RD - TV

América Football Club


 

Fundado em 11 de novembro de 1920, o América Football Club do estado do Ceará está a  menos de um mês de completar um século de existência, sem festa, sem pompas, sem time, sem campo na verdade, sem nada que o faça relembrar as glorias do passado, tanto no futebol profissional quando conquistou os títulos de campeão estadual nos anos de 1935 e 1966  à época divisão especial batendo Fortaleza Ceará e Ferroviário em 1966 em 1935 tinha também o Maguary , quanto nos esportes amadores onde reinou absoluto na década de 1960 em especial no futebol de salão, hoje futsal.

A fundação


Em 1920 no dia 11 de novembro na casa de Juvenal Pompeu Magalhães se discuti e por unanimidade a dissidência do time infanto-juvenil do Ceará Sporting Club surgindo uma nova equipe decidido na ocasião, as cores de sua camisa, o seu presidente e que seu nome seria América Football Club. O grupo fundador tinha Acrísio Faria de Miranda, Aluísio Gondim Ribeiro, Aníbal Câmara Bonfim, Dagoberto Rodrigues, Antônio Benício Girão, Miguel Aguiar Picanço Filho, Crisanto Moreira da Rocha, além do próprio Juvenal Pompeu, sendo o primeiro presidente, escolhido por unanimidade Acrísio Faria de Miranda, que depois se tornaria político de renome e importância na história local, Em 1921 o América trouxe de Manaus o jogador Canivete para disputa do seu primeiro estadual, no qual termina na quinta colocação. Em 1926 o América, reclamando de más arbitragens, abandonou o campeonato.

Década de 60


O ano de 1966 foi o ano especial pros americanos, pois conquista seu segundo título estadual no futebol, além do campeonato cearense de Futsal, Basquetebol e Voleibol. Como equipe de futebol é o time cearense que mais jogou fora do Brasil, tendo resultados honrosos, como a vitória por 1 a 0 sobre a seleção Nacional da Guiana Francesa e o empate sem gols com a seleção de Trinidad e Tobago, na gestão do Dr. Vládine Pompeu.

No futsal, mesmo estando ausente do campeonato adulto desde 1969, ainda permanece como o segundo clube a ter mais títulos na modalidade. A Seleção Brasileira de Futsal é a seleção oficial de futebol de salão do Brasil, fundada em 1969, quando foi campeã sul americana em Assunção no Paraguai formada por atletas “cearenses” a maioria jogadores do América como os irmãos Frota, Zé e Luciano este já atleta do Fortaleza (campo) à época, Fernandinho, o goleiro Plácido dentre outros.


Já neste século XXI, precisamente em 2013 o “Mequinha” em campanha memorável chegou a decisão da nossa Série C diante do Barbalha que teve o título decidido em uma serie de penais “interminável “após um 0x0 emocionante no tempo regulamentar o clube rubro conquistava seu terceiro e último título estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPA SEROMO 04 04 2024 Escolinha do CAC e Campinense de Morada Nova fic...

Com gols de Lucas para o Atlético abrindo o placar do jogo e Vítor cobrando  pênalti para o Campinense, ainda na primeira etapa  o confronto...

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier