Em uma final emocionante, a França fez história neste sábado13, ao conquistar o primeiro título da história do país em torneios femininos com uma vitória por 7 a 6 nos pênaltis sobre a Coreia do Norte, depois do empate em 1 a 1 no tempo regulamentar. A goleira Romane Bruneau defendeu duas cobranças e ajudou as Bleuettes, que jamais haviam passado da fase de grupos, a erguer o troféu da Copa do Mundo Feminina Sub-17 da FIFA Azerbaijão 2012 no Estádio Tofig Bahramov, em Baku.
As francesas começaram melhor e logo aos 11 minutos assustaram com chute de Lea Declercq que passou pouco acima do travessão. A camisa 7 voltou a aparecer bem em subida pela esquerda e cruzou para Kadidiatou Diani chutar da marca do pênalti aos 27, vendo a bola passar muito perto da trave direita de Rim Yong Hwa. Melhor em campo, a equipe europeia foi recompensada aos 33: Declercq, destaque das Bleuettes, recebeu um lançamento incrível de Ghoutia Karchouni de antes do meio campo e disparou em direção ao gol, deixando Kim Hyang Mi e Ri Un Yong pelo caminho antes de chutar de direita para abrir o placar.
A Coreia do Norte voltou para o segundo tempo pressionando as francesas e teve uma chance de igualar o placar aos quatro minutos com Kim Phyong Hwa, mas seu chute passou muito acima do travessão. Aos 15, outra boa chance: após boa jogada coreana pela esquerda, a bola cruza a bola cruza a área e Ri Hyang Sim carimba o travessão. As asiáticas insistiram tanto que chegaram ao empate aos 39 com Ri Un Sim, que aproveitou o rebote depois de Choe Yun Gyong acertar o travessão. A Coreia do Norte poderia ter virado o jogo, já que Yun Gyong, aos 43, e Ri Hyang Sim, nos acréscimos, tiveram chance de marcar, mas o placar se manteve e o título teve de ser decidido nos pênaltis.
Foi então que brilhou a estrela da goleira Romane Bruneau. A arqueira francesa pegou a segunda cobrança da Coreia do Norte, de Kim Un Hwa, e colocou a França na frente, mas Marion Romanelli também desperdiçou a sua e a tensa disputa se estendeu. A própria Bruneau converteu uma cobrança e garantiu o troféu para as Bleuettes ao defender o chute de Ri Un Yong, fechando o placar em 7 a 6.
Guy Ferrier, técnico da França.
"Estamos muito satisfeitos com o resultado. Jogamos melhor no primeiro tempo e no segundo a Coreia se saiu melhor. Mas no fim conseguimos a vitória e estou muito orgulhoso."
Hwang Yong Bong, técnico da Coreia do Norte.
"Acho que subestimamos nosso rival. A França jogou muito bem e mereceu vencer. Não estou pessimista porque isso faz parte do jogo, não é um mau resultado."
Fonte: FIFA
Fonte: FIFA
Nenhum comentário:
Postar um comentário