RD - TV

Taça Libertadores da América - Parte II



HISTÓRIA

Em setembro de 1958, o brasileiro José Ramos de Freitas, presidente da CONMEBOL, fez uma viagem à Argentina, para dentre outros assuntos tratar da criação de um campeonato sul-americano de clubes campeões, e em outubro do mesmo ano o presidente da então Confederação Brasileira de Desportos João Havelange anunciou em Paris a criação da "Copa dos Campeões da América" (mais tarde chamada de Copa Libertadores) e da Copa Intercontinental, adicionando que naquele momento a ideia já contava com o apoio de Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Peru, e que seriam também convidados os demais países sul-americanos e possivelmente México, EUA e Canadá.

Em 5 de março de 1959, acontece em Buenos Aires, sede da 26ª Copa América, o 30º Congresso Ordinário da CONMEBOL. Reunidos no salão principal da Asociación del Fútbol Argentino (AFA), os dirigentes sul-americanos deram sinal positivo ao projeto de um "Campeonato de Campeões", apresentado por Chile e Brasil.

 No ano seguinte, em 1960, foi disputada a primeira edição, na qual se consagrou campeão o Club Atlético Peñarol, do Uruguai(foto). O Brasil fora representado pelo Esporte Clube Bahia, campeão da Taça Brasil de 1959, torneio que credenciava tal vaga no país.


Embriões do torneio Sul Americano

A ideia original, ou seja, o embrião deste projeto e primeira tentativa de se realizar este tipo de competição, surgiu em 1929, quando os dirigentes do Nacional de Montevidéu, Roberto Espil e José Usera Bermudez, idealizaram um torneio do qual tomariam parte as equipes que fossem as campeãs nacionais de cada um dos países do continente sul-americano. Porém, a ideia não vingou e tudo ficou apenas no planejamento.

Em 1946, o mesmo Roberto Espil resolveu analisar mais cuidadosamente as distâncias e geografia de todo o continente e deduziu que, além de participação dos campeões, seria totalmente viável incluir também os vice-campeões nacionais.

Entretanto, para surpresa geral, dois anos depois, em 1948, foram os chilenos os primeiros a realizar o evento, através de Robinson Alvarez Marín, dirigente do Colo Colo, que resolveu pôr em prática o projeto do uruguaio Roberto Espil. A Confederação Sul-Americana de Futebol, cujo Presidente era o Sr. Luiz Valenzuela, resolveu dar todo o apoio e realizar a competição na cidade de Santiago, capital do Chile. Nascia ali a Copa dos Clubes Campeões Sul-Americanos, chamada "Taça América del Sur".
Troféu Condor sempre esteve centralizado
na sala de troféus de São Januário, representando
a importância que o clube sempre deu para esta conquista.
 

A Criação e a realização desse torneio foram, sem dúvida, o ponto de partida para elaboração e criação da Taça Libertadores da América. Desta competição participaram o Colo Colo, campeão chileno em 1947, Nacional, campeão uruguaio em 1947, River Plate, campeão argentino em 1947, Litoral, campeão boliviano de 1947, Municipal do Peru, vice campeão nacional de 1947, e os convidados, Emelec por ser o melhor clube do Equador e, o Clube de Regatas Vasco da Gama, porque, na época, não existia campeonato brasileiro e a equipe cruzmaltina era considerada, senão a melhor, uma das melhores equipes do país, já que cedia maior número de jogadores para a seleção brasileira.
CLASSIFICAÇÃO FINAL DA "Taça América del Sur".


Os primeiros confrontos internacionais entre clubes na América do Sul haviam ocorrido no Rio da Prata no início do século XX. Argentinos e uruguaios iniciaram no ano de 1900 a disputa da Copa Competência, entre os clubes de ambas nações. Em 1905 começa a Copa de Honor Cusenier e em 1916 se põe em jogo a Copa Aldao, sendo o Nacional de Montevidéu o primeiro ganhador, ao vencer o Racing Club.
Resultado de imagem para Clube de regatas Vasco da Gama campeão da Copa America del Sur 1948
Time campeão da"Taça América del Sur".

No Congresso da CONMEBOL de 1958 no Rio de Janeiro, começou-se a trabalhar no projeto de um torneio entre os campeões sul-americanos, similar ao que desde 1955 se disputava na Europa. Inclusive a própria UEFA apoiou a instauração de uma competição entre clubes na América do Sul, com a intenção de enfrentar anualmente aos vencedores de ambas confederações (a Copa Intercontinental).

Finalmente o projeto da Copa Libertadores foi apresentado à CONMEBOL, sendo aprovado no Congresso. A moção recebeu o apoio da ampla maioria, com o voto contrário do Uruguai, e foi aprovada. Essa foi a última obra de governo do brasileiro José Ramos de Freitas como presidente da CONMEBOL, que após esse ato cedeu seu cargo ao novo presidente eleito, o uruguaio Fermín Sorhueta.

Com o início dado em Buenos Aires, ainda restavam definir inúmeras questões de organização, redigir um regulamento e nomear o torneio. Após outras várias reuniões se decidiu que participariam os campeões de cada país e que, diante da negativa do campeão em participar, o vice-campeão o substituiria. Também decidiram realizar a primeira edição somente se quatro equipes confirmassem sua participação. E finalmente resolveu-se dar à competição o nome de "Libertadores da América", em homenagem aos heróis independentistas da América do Sul.

Em 19 de abril de 1960 jogou-se a primeira partida da história: Peñarol 7 a 1 contra o Jorge Wilstermann.

Posteriormente, em 1964, a iniciativa do diretor do Peñarol, Washington Cataldi, se aprovou que participassem da Copa os vice-campeões de cada país, com o qual o número se elevou para 20 competidores.

Carlos Bianchi se tornou o técnico mais vencedor da Libertadores, com conquistas em 1994, 2000, 2001 e 2003, e ganhou a alcunha de Mr. Libertadores (aqui, em uma homenagem feita pelos adeptos do clube argentino Boca Juniors, onde ganhou três títulos).

Até 2014, 25 equipes diferentes já conquistaram a taça. O clube mais bem sucedido no torneio é o argentino Independiente, incluindo quatro títulos seguidos em sete vezes de 1972 a 1975.

Ao longo dos anos, a concorrência tem mantido viva uma rivalidade entre os países concorrentes, especialmente entre Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia, Peru e Chile. Episódios de violência não são raros e a pressão para os jogadores em campo é enorme.

O clube argentino Estudiantes de La Plata, foi o primeiro time
 a ser campeão da Libertadores por três anos seguidos.
Aqui, a equipe que conquistou a Copa Libertadores da América
 de 1968 com destaque para Carlos Bilardo
 (o segundo agachado, da esquerda para a direita).
O Estudiantes de La Plata, da Argentina, se tornou o primeiro clube a vencer a taça em três anos consecutivos, em 1968, 1969 e 1970. Desde então, só o Independiente conseguiu superar esta marca.

De 1998 até 2007, a Copa Libertadores da América foi patrocinada pela Toyota Motor Corporation, sendo seu nome oficial durante esse período Copa Toyota Libertadores. Entre 2008 e 2012, a Copa passou a ser chamada de Copa Santander Libertadores, em função do patrocínio do banco espanhol Santander. Em 2012, mudou seu nome novamente para Copa Bridgestone Libertadores, em função da troca do patrocínio para a fabricante japonesa Bridgestone.


Desde 1993, somente dois times conseguiram realizar a melhor campanha na primeira fase de grupos e serem campeões, feito do River Plate, da Argentina, em 1996, e do Atlético Mineiro, do Brasil, em 2013. Neste mesmo período o Corinthians foi o clube que por mais vezes obteve a melhor campanha na fase de grupos (três vezes).

Fonte : Wilkipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPA SEROMO 04 04 2024 Escolinha do CAC e Campinense de Morada Nova fic...

Com gols de Lucas para o Atlético abrindo o placar do jogo e Vítor cobrando  pênalti para o Campinense, ainda na primeira etapa  o confronto...

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier