RD - TV

Dia do goleiro

REPORTAGENS FOTOGRÁFICAS – RONALDO DÉBER- (085) 8721 2442
Hoje  dia 26 de abril, poucos sabem mas ... É o dia do Goleiro.No futebol este atleta é diferentdos demais nos mais diversos aspectos. É o único que pode pegar tranquilamente a bola com as mão (dentro da áa grande) ,não possui o uniforme igual ao dos seus companheiros.Definitivamente, o goleiro   não tem vida fácil. São muito cobrados, e podem ir da glória ao fracasso  numa mesma partida em segundos.

 " O Dia Nacional do Goleiro" foi  ideia dos professores da Escola de Educação Física do Exército do Rio de Janeiro,  tenente Raul Carlesso e o Capitão Reginaldo Pontes Bielinski. Carlesso que foi preparador físico da Seleção Brasileira da Copa de 1974 e o pioneiro a desenvolver uma forte preparação de arqueiros no Brasil.
 Inicialmente, o dia 14 de abril seria considerado o Dia do Goleiro, mas não deu muito certo. No ano seguinte, a "comemoração" foi no dia 26 de abril, graças ao dia do nascimento do grande arqueiro Manga, campeão nacional daquela época com o Internacional. Manga (foto) foi um dos maiores goleiro da história do Brasil, sendo ídolo no Botafogo, por onde jogou mais de 10 anos.

Grandes goleiros brasileiros
No Brasil, alguns dos grandes nomes da história contam com Barbosa (foto), Gilmar dos Santos Neves, Castilho, Félix, Waldir Peres, Leão, Taffarel, Dida, Rogério Ceni, Marcos, Júlio César, entre outros. Um dos mais injustiçados foi Barbosa, goleiro titular da Copa de 50 e considerado o melhor da história do Vasco. O arqueiro foi crucificado pela falha na final da Copa do Mundo, o famoso "Maracanazzo", quando o Brasil perdeu para o Uruguai por 1 a 0, com gol de Ghiggia. Gilmar foi campeão mundial de 58, assim como Castilho em 62 e Félix em 70. Taffarel, um dos melhores "pegadores" de pênalti da história, conquistou em 1994. Marcos, um dos goleiros mais queridos e carismáticos da história, era titular em 2002. Pelé, o maior jogador de todos os tempos, começou a carreira como guarda redes.

Pelo mundo, outros goleiros destacaram como grandes "paredões". Um dos melhores de todos os tempos, considerado pela FIFA, é o soviético Lev Yashin (foto), conhecido como o "Aranha Negra", titular da Copa de 1958, 62 e 68. O título de melhor goleiro do ano, escolhido pela FIFA, leva o seu nome. Gordon Banks, Dino Zoff, Ubaldo Fillol, Walter Zenga, Sergio Goycochea, Michel Preud'home, Chilavert, David Seaman, Peter Schmeichel, Gianluca Pagliuca, Fabian Barthez, Oliver Kahn, Gianligui Buffon, Edwin Van der Sar, Peter Cech, Iker Casillas são um dos muitos grandes guarda-redes da história.

Segundo a Federação Internacional de História e Estatística de Futebol (IFFHS), a lista dos dez melhores goleiros de todos os tempos tem o italiano Buffon como melhor goleiro, seguido por Casillas, Schmeichel, Kahn, Van der Sar, Chilavert, Zenga, Cech, Preud'home e Taffarel.

Goleiros-artilheiros
Com o passar dos anos, alguns arqueiros provaram que também poderiam fazer a alegria de seus torcedores marcando gols. E um exemplo bem próximo é o ídolo do São Paulo Rogério Ceni (foto), que já fez 101 gols em toda sua carreira, tanto de falta como de pênalti. Os goleiros que mais se aproximam são o chileno Chilavert, com 62 gols, René Higuita com 43, Jorge Campos e Dimitar Ivankov com 40, mas todos já se aposentaram. Em atividade, o peruano Johnny Martín Vegas é o que mais se aproxima do brasileiro, com 39 gols. No Brasil, outros camisas um se destacam por marcarem gols. Márcio, do Atlético-GO, Tiago, reserva do Bahia, já balançaram as redes.

Mesmo considerada uma posição "ingrata", o Goleiro merece ter o "seu" dia, como uma homenagem por ser uma das posições mais importantes e difíceis do futebol. O Portal Futebol Interior parabeniza à todos os arqueiros do Brasil e do mundo pelo "Dia Nacional do Goleiro".
Confira a lista de melhor goleiros de todos os tempos, segundo o IFFHS:
Gianluigi Buffon, com 87 pontos
Iker Casillas, 73
Peter Schmeichel, 69
Oliver Kahn, 62
Edwin van der Sar, 60
José Luis Chilavert, 58
Walter Zenga, 55
Petr Cech, 50
Michel Preud'homme, 43
Taffarel, 40 (Foto)

Fonte /Fotos: FI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPA SEROMO 04 04 2024 Escolinha do CAC e Campinense de Morada Nova fic...

Com gols de Lucas para o Atlético abrindo o placar do jogo e Vítor cobrando  pênalti para o Campinense, ainda na primeira etapa  o confronto...

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier