RD - TV

Série A - Empate de tricolores - Fortaleza e Bahia ficaram no 1x1- Confira os melhores momentos

O Fortaleza empatou em 1 a 1 com o Bahia na Arena Fonte Nova neste domingo (15), fechando o 1º turno do Brasileirão em 14º na tabela de classificação da elite nacional. Felipe Pires abriu o placar marcando pela 1ª vez com a camisa tricolor aos 10 minutos. Gilberto, após falta de Carlinhos sobre Artur Victor na área, empatou aos 13 minutos de pênalti. O resultado deixa o Tricolor cearense com 22 pontos, 4 distante da zona de rebaixamento.
O jogo
No 1º tempo na Fonte Nova, o Bahia se impôs, porém teve menos posse de bola: 47% contra 53% do Fortaleza. O time de Zé Ricardo tinha mais paciência para trocar passes, com Gabriel Dias seguro como volante, desarmando e distribuindo a posse. No ataque, Wellington Paulista pouco recebeu em boa posição, mas tinha Osvaldo para ajudá-lo no pivô e para incomodar a saída de bola adversária, no 4-4-2, Felipe Pires e Romarinho esperavam a melhor oportunidade de investir em cima dos laterais Nino Paraíba e Moisés que marcavam tão bem.
 A oportunidade veio aos 10 minutos, com passe de Osvaldo pelo meio para Felipe Pires chutar sobre o goleiro Douglas e abrir o placar para o Leão. Foi o 1º gol do meia-atacante pelo time do Pici.
Entretanto, a alegria durou pouco. Carlinhos marcou o cearense Artur Victor, que tentou o drible pelo lado direito da linha de fundo e foi derrubado pelo lateral esquerdo dentro da área. O VAR logo analisou e confirmou a penalidade para o Tricolor baiano. Gilberto, vice-artilheiro do Brasileirão, bateu na direita e igualou o marcador, chegando ao seu 10º gol no campeonato.
O time de Roger Machado continuou pressionando a saída de bola cearense. O 4-2-3-1 dos mandantes apostou em Guerra centralizado para comandar o ritmo da velocidade de Artur pela direita, sempre muito acionado, e Lucca pela esquerda. Gilberto contribui bastante na fase de criação voltando para tabelar e puxando os marcadores. Os volantes Flávio e Gregore tinham muita presença na faixa central do campo, brigando com Gabriel Dias e Felipe pela posse da pelota.
Na segunda etapa, faltou criativade para o Leão continuar com o bom ritmo. O Bahia manteve uma pressão constante sobre a saída de bola, dando poucos espaços para os pontas do Fortaleza serem explorados.
Com as entradas de Élber e Arthur Caike, o Bahia aumentou seu poder ofensivo, empurrando o Tricolor cearense para seu campo. Zé Ricardo sacou Osvaldo para a estreia de Matheus Vargas. O novo camisa 10 só tocou 17 vezes na bola, mas mostrou por onde prefere atuar: nas costas de W. Paulista, que foi mal na partida. Com as entradas de Edinho e de Matheus Alessandro, voltando ao time, o Fortaleza ganhou velocidade pelos flancos, setor bem marcado pelos laterais adversários.
No 1º jogo do segundo turno, o Fortaleza recebe o Palmeiras na Arena Castelão às 16h deste domingo (22).



Após o empate em 1 a 1 com o Bahia neste domingo (15) para o técnico do Fortaleza, Zé Ricardo o resultado não foi de todo ruim. O resultado na Arena Fonte Nova fechou o 1º turno do Brasileirão deixando o time cearense em 14º na tabela, a 4 pontos do Z-4. Para o comandante tricolor, os 45 minutos inicias foram o destaque positivo da atuação de sua equipe.

"Conseguimos no primeiro tempo fazer tudo aquilo que planejamos. É um ponto que não podemos desprezar. A intenção era mantermos mais a linha alta. O jogo foi bem disputado e, para quem viu, acredito que viu um bom espetáculo. As duas equipes dentro das causas propostas conseguiram propiciar uma boa partida", disse o treinador.
Zé Ricardo mudou o esquema, voltando ao 4-4-2 usado por Rogério Ceni, com Romarinho e Felipe Pires pelas pontas. Osvaldo e Wellington Paulista podiam flutuar pela faixa central e tabelar com os meias para puxar o contragolpe. O desempenho dentro do treinado foi motivo de comemoração para o treinador.
"A ideia é manter o Osvaldo mais próximo do W. Paulista pra gente criar um espaço das nossas linhas com os volantes e os quatros homens de frente pra gente usar a velocidade. Tentar empurrar a defesa do Bahia para trás. Acabou dando certo boa parte do primeiro tempo. Vale o ponto e vale destacar a boa perspectiva pra gente. Nossa equipe tem um viés ofensivo, a equipe foi criada com essa perspectiva. Agora é trabalhar, descansar e mostrar para os jogadores que podemos jogar bem, equilibrados", avaliou Zé, que completou 1 mês à frente do Leão do Pici nesta semana.
"Cheguei ao clube com um planejamento já em andamento, e a carência detectada pelo clube são jogadores de defesa. Há a necessidade de trazer mais dois ou mais três jogadores. Se a gente achar que for um jogador bom, se houver essa percepção, acredito que a gente já tenha mais um jogador fazendo parte do nosso elenco", acredita Zé Ricardo.
O próximo adversário do Fortaleza é o Palmeiras neste domingo, às 16h, pela 20ª rodada. O técnico espera começar o turno final da elite brasileira com vitória, embora não conte com dois de seus titulares para o embate na Arena Castelão.
"Nossa ideia era terminar com 24. Terminamos com dois pontos a menos. Vamos tentar recuperar no próximo jogo. Sabemos que é uma pedreira. Não conto com Wellington e nem com Felipe Pires que pertence ao clube paulista. A gente vai trabalhar em cima das opções que temos. De certo, será um jogo extremamente difícil. Palmeiras é vice-líder e vem de três vitórias seguidas. A gente tem nosso objetivo. Quanto mais à gente se manter afastado da zona de rebaixamento, melhor", falou o comandante do Leão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPA SEROMO 04 04 2024 Escolinha do CAC e Campinense de Morada Nova fic...

Com gols de Lucas para o Atlético abrindo o placar do jogo e Vítor cobrando  pênalti para o Campinense, ainda na primeira etapa  o confronto...

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier