RD - TV

A furia e Campeã do mundo pela primeira vez

Depois de quase um mês de jogos quase que diários ,chegamos finalmente ao final da 19ª copa do mundo, a primeira no continente Africano.
Depois de iniciar o certame como uma das equipes favoritas a Espanha perdeu seu primeiro jogo para a pouco votada Suíça , decepção para o povo espanhol que ficou com a pulga atrás da orelha, na duvida pensando em mais uma vez ser apenas mais uma seleção participante. Porem o que se viu foi um time aguerrido como a própria tradição diz “La fúria” e na tarde noite deste dia 11 de julho de 2010, a equipe espanhola torna-se pela primeira vez na historia da nação campeã do mundo.
Iniesta foi o herói do jogo, aos 11 minutos do segundo tempo da prorrogação,marcou o gol que deu o inédito titulo a Espanha que foi prestigiada pela família real . Casillas levantou a taça e o mundo tem um novo “dono da bola” no futebol mundial.
A decisão da copa foi marcada por tensão e violência, Esta foi à sexta vez que a final da Copa do Mundo foi para a prorrogação, e a quarta em que o tempo extra decidiu o campeão. As anteriores tinham sido 1934, 1966 e 1978.
A vitória acaba com a imagem de "amarelona" da seleção espanhola e coroa o futebol do toque de bola e da habilidade, uma seleção que tinha o Barcelona e o Real Madrid como base.
Para a Holanda, o vice é uma decepção gigantesca e reabre as feridas das derrotas de 1974 e 1978, quando a seleção também ficou na segunda colocação. A equipe laranja é a primeira da história a ter três vices e nenhum título.
O resultado deixou o Brasil como único país que foi campeão mundial vencendo todos os jogos, o que ocorreu em 1970 e 2002. A Holanda poderia entrar para esse grupo com uma vitória. Com o título, a Espanha se juntou a Brasil, Itália, Alemanha, Argentina, Uruguai, Inglaterra e França na galeria dos campeões mundiais.
Os espanhóis começaram o jogo na sua característica, tocando muito a bola. Envolvendo a zaga holandesa, A Holanda tinha dificuldade de ficar com a posse de bola. Dirk Kuyt e Wesley Sneijder deram chutes perigosos, mas ambos foram em situações especiais. Outra característica da partida foi à violência. Antes dos 28 min do primeiro tempo, cinco jogadores já tinham cartão amarelo, todas por entradas duras. Pela Espanha, Sergio Ramos e Carles Puyol; pela Holanda, Robin van Persie, Mark van Bommel e Nigel de Jong. Mas o árbitro inglês Howard Webb não estava rigoroso, pois as faltas cometidas pelos dois últimos foram muito duras e poderiam resultar até em expulsão.
FICHA TÉCNICA
HOLANDA 0 x 1 ESPANHA
Local: Estádio Soccer City, em Johanesburgo (África do Sul)
Data: 11 de julho de 2010 (Domingo)
Horário: 15h30 (de Brasília)
Público: 84.490 espectadores
Árbitro: Howard Webb (Inglaterra)
Assistentes: Darren Cann e Michael Mullarkey (ambos da Inglaterra)
Cartões amarelos: Mathijsen, Van der Wiel, Robben, Van Bronckhorst, Van Persie, De Jong e Van Bommel (Holanda); Iniesta, Capdevila, Puyol e Ramos (Espanha)
Cartões vermelhos: Heitinga (Holanda)
Gols: ESPANHA: Iniesta, aos 11min do segundo tempo da prorrogação
HOLANDA: Stekelenburg, Van der Wiel, Heitinga, Mathijsen e Van Bronckhorst (Braafheid); Van Bommel, De Jong (Van der Vaart) e Sneijder; Kuyt (Elia), Robben e Van Persie
Técnico: Bert Van Marwijk
ESPANHA: Casillas, Ramos, Puyol, Piqué e Capdevila; Busquets, Xabi Alonso (Cesc Fabregas), Xavi e Iniesta; Pedro (Jesus Navas) e Villa (Torres)
Técnico: Vicente del Bosque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPA SEROMO 04 04 2024 Escolinha do CAC e Campinense de Morada Nova fic...

Com gols de Lucas para o Atlético abrindo o placar do jogo e Vítor cobrando  pênalti para o Campinense, ainda na primeira etapa  o confronto...

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier