RD - TV

Daiane dos Santos pegue no anti-doping

Nesta sexta-feira, através de comunicado, o Pinheiros informou que Daiane dos Santos, havia sido flagrada em antidoping, por ter feito uso de um tipo de diurético chamado furosemida.
A substância foi listada pela atleta na ficha entregue à Federação Internacional de Ginástica (FIG) no dia do exame.

Segundo o clube Pinheiros, a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) estavam cientes de que a atleta encontrava-se em recuperação e que cabia à CBG notificar a FIG sobre a situação da ginasta, que estava em tratamento, para evitar abertura de procedimento investigatório depois da divulgação do resultado.
De acordo com as regras da FIG, mesmo em tratamento, Daiane faz parte do grupo dos "testáveis" e tem que seguir a lista de proibições.
A última participação de Daiane em competições foi no dia 16 de agosto de 2008, durante as Olimpíadas de Pequim.
Em 23 de outubro do mesmo ano, quando se submeteu a uma cirurgia no joelho direito, a ginasta foi excluída da seleção brasileira e, conseqüentemente, das competições.
Segundo o clube, a partir desta data, a atleta se tornava inelegível para a realização de exame antidoping.
O COB lamenta episódio de Daiane, mas ressalta 'tolerância zero' ao doping. Laís Souza, que mora com Daiane, diz que ginasta tem lista da Wada em casa. O Clube admite que Daiane usou substância proibida, mas que avisou à federação. O Advogado de Daiane dos Santos alega que exame foi feito de forma irregular Já o médico de Daiane afirma que não receitou medicamento com diurética furosemida.
O Pinheiros disse ainda que, entre junho e agosto deste ano, Daiane, aproveitando o período de inatividade, realizou tratamento para redução de gordura localizada. No dia 2 de junho, dia da coleta do material pela FIG, a atleta fez constar na ficha todos os medicamentos utilizados nos procedimentos, entre eles, enzimas (furosemida).
- O afastamento de Daiane para a realização das cirurgias e tratamento de recuperação foi devidamente informado à Confederação Brasileira de Ginástica e ao Comitê Olímpico Brasileiro, com cópia aos respectivos departamentos médicos, em 21 de outubro de 2008, por meio de carta oficial do Esporte Clube Pinheiros, acompanhada de diagnóstico do Dr. Wagner Castropil. Com base nestas informações, a Confederação Brasileira de Ginástica excluiu Daiane da Seleção Brasileira permanente, em 23 de outubro de 2008, data que a atleta se tornou inelegível para a realização de exames antidopings. Cumpria à Confederação, também, notificar a Federação Internacional de Ginástica sobre o histórico e a situação da atleta, a fim de evitar a abertura de procedimento investigatório - disse o clube, em comunicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPA SEROMO 04 04 2024 Escolinha do CAC e Campinense de Morada Nova fic...

Com gols de Lucas para o Atlético abrindo o placar do jogo e Vítor cobrando  pênalti para o Campinense, ainda na primeira etapa  o confronto...

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier