Foto:Fifa |
O time canarinho não faturava a Copa do Mundo Sub-20 a oito anos. A última vez que levantou a taça foi em 2003. Antes, havia vencido nos ano de 1993, 1985 e 1983.
O goleiro português Mika, que se mantinha invicto neste certame, só perdeu a invencibilidade de seu arco contra o Brasil nesta final. Este detalhe pareceu mexer com os jogadores brasileiros. Sem levar gol na competição, o português demorou apenas cinco minutos, num início que parecia ser avassalador do Brasil. Oscar cobrou falta, Sergio desviou e matou o camisa 1 lusitano: 1 a 0, aos cinco minutos do primeiro tempo.
Porem logo em seguida, na pressão, numa falha de marcação da zaga brasileira pelo lado esquerdo, Nelson Oliveira fez boa jogada e cruzou para Alex, livre de marcação, igualar o marcador aos nove.
Muito forte e aplicada à defesa de Portuguesa anulavam o jogo dos meias brazucas. Coutinho e Oscar simplesmente sumiram, e o time dirigido por Ilidio Vale teve chances de ampliar ainda na primeira etapa. Mas, não conseguiu.
Na volta do intervalo, Ney Franco lançou Allan e Negueba na equipe canarinho. A intenção era tentar o jogo pelos lados do campo, única forma encontrada para romper a retranca. Mas quem marcou foi Portugal. Em falha de Gabriel, Nelson Oliveira, craque luso, virou o placar para os lusitanos.
Era um jogo no qual duelavam o melhor ataque, contra a melhor defesa da competição. E no abafa, depois de muita insistência e sofrimento, O time verde amarelo conseguiu o empate. Dudu fez jogada pela esquerda cruzou e Oscar, de novo ele, completou para a rede de Mika.
Na prorrogação, muita luta e sufoco da Seleção e pressão brasileira. Portugal se encolheu em seu campo de defesa e segurou até onde conseguiu. Mas o Brasil tinha Oscar, sempre ele, e foi justamente dos pés dele que saiu o gol do penta. Aos seis minutos do segundo tempo da prorrogação, ele tentou cruzar (ou chutar, não importa) e venceu Mika. Brasil penta campeão sub 20 na Colômbia 2011.
Na decisão pelo terceiro lugar do Mundial Sub-20, de virada o México conquistou o terceiro lugar no Mundial Sub-20, ao derrotar a França por 3 a 1, neste sábado. Em jogo disputado no estádio El Campin, em Bogotá, a equipe mexicana se despediu com vitória no torneio.
Os Bleus saíram na frente no placar, com gol de cabeça de Alexandre Lacazette, aos oito minutos de bola rolando. Porém, apenas quatro minutos depois, Ulises Davila mandou por entre as pernas de Jonathan Ligali para empatar.
Já na etapa complementar, Jorge Enriquez mandou para as redes e colocou os mexicanos na frente. Aos 26, Edson Rivera aproveitou cobrança de escanteio para dar números finais ao placar e acabar com qualquer chance de reação do oponente.
Com isso, depois de ter sido eliminado na semifinal pelo Brasil, o México pôde comemorar o terceiro lugar contra a França, que foi impedida por Portugal de avançar para a decisão.
Ficha Técnica
Brasil 3 x 2 Portugal
Local: Estádio Él Campín, em Bogotá-COL
Data: 20/08/2011
Árbitro: Mark Geiger
Assistentes: Mark Hurd e Joe Fletcher
Cartões amarelos: Henrique (Brasil); Roderick, Pelé, Julio Alves, Saná e Sergio Oliveira (Portugal)
Gols: Oscar aos 4’/1T, aos 33’/2T e aos 6’2T (prorrogação) (Brasil); Alex aos 8’/2T e Nelson Oliveira aos 12’/2T (Portugal)
Brasil
Gabriel; Danilo, Bruno Uvini, Juan e Gabriel Silva (Allan); Fernando, Casemiro, Phillipe Coutinho (Dudu) e Oscar; Willian José (Negueba) e Henrique.
Técnico: Ney Franco
Portugal
Mika; Cedric (Julio Alves), Roderick, Nuno Reis e Mario Rui; Danilo, Pelé, Saná (Ricardo Dias) e Segio Oliveira; Nelson Oliveira e Alex (Caetano).
Técnico: Ilidio Vale
Nenhum comentário:
Postar um comentário