Agora é oficial. O “Magro de Aço” está de volta. A confirmação do zagueiro Ronaldo Angelim como novo reforço do Fortaleza veio do próprio presidente da executiva leonina, Osmar Baquit, no início da noite desta quarta-feira (03).Após um período de negociações que durou quase um mês, o zagueiro que marcou época no Tricolor de Aço, bem como no Clube de Regatas do Flamengo, Ronaldo Angelim, está de volta ao Pici depois de sete anos. “Em que pese muita gente da imprensa ter divulgado logo pela manhã, o acerto final só foi concretizado agora há pouco, por volta das 18 horas, tendo em vista que havia uma pendência quanto à duração do contrato, mas agora está tudo acertado e ele será apresentado na próxima segunda-feira (07), às 17 horas, aqui no Pici, quando esperamos uma grande recepção por parte da torcida tricolor”, afirmou o presidente Baquit. A princípio foi acertado um contrato de três meses, com opção de renovação por um novo período.
História
Ronaldo Simões Angelim, 37 anos, natural de São Paulo/SP, tem uma história parecida com a de muitos garotos nordestinos que partiram com suas famílias para o sudeste, em busca de melhores condições de vida. Porém, o retorno de seus familiares à região sul do estado mudou a trajetória de Angelim, que cresceu e criou-se no cariri cearense, onde o jovem e talentoso jogador conciliava os treinos no time do Icasa, com atividades paralelas que ajudavam no sustento da sua humilde família. Dentre outros afazeres, Ronaldo Angelim cavava poços artesianos e trabalhava como agricultor.
No Verdão do Cariri Angelim permaneceu até o ano de 1999, quando se transferiu para o Ceará e posteriormente para o Ituano/SP. Sem muitas oportunidades na equipe de Itu, Ronaldo viria para o Fortaleza um ano depois, já mais experiente e determinado a vencer. E foi no Leão do Pici que o zagueiro ganhou projeção nacional, sendo destaque da equipe durante cinco temporadas.
Conhecido pela habilidade no desarme de atacantes, Angelim ajudou e contribuiu diretamente para o retorno do Fortaleza à primeira divisão do Campeonato Brasileiro de 2005 com um gol salvador a quinze minutos do fim de uma decisiva partida contra o Avaí, o que lhe concedeu status de ídolo da torcida tricolor.
Após cinco anos de sucesso no Leão, Ronaldo foi contratado pelo Flamengo em 2006, para o início da temporada, ajudando o rubronegro carioca a conquistar a Copa do Brasil daquele ano. Contestado por parte de alguns torcedores preconceituosos, tendo em vista ser nordestino, mesmo com a chegada de Fábio Luciano, se firmou na zaga rubro-negra e não mais perdeu a condição de titular, nem mesmo com a chegada de medalhões como o badalado zagueiro Rodrigo e o experiente Leonardo.
Com humildade, determinação e talento, Ronaldo Angelim tornou-se ídolo da exigente massa rubronegra, tornando-se um xodó da maior torcida do Brasil, com jornadas históricas como na campanha do Hexacampeonato do Flamengo no Campeonato Brasileiro 2009, tendo marcado o gol do título na partida contra o Grêmio.
Em 2011, no entanto, Angelim perdeu a titularidade e foi para o banco. No final do ano, por opção do técnico Luxemburgo, o jogador que já estava com 36 anos de idade não teve o seu contrato renovado e se despediu do Flamengo. Em abril de 2012, após algum tempo de negociações, Ronaldo Angelim acertou com o Barueri para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série B, onde não teve muito destaque. Agora está de volta ao Fortaleza, onde pretende encerrar a carreira, quem sabe engordando seu currículo de conquistas.
FICHA TÉCNICA:
Nome: Ronaldo Simões Angelim
Data e local de nascimento: 29/11/1975 – São Paulo/SP
Altura: 1,77m – Peso: 70 kg
Clubes: Icasa/CE, Juazeiro/CE, Ceará/CE, Ituano/SP, Fortaleza/CE, Flamengo/RJ e Barueri/SP.
Site oficial doLeão
Nenhum comentário:
Postar um comentário