RD - TV

Fisioterapia – Um assunto que lhe interessa – Parte IV - Drenagem Linfática


Hoje não vamos falar de lesões esportivas, ou sobre desportistas, vamos falar de um assunto diferente, assunto feminino (atenção meninas) que muitas mulheres se interessam e não sabem exatamente como funciona, mas que técnicas massoterapêuticas auxiliam no acumulo de liquido retido no corpo.

Vamos falar sobre:

Drenagem linfática

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que trabalha obviamente o sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de forma rápida, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos. A linfa é o líquido existente nos vasos dos gânglios linfáticos e é caracterizada por sua viscosidade, ausência de cor, por conter substâncias orgânicas e inorgânicas, resíduos e toxinas.

Ao contrário de que muitas pessoas pensam essa massagem não deve deixar a pessoa roxa, caso surjam hematomas significa que o estímulo foi muito agressivo e houve rompimento dos vasos e capilares venosos, pois a Drenagem Linfática verdadeira é “suave”. A técnica também é bem relaxante, trazendo o bem-estar, o que acontece é que os locais com inflamação ou cicatrizes recentes podem estar mais sensíveis.

A principal função da drenagem linfática é acelerar o processo de retirada dos líquidos acumulados entre as células, e os resíduos metabólicos; encaminhando-os aos vasos capilares e, por meio de movimentos específicos, direcionando para que sejam eliminados. Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunitário, é relaxante e tranquilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação anti-inflamatória do organismo.

É importante saber que essa técnica é contraindicada para pessoas com infecções agudas, insuficiência cardíaca, trombose, hipertensão, câncer, asma brônquica e bronquite asmática.

Espero ter ajudado e gostaria de agradecer aos leitores que comentam e nos enviam sugestões de temas, estou no aguardo continuem enviando!

Até semana que vem!

Dra. Anne Priscila Andrade - CREFITO : 24155-LTF



Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPA SEROMO 04 04 2024 Escolinha do CAC e Campinense de Morada Nova fic...

Com gols de Lucas para o Atlético abrindo o placar do jogo e Vítor cobrando  pênalti para o Campinense, ainda na primeira etapa  o confronto...

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier