecimento da musculatura, alongamentos etc.

Até a  próxima semana, quando abordaremos novos assuntos sugeridos por você em nosso "Comentários"


Dra. Anne Priscila Andrade - CREFITO : 24155-LTF




Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPA SEROMO 04 04 2024 Escolinha do CAC e Campinense de Morada Nova fic...

Com gols de Lucas para o Atlético abrindo o placar do jogo e Vítor cobrando  pênalti para o Campinense, ainda na primeira etapa  o confronto...

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier