RD - TV

Confusão na abertura do campeonato paraibano


Rosilene Gomes Presidente da Federação Paraibana de Futebol

Começa neste domingo 05, o Campeonato Paraibano de 2012. Dos cinco jogos programados, Nacional x Sousa, Campinense x Flamengo-PB, Auto Esporte x Esporte, Paraíba x Botafogo e CSP x Treze, somente três acontecerão.
Campinense x Flamengo-PB, Auto Esporte x Esporte foram suspenso o primeiro por conta da não liberação por parte do ministério publico que na manhã deste sábado, dia 4, vetou a realização de qualquer jogo, no Estádio Amigão em Campina Grande, baseado num laudo de segurança da Polícia Militar que reprovou a realização de jogos naquela praça esportiva. A Federação Paraibana de Futebol (FPF) pede desculpas aos torcedores do Campinense pelo fato de manter a proibição imposta pelo Ministério Público.
Já o segundo Auto Esporte x Esporte, não acontecerá devido a uma briga de bastidores envolvendo o Auto Esporte e a Federação Paraibana de Futebol (FPF) que parece está longe do seu fim. 
Além do impasse já existente entre Ministério Público, Federação Paraibana de Futebol (FPF), e os estádios administrados pelo Governo e a prefeitura de João Pessoa, nesta quinta-feira (02) mais um obstáculo surgiu para ameaçar o início do Campeonato Paraibano 2012.
É que a FPF não inscreveu os novos jogadores contratados pelo Auto Esporte para a disputa da competição. Desta forma, o Clube do Povo teria disponíveis tão somente nove jogadores, que fazem parte das divisões de base, para utilizar durante campeonato. 
Além de ameaçar entrar na justiça contra a FPF pelo fato da entidade não ter inscrito os jogadores do Clube para as disputas do Campeonato Paraibano, mesmo com o pagamento das inscrições debitado na conta da entidade, o Clube do Povo afirma que pedirá o reembolso de todas as taxas de arbitragem e de ambulância em que foi submetido pagar durante nove anos.

De acordo com o Estatuto do Torcedor, que existe há nove anos, Art. 16 parágrafo IV: “É dever da entidade responsável pela organização da competição disponibilizar uma ambulância para cada dez mil torcedores presentes à partida”. Já no Art. 30 parágrafo único, diz que, “A remuneração do árbitro e de seus auxiliares será de responsabilidade da entidade de administração do desporto ou da liga organizadora do evento esportivo.”.

Tomando por base os artigos apresentados, o presidente do Auto Esporte, Wateau Rodrigues, pretende colocar um basta na situação, que ocorre há muitos anos.

- Nós estamos pagando indevidamente as taxas de arbitragem e contratando ambulância, quando essas são tarefas da entidade de administração, no caso, a FPF. – Afirmou o presidente.

Watteau, inclusive, não mediu palavras ao se referir a presidente da FPF, Rosilene Gomes, afirmando que bater de frente com a entidade, pode causar represálias ao Auto Esporte.

"Represálias irão existir. Essa pessoa é do mal, é uma pessoa perseguidora, autoritária, que ficou no passado. Mas nós temos mais é que continuar trabalhando e juridicamente, legalmente, começar a derrubar essas decisões arbitrárias dessa pessoa, porque até onde eu avalio, não tem feito bem algum ao futebol paraibano. Pegar um clube de tradição como o Auto esporte, que tem 75 anos de fundação, seis vezes campeão paraibano, já participou de Copa do Brasil, de Campeonato Brasileiro e simplesmente querer impedir a participação no campeonato, isso é uma atitude arbitrária, isso não condiz com o sistema democrático que temos hoje".

No total o Auto Esporte pretende cobrar a quantia de R$ 400 mil, que é o equivalente ao dobro do valor corrigido, das taxas cobradas indevidamente durante nove anos.

Outra versão do caso

No final da tarde desta sexta-feira (03), a Federação Paraibana de Futebol (FPF), anunciou a sua primeira investida contra a atual gestão do Auto Esporte Clube, que declarou guerra à entidade desde a última quinta-feira (02), quando ameaçou acionar o Ministério Público e a Justiça Comum contra Rosilene Gomes, presidente da FPF.

De acordo com a assessora jurídica da Federação, Socorro Leite, apesar do Clube afirmar ser presidido por Watteau Rodrigues, o Auto encontra-se acéfalo, sem um presidente de fato e de direito, já que as eleições para a presidência do Clube, em novembro do ano passado, foram suspensas devido a uma liminar concedida pela 2ª Vara Regional de Mangabeira, a pedido de Benedito Honório, ex-presidente do Conselho Deliberativo do Clube. (Processo nº 2002011049630-0). 

Com a situação administrativa do clube indefinida, Rosilene Gomes anunciou que a Federação dentro dos requisitos legais constantes do Estatuto social e da legislação desportiva vigente deverá nomear um gestor temporário ou uma junta governativa para que dentro de 90 dias convoque e legitime a Diretoria do Auto Esporte, o interventor provisório para o cargo da diretoria executiva do alvirrubro, que apesar de não confirmado, deverá ser o ex-presidente e conselheiro do Auto Esporte, Edvalson Travassos, que administrou o Macaco Autino no ano de 2009.

O presidente do Auto Esporte, Watteau Rodrigues, por outro lado, afirmou que a Federação Paraibana é pessimamente assessorada na área jurídica, e que ela não tem nenhum tipo de poder para intervir no Auto Esporte.

"A FPF não tem poderes para intervir no Auto Esporte Clube. Nós temos sócios, diretoria constituída, patrimônio, Conselho Deliberativo, comissão executiva, presidente e vice-presidente. Tudo devidamente constituído como determina o seu estatuto. Ela não tem direito de colocar um pé dentro do Auto Esporte, e se quiser vir aqui, terá de pedir autorização ao presidente do Clube".

Watteau, inclusive, ironizou a presidente, ao afirmar que nem mesmo a presidente da república, Dilma Rousseff (PT), teria poderes para interferir no Auto Esporte.

- Ela acha que pode fazer o que quer, mas não é assim. Nem a presidente da república pode interferir no Auto Esporte sem autorização da diretoria. Se fosse assim, eu mesmo poderia interferir na Federação Paraibana, já que o futebol da Paraíba é uma bagunça. – Disparou.

Apesar desses impasses, a Federação, através de sua diretoria, afirma que não tem interesse em prejudicar o Auto Esporte que com certeza participará das competições. Acreditamos que até a próxima semana, antes do próximo jogo do Auto o problema estará totalmente solucionado.

Tem mais

Watteau Rodrigues, presidente do Auto Esporte, pediu o adiamento da primeira rodada do campeonato e ameaçou entrar na justiça contra a FPF, caso o início certame seja mantido para o domingo, alegando não existir condições do time iniciar o campeonato.

Durante a reunião com o Ministério Público, realizada na manhã desta quinta-feira (02), Rosilene Gomes não temeu em apelar para a baixaria, chamando o presidente do Auto Esporte de caloteiro. A confusão só teve fim, quando o promotor dos direitos do cidadão, Valberto Lira, teve de intervir na situação.

De acordo com o apurado, a presidente Rosilene Gomes e o presidente do Auto Esporte, Watteau Rodrigues, deverão se reunir novamente (depois das mutuas agressões , será possível?), buscando negociar a dívida e solucionar o problema.

Pelo visto esta novela no Futebol Paraibano ainda terá muitos capitulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPA SEROMO 04 04 2024 Escolinha do CAC e Campinense de Morada Nova fic...

Com gols de Lucas para o Atlético abrindo o placar do jogo e Vítor cobrando  pênalti para o Campinense, ainda na primeira etapa  o confronto...

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier