O alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, fez a sua parte no GP de Cingapura e conquistou mais uma vitória na temporada de 2011. Mesmo assim, não conseguiu confirmar o título, já que Jenson Button, da McLaren, terminou na 2ª colocação, seguido por Mark Webber, da Red Bull, que completou o pódio.
O espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, concluiu a corrida em 4º, seguido por Lewis Hamilton, da McLaren, o 5º. O campeão de 2008, foi novamente criticado, pois durante a prova, tocou em Felipe Massa (que ficou em 9º) e furou o pneu do Ferrari do brasileiro. Hamilton chegou a ser punido, teve de pagar um drive-through e ainda teve de fazer uma parada a mais nos boxes para a substituição do bico de seu carro, avariado no toque. Mesmo assim, fez uma ótima corrida de recuperação e ficou em 5º.
Na sequência, apareceu Paul di Resta, que fez uma ótima corrida e conquistou um belo resultado para a Force India, que completou o bom dia com a 8ª posição de Adrian Sutil. Entre eles terminou Nico Rosberg, da Mercedes GP. Felipe Massa, da Ferrari, foi o melhor brasileiro, em 9º, seguido por Sergio Pérez, da Sauber, que completou os dez primeiros colocados.
Entre os outros brasileiros, Rubens Barrichello, da Williams, chegou a andar na zona de pontuação, mas ficou em 13º. Bruno Senna, da Renault, sofreu com a perda do bico durante uma disputa e depois não conseguiu um bom ritmo, terminando em 15º. Mesmo assim, ficou à frente do companheiro Vitaly Petrov, o 17º.
A CORRIDA
Na largada, Vettel manteve a liderança, com Button pulando para 2º. Alonso assumiu a 3ª posição, enquanto Webber caiu dois postos e ficou em 4º. Massa ganhou uma posição e assumiu a 5ª colocação, seguido por Rosberg e Hamilton. Barrichello perdeu uma colocação e ficou em 13º, seguido por Bruno Senna, que ganhou um posto.
Ainda na primeira passagem, Schumacher conseguiu superar Hamilton e assumiu o 7º lugar, com o inglês da McLaren caindo apensa para 8º. Na terceira passagem, Lewis aproveitou a autorização do uso da asa móvel para retomar a colocação. Lá na frente, Vettel abria vantagem rapidamente e já tinha uma vantagem de quase 4s em relação a Button.
Na passagem seguinte, Hamilton conseguiu utilizar a asa novamente para poder superar Rosberg, conseguindo, no mesmo ponto em que ultrapassou Schumacher, assumir a 6ª colocação. Na 10ª volta, Webber conseguiu superar Alonso em um trecho que nem era necessária a asa móvel. Na mesma passagem, o espanhol, que já sofria com o desgaste dos pneus, entrou nos boxes.
Ao fim do 11º giro, Massa e Hamilton, que brigavam pela 4ª posição, entraram nos boxes ao mesmo tempo. O brasileiro conseguiu retornar à frente do inglês, mas utilizando pneus mais duros que os do piloto da McLaren. Nas curvas seguintes, Hamilton tocou o bico no pneu traseiro direito do carro de Massa, que ficou furado e prejudicou a corrida do brasileiro. O aerofólio da McLaren também ficou prejudicado.
Massa conseguiu se arrastar até os boxes e fez mais um pit stop, mas retornou apenas em 17º. Uma volta mais tarde, Hamilton teve de realizar mais uma parada para a substituição do bico de seu carro. A equipe aproveitou para trocar, também, os pneus. Vettel e Button, os dois pilotos que lideravam a corrida, entraram nos boxes ao mesmo tempo, na 15ª volta.
Quando os competidores estavam na 16ª volta, Hamilton recebeu a informação de que estava sendo punido com um drive-through por ter prejudicado a corrida de Massa no momento do toque.
Na 19ª passagem, Alonso se aproximou de Paul di Resta na disputa pela 3ª colocação. O competidor da Force India ainda não havia parado nos boxes e ocupava uma ótima posição. No começo do 20º giro, quando pôde usar a asa móvel, o espanhol finalmente deixou para trás o adversário, assumindo o 3º posto. Naquela mesma volta, Webber foi quem se aproximou de Di Resta, que entrou nos boxes no fim daquela volta.
Na 23ª passagem, Webber se aproximou bastante de Alonso e começou a pressionar, inicialmente um pouco mais de longe. No fim da 26ª volta, o espanhol entrou nos boxes para a sua segunda parada, deixando o caminho aberto para o australiano da Red Bull.
Em uma briga pela 7ª colocação entre Pérez e Rosberg, na 29ª volta, o mexicano levou a pior, ficou por fora e foi tocado. Duas curvas depois, Schumacher tentou ultrapassar o piloto da Sauber, tocou na roda traseira do piloto mexicano e levantou voo. Quando voltou ao chão, estava sem condições de recuperação e o heptacampeão bateu de frente na barreira de pneus, obrigando a entrada do Safety Car.
O carro de segurança deixou a pista ao fim da 33ª volta, quando a corrida voltou a ter bandeira verde. Vettel conseguiu agir rapidamente e abriu uma grande vantagem antes mesmo de cruzar a linha. E entre os primeiros colocados, vários retardatários deixaram as brigas um pouco mais intensas e apertadas. Aproveitando isso, Webber superou Alonso e assumiu o 3º posto.
Hamilton era um dos nomes que brilhavam naquele momento. Ao abrir a 38ª volta, o inglês, que teve de trocar o bico e pagar uma punição no início da prova, já ocupava o 6º posto e pressionava Di Resta para assumir a 5ª colocação. No giro seguinte, Hamilton aproveitou a oportunidade de abrir a asa móvel para fazer a ultrapassagem.
Ao completarem a 45ª volta, Vettel seguia na frente, com uma vantagem tranquila de 13s7 em relação a Button, o 2º. Webber, Alonso e Hamilton completavam os cinco primeiros colocados.
Na volta 48, Webber entrou nos boxes para realizar a sua terceira parada. Na volta para a pista, o australiano superou facilmente Hamilton. Na passagem seguinte, foi a vez de Button realizar o seu pit stop. Hamilton seguiu o mesmo caminho, já que sofria com o desgaste dos pneus. Vettel e Alonso fizeram as paradas ao fim da 49ª passagem. Hamilton voltou em 7º, mas logo superou Rosberg e Di Resta, voltando à 5ª colocação.
Nas passagens finais, Button percebeu que estava se aproximando de Vettel e forçou o máximo possível, mas não conseguiu chegar o suficiente para assustar o alemão, que, mais uma vez, completou a prova na frente. Na penúltima volta, Alguersuari ainda bateu e ficou parado próximo ao traçado, mas a organização preferiu não acionar o Safety Car.
O inglês terminou em 2º – com uma desvantagem de 1s7 para Vettel –, seguido pelo australiano Mark Webber, que completou o pódio. Alonso e Hamilton apareceram na sequência. Di Resta conseguiu um ótimo 6º lugar para a Force India. Rosberg ficou em 7º, com Sutil em 8º. Massa e Pérez completaram os dez primeiros.
Confira o resultado final do GP de Cingapura:
1. Sebastian Vettel (Red Bull) 1h59min6s537
2. Jenson Button (McLaren) + 1s737
3. Mark Webber (Red Bull) + 29s279
4. Fernando Alonso (Ferrari) + 55s449
5. Lewis Hamilton (McLaren) + 1min7s766
6. Paul di Resta (Force India) + 1min51s067
7. Nico Rosberg (Mercedes) + 1 volta
8. Adrian Sutil (Force India) + 1 volta
9. Felipe Massa (Ferrari) + 1 volta
10. Sergio Pérez (Sauber) + 1 volta
11. Pastor Maldonado (Williams) + 1 volta
12. Sébastien Buemi (Toro Rosso) + 1 volta
13. Rubens Barrichello (Williams) + 1 volta
14. Kamui Kobayashi (Sauber) + 2 voltas
15. Bruno Senna (Renault) + 2 voltas
16. Heikki Kövalainen (Lotus) + 2 voltas
17. Vitaly Petrov (Renault) + 2 voltas
18. Jérôme DAmbrosio (Virgin) + 2 voltas
19. Daniel Ricciardo (HRT) + 4 voltas
20. Vitantonio Liuzzi (HRT) + 4 voltas
21. Jaime Alguersuari (Toro Rosso) + 5 voltas
Não completaram:
Jarno Trulli (Lotus)
Michael Schumacher (Mercedes)
Timo Glock (Virgin)
Volta mais rápida: Button, com 1min48s454
Rafael Munhoz
Fonte: Racing.terra.com.br
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