RD - TV

Atleta do Século, eterno “Rei do Futebol”, Pelé completou 69 anos nesta sexta-feira.

Édson Arantes do Nascimento, camisa 10 do Santos e da seleção brasileira, tricampeão mundial, escolhido Atleta do Século e considerado o maior jogador de futebol da história, esta aniversariando nesta sexta-feira. O "Rei do Futebol" completa 69 anos de idade, fica mais velho ainda comemorando nova conquista, desta vez longe dos gramados.Nascido em Três Corações nas Minas Gerais, Pelé foi criado em Bauru, no interior de São Paulo, teve como última empreitada o apoio à candidatura do Rio de Janeiro para sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Integrou a comitiva que foi a Copenhague, na Dinamarca, para a cerimônia de anúncio.A emoção é uma das marcas registradas na carreira de Pelé, desde que chorou ao ser carregado após a final da Copa do Mundo de 1958, quando, com apenas 17 anos, ajudou a dar fim na 'complexo de vira-lata' com o primeiro título mundial, na Suécia.
Depois, participaria também do bicampeonato em 1962 - ainda que de maneira limitada, já que se lesionou e atuou em apenas duas partidas - e do tri, em 1970, na seleção que ainda hoje é considerada por muitos a melhor de todos os Mundiais. Fez, ao todo, 95 gols com a camisa verde e amarela, além de consagrar lances nos quais a bola não entrou, como a cabeçada defendida pelo goleiro Gordon Banks, da Inglaterra, na Copa de 1970.
Com o Santos, Pelé conquistou o mundo. Venceu 10 vezes o Campeonato Paulista, alcançando o recorde de gols na mesma edição: foram 58 tentos, em 1958. Conquistou a Taça Brasil cinco vezes e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, uma. Foi bicampeão da Copa Libertadores, em 1962 e 63, quando também garantiu o título do Mundial Interclubes.
Em 1969, quando excursionava com o Santos pela Africa , em plena guerra civil no Congo Belga foi feito uma trégua entre os beligerantes tão somente para ver o Santos do “Rei Pelé” jogar. A equipe santista fez duas partidas de exibição. Neste mesmo ano,1969 em 19 de novembro, às 23h11, marcou o milésimo gol da carreira na vitória sobre o Vasco por 2 a 1. O tento histórico foi anotado em cobrança de pênalti, aos 33 minutos do segundo tempo, diante de 65.157 pessoas.
Maior artilheiro de todos os tempos, com 1.281 gols, Pelé encerrou a carreira em 1977, quando atuava pelo New York Cosmos. O jogo de despedida foi em um amistoso contra o Santos, quando atuou um tempo por cada equipe. O time norte-americano venceu por 2 a 1.
Fora dos gramados desde então Pelé tem variado suas atividades: fez participações em filmes, telenovelas, virou garoto propaganda de medicamentos e foi Ministro dos Esportes entre 1995 e 1998, no governo de Fernando Henrique Cardoso. Sempre que pode, mesmo com quase 70 anos, ainda vai à Vila Belmiro torcer pelo Santos.
Parabéns ao Rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPA SEROMO 04 04 2024 Escolinha do CAC e Campinense de Morada Nova fic...

Com gols de Lucas para o Atlético abrindo o placar do jogo e Vítor cobrando  pênalti para o Campinense, ainda na primeira etapa  o confronto...

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier