RD - TV

Fisioterapia – Um assunto que lhe interessa – Parte V - Cãimbras



Mantendo nossa linha de alerta em relação à saúde de nossos internautas, retornamos com um problema que aflige um grande numero de pessoa, atletas ou não e nas mais variadas idades e circunstancia. Neste artigo iremos apresentar as causas efeitos e métodos para se não evitar de todo, pelo menos amenizar ou aprender a conviver com elas . As câimbras.

 O que são câimbras. 



Câimbras são espasmos musculares que podem ocorrer em qualquer músculo do corpo, mas em geral elas ocorrem com mais frequência nos membros inferiores, e mais especificamente, nas panturrilhas.


A causa principal é a perda excessiva de líquido e de sódio, (mineral que permite a contração muscular), deficiência nutricional, sobrecarga e a irrigação sanguínea inadequada dos músculos são os principais motivos da câimbra. Por ser uma contração involuntária, a câimbra é sempre consequência de um desequilíbrio entre a oferta e a demanda de oxigênio no corpo. 


Como evitar as câimbras?


Para se evitar a câimbra, deve ser realizada uma boa sessão de alongamento antes e após exercícios ou um dia longo de trabalho exaustivo. Também é importante uma boa hidratação antes, durante e depois do esforço e evitar exercícios físicos em dias muito quentes.


Existem pessoas que apresentam câimbras noturnas, que ocorre principalmente nos membros inferiores. Indivíduos com histórico familiar de câimbras e que não se conseguem detectar nenhum tipo de alteração que justifique o quadro. Pra essas pessoas, é recomendado fazer alongamento 15 minutos antes de dormir, dar preferência para alimentos ricos em cálcio e magnésio, uma boa hidratação ao longo do dia e evitar o sedentarismo. 


Alongamentos parece ser a melhor maneira para prevenir as câimbras, principalmente quando ocorrem nas pernas. É preciso algumas semanas com alongamentos diários para que os músculos ganhem mais resistência às “benditas” contrações involuntárias.


Qualquer duvida sobre este ou outro assunto na nossa área é só perguntar. Leia comente e divulgue-nos.


Dra. Anne Priscila - CREFITO : 24155-LTF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPA SEROMO 04 04 2024 Escolinha do CAC e Campinense de Morada Nova fic...

Com gols de Lucas para o Atlético abrindo o placar do jogo e Vítor cobrando  pênalti para o Campinense, ainda na primeira etapa  o confronto...

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier