RD - TV

Fisioterapia - Um assunto que lhe interessa.


Amigo internauta como a “nossa praia” é o esporte, então para o seu deleite, decidimos a partir de então, apresentar semanalmente um pouco desta jovem e moderna ciência da saúde, tão usual e necessária, na recuperação das lesões esportivas e fora do esporte também que é a Fisioterapia .     
Então buscamos um ... Ou melhor dizendo uma profissional  do mais alto gabarito, para elucidar algumas duvidas  dos nosso internautas sobre a necessidade   da fisioterapia e do profissional fisioterapeuta no esporte.  Todas as quintas  estaremos aqui falando desta ciência, de seus profissionais  e de suas aplicações. Qualquer duvida entre em contato conosco através dos “Comentários”. Veja a seguir a definição de Fisioterapia.

 A Fisioterapia.

A fisioterapia é  uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional, e da cinesia patologia de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais.

O fisioterapeuta

Fisioterapeuta é um Profissional de Saúde, com formação acadêmica Superior, habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais (Diagnóstico Cinesiológico Funcional), a prescrição das condutas fisioterapêuticas, a sua ordenação e indução no paciente bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço.
 Definição do COFFITO(Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Opcional)

 Com a palavra  nossa fisioterapeuta .  Dra. Anne Priscila Andrade (foto).

 A importância da fisioterapia no esporte


A fisioterapia, como os senhores já viram na definição anterior  é a ciência que trabalha para prevenir e remediar distúrbios do movimento. E a prática esportiva depende essencialmente de movimentos. Seja na natação ... No atletismo, enfim em todos os esportes . No futebol não é diferente.

A Fisioterapia Desportiva surge como uma grande aliada de atletas, atuando na prevenção e reabilitação de diversas lesões e patologias que acometem o sistema músculo esquelético e também como medida preventiva a fim de reduzir a ocorrência de levantamentos de fatores de risco das lesões. A fisioterapia desportiva tem como principal objetivo devolver o atleta o mais rápido possível para ao trabalho após uma lesão. Por que quando um atleta  sofre uma lesão muscular, independente do esporte que ele pratique  automaticamente  sua produção é interrompida . Tomemos por base o atleta de futebol .
No  Brasil,  um time de futebol  chega se apresentar até  duas vezes  por semana, um  atleta de ponta, titular desta equipe tendo uma lesão que o impeça de atuar por um mês,  pode ficar fora de até oito jogos, isso é um número muito alto para um time que está lutando para conquistar um título ou para fugir de um  rebaixamento. Sem contar com a presença deste jogador  em campo, então é hora  de começar a computar  prejuízos, inclusive e principalmente financeiro.
Por isso o  profissional fisioterapeuta juntamente com uma equipe multidisciplinar tem que acompanhar os treinos e os jogos da equipe para conhecer as exigências especificas dessa modalidade esportiva, identificar causas e fatores de risco que possa evitar uma lesão mais grave.

Até a  próxima semana e não esqueçam de enviar suas perguntas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPA SEROMO 04 04 2024 Escolinha do CAC e Campinense de Morada Nova fic...

Com gols de Lucas para o Atlético abrindo o placar do jogo e Vítor cobrando  pênalti para o Campinense, ainda na primeira etapa  o confronto...

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier