RD - TV

Adeus a Armando Nogueira

Jornalista é enterrado no Rio de Janeiro sob aplausos e homenagens

Armando Nogueira foi enterrado, nesta terça-feira, no cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O adeus ao camisa 10 do jornalismo brasileiro aconteceu às 12h35m. Quando amigos e fãs foram confortar os familiares ao som do hino do Botafogo cantado pelos presentes.




- Muito obrigado por esse carinho e solidariedade de todos vocês neste momento difícil. Ele está levando isso no coração dele. Ele continua entre nós - disse o único filho de Armando Nogueira, Armando Augusto Magalhães Nogueira, mais conhecido como Manduca, que tem 55 anos e também é jornalista.

- Nós temos que agradecer muito a ele. A sua maior virtude era a amizade. Ele tinha amor no coração. Obrigado, Armando! - continuou o irmão mais velho do jornalista, Wilson Nogueira.

- Esse choro está cheio de alegria - completou.

.


Luiz Carlos Barreto disse: 'Armando é que nem Garrincha e Pelé. Toque de eternidade'
Personagem de crônica de Armando Nogueira, Túlio diz: 'Sua obra será eterna'


O corpo de Armando Nogueira foi velado na Tribuna de Honra do Maracanã,e saiu do estadio por volta das 11h30m coberto com as bandeiras do Botafogo e do Acre, estado em que ele nasceu. Curiosamente, a última vez que Armando Nogueira visitou o Maracanã foi exatamente há dois anos. Ele esteve no estádio no dia 30 de março de 2008 para a inauguração do Espaço Armando Nogueira, uma sala que homenageia cronistas esportivos que fica na entrada da tribuna de imprensa.
No cemitério, entre centenas de fãs e personalidades que aguardavam a chegada do corpo, um admirador segurava um cartaz com a frase: "Armando Nogueira foi o Pelé do jornalismo esportivo brasileiro". No céu, quatro ultraveles homenageavam Armando Nogueira , o fundador do clube carioca da modalidade que era apaixonado pela aviação.





Luto oficial no Rio de Janeiro e no Acre




O governador do Rio, Sérgio Cabral, e o prefeito, Eduardo Paes, decretaram luto oficial de três dias pela morte de Armando Nogueira. No Acre, onde o jornalista nasceu, o Governo do Estado divulgou nota de pesar pela sua morte e também adotou o luto oficial. Por três dias, as bandeiras dos estados vão ficar a meio mastro nas repartições públicas.

O estádio do Maracanã ficou iluminado durante a noite em homenagem ao jornalista.Homenagens pós –morte devem continuar a serem prestadas. A secretária estadual de Esportes e Lazer do Rio, Márcia Lins, disse que vai inaugurar no estádio a "Academia de Ideias Armando Nogueira", próxima ao portão 18, no hall dos elevadores. Deverá ser um espaço reservado ao trabalho do jornalista, com seus livros e crônicas. A tribuna de imprensa do Maracanã já leva o nome de Armando Nogueira.
, como todos os que tiveram a alegria de conviver com Armando, fico com essa lição: é possível ser sério, disciplinado, rigoroso, sem nunca deixar para trás o frescor da juventude”.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também divulgou nota de pesar pela morte do jornalista:



"Armando Nogueira foi um dos nomes de maior destaque da história do jornalismo brasileiro, especialmente na televisão e na crônica esportiva. Tinha talento de sobra que lhe permitiu atuar em diferentes mídias, sempre com o mesmo brilho e a mesma preocupação com a qualidade do texto e da informação. Neste momento de perda, quero externar meu sentimento de pesar a seus familiares, amigos, colegas da imprensa e admiradores".

A CBF determinou um minuto de silêncio nos jogos da Copa do Brasil, que vão acontecer no meio da semana.
Armando nasceu no dia 14 de janeiro de 1927, em Xapuri, no Acre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPA SEROMO 04 04 2024 Escolinha do CAC e Campinense de Morada Nova fic...

Com gols de Lucas para o Atlético abrindo o placar do jogo e Vítor cobrando  pênalti para o Campinense, ainda na primeira etapa  o confronto...

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier