O departamento de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enviou um ofício para as federações estaduais sobre uma mudança importante na definição dos participantes da Série D do Brasileirão a partir de 2017. Segundo a nota, os clubes que disputarem a edição 2016 estarão garantidos na competição do ano seguinte. A partir de 2017, os times classificados pelos estaduais ou seletivos confirmam vaga na quarta divisão do ano seguinte.
O gerente de competições da CBF, Gustavo Pessoa, explicou que a medida visa melhorar a organização e a logística da quarta divisão, que terá os participantes conhecidos sempre no ano anterior.
- Tem muitos times que acabam o campeonato muito próximo da Série D e a gente acaba divulgando a tabela e toda a distribuição da competição. Ficamos sempre na espera para saber qual clube que vai participar e às vezes não conseguimos fazer isso rápido. Se a gente tiver uma definição no ano anterior, a gente tem um semestre inteiro para organizar a melhor forma do campeonato. A ideia é que a gente consiga criar o melhor campeonato - explicou o dirigente.
De acordo com a nova determinação, as federações também podem realizar torneio seletivos no segundo semestre para definir seus respectivos representantes. Para a Série D 2017, o time deve ser indicado até o dia 31 de outubro de 2016.
Confira o ofício na íntegra:
"Informamos que os clubes que obtiverem classificação para disputar a Série D de 2016 também serão os representantes das suas respectivas federações na edição de 2017, podendo, no entanto, ser realizado um torneio seletivo, no segundo semestre de 2016, pelas federações de tenham direito a uma vaga, para definição do seu clube classificado para 2017. As federações que tenham direito a duas vagas poderão utilizar o Torneio Seletivo para indicar seu segundo representante na edição de 2017.
Na hipótese da concessão de vaga via Torneio Seletivo, esse torneio necessariamente deverá ser disputado por um número mínimo de quatro clubes e todos os participantes devem pertencer à 1ª Divisão de Profissionais no ano anterior ao campeonato que se destina a vaga.
O prazo final para definição dos representantes de cada federação para a edição de 2017 é 31/10/16.
A partir de 2017 os clubes classificados pelos seus estaduais ou seletivos em um determinado ano disputarão o Campeonato da Série D do ano seguinte."
A CBF havia anunciado inicialmente que o torneio teria 48 equipes.
As federações reclamaram e foram atendidas. A CBF ampliará ainda mais a Série D. A Quarta Divisão do futebol brasileiro, que no ano passado contou com 40 clubes, em 2016 terá 68 equipes. Há uma semana, a entidade nacional havia anunciado que o torneio teria 48 times. A mudança beneficiou os estados de São Paulo, Rio, Minas Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Goiás, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Pará, que ganharam vagas. No entanto, as federações dos demais estados pediram e também terão mais clubes.
A nova distribuição será a seguinte: São Paulo terá quatro times; Rio, Minas, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Goiás e Bahia contarão com três; os demais estados terão dois representantes cada. Os quatro times rebaixados da Série C, Águia de Marabá, Madureira, Caxias e Icasa, completam a relação dos 68 clubes.
Com a ampliação, o campeonato passará a ter 17 grupos com quatro representantes cada. A divisão das chaves será por equipes da mesma região. Os integrantes de cada grupo se enfrentam em jogos de ida e volta. Os 17 primeiros colocados e os 15 melhores segundos avançam para o mata-mata.
A tendência é que na segunda fase e nas oitavas de final, o cruzamento também seja regionalizado. Nos últimos dois anos, a CBF adotou o mesmo critério da Conmebol na Libertadores, com a definição dos confrontos de acordo com as campanhas, no qual o clube de melhor campanha na primeira fase encara o de pior campanha, e assim por diante. Isso não irá se repetir. A CBF ainda divulgará o regulamento específico da competição, que tem início previsto para o dia 29 de maio.
Com mais um fim de semana de definições, chegamos a marca de 29 clubes definidos para a edição 2016, e a 10 para 2017.
[VAGAS - NORTE - SÉRIE D 2016]
Acre: Rio Branco e Atlético já estão classificados para a Série D 2016, uma vez que foram campeão e vice, respectivamente, do 1º turno do estadual. O Rio Branco também garantiu vaga na Série D 2017.
Amapá: Santos e Trem estão classificados para a Série D 2016. O 1º venceu o estadual de 2015 e o 2º é melhor ranqueado do estado (após o Santos, é claro).
Amazonas: Nacional e Princesa do Solimões estão garantidos na Série D 2016. Os clubes foram campeão e vice do estadual de 2015, respectivamente.
Pará: Classificação geral dos "sem divisão" do estadual: 1°) São Francisco 14 pontos e saldo +4; 2°) São Raimundo: 14 Pontos e saldo 1; 3°) Independente: 13 pontos; 4º Paragominas: 10 pontos; 5°) Cametá: 9 pontos e 3 vitórias; 6°) Águia: 9 Pontos e 2 vitórias; 7°) Parauapebas: 8 pontos; e 8°) Tapajós: 5 pontos. O Águia só entra na contagem para a Série D 2017.
Rondônia: Campeonato na 1ª fase do 1º turno. 5 de 7 rodadas disputadas. Rondoniense e Genus avançariam para a final e garantiriam as duas vagas do estado na Série D 2016.
Tocantins: Tocantinópolis e Interporto estão classificados para a Série D 2016. Os clubes foram campeão e vice, respectivamente, do estadual de 2015.
Roraima: 1 de 3 rodadas disputada no 1º turno. Baré e Náutico são os dois primeiros. Campeão e vice do 1º turno garantirão a vaga na Série D 2016.
Agora já são 29 classificados. Confira a lista:
Águia-PA;
América-PE;
Anápolis-GO;
Aparecidense-GO;
Atlético-AC;
Caxias-RS;
Central-PE;
Fluminense-BA;
Galícia-BA;
Goianésia-GO;
Icasa-CE;
Interporto-TO;
Ituano-SP;
Linense-SP;
Madureira-RJ;
Maringá-PR;
Moto Club-MA;
Nacional-AM;
Novo Hamburgo;
Portuguesa-RJ;
Princesa-AM;
Rio Branco-AC;
Santos-AP;
São José-RS;
São Paulo-RS;
Tocantinópolis-TO;
Trem-AP;
URT-MG.
- América/PE (via estadual 2016)
- Anápolis/GO (via estadual 2016)
- Atlético Pernambucano/PE (via estadual 2016)
- Central/PE (via estadual 2016)
- Galícia/BA (via estadual 2016)
- Moto Club (via estadual 2016)
- Novo Hamburgo/RS (via estadual 2016)
- São Paulo/RS (via estadual 2016)
- URT/MG (via estadual 2016)
Rio Branco garantiu a vaga ao vencer o turno do campeonato acreano.
Anápolis ao se classificar para as semis do estadual, não só ficou com a terceira vaga do estado, como também para a Série D 2017.
URT também se classificou para as semi, e garantiu presença nas duas próximas edições da Série D.
São Paulo e Novo Hamburgo a dupla gaúcha são os únicos não divisionados nas quartas do estadual, assim garantiram vagas para 2016 e 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário