DE CHARLES MILLER A LUIZ FERNANDO
Filho de um pai escocês chamado John d'Silva Miller, que veio ao Brasil para trabalhar na São Paulo Railway Company, e uma mãe brasileira de ascendência inglesa chamada Carlota Antunes Fox, nasceu perto da estação ferroviária da mesma companhia em São Paulo. Aos dez anos, foi estudar na Inglaterra. Desembarcou em Southampton, no sul das ilhas britânicas, e aprendeu a jogar futebol na Bannister Court School. Atuando como jogador, árbitro e dirigente desde o princípio - e mais tarde apenas nas duas últimas funções - foi um entusiasta do desporto em geral, sendo também fundador da Associação Paulista de Tênis, com sede, inicialmente, em Sorocaba. Estamos falando de Charles William Miller.(foto a direita)
No dia 14 de abril de 1895, na
Várzea do Carmo, no Brás, em São Paulo, foi realizada a primeira partida de
futebol do Brasil, disputada de forma organizada, entre os funcionários da
Companhia de Gás de São Paulo (São Paulo Gaz Company) e da Companhia
Ferroviária de São Paulo (São Paulo Railway Company) onde o São Paulo Railway,
o time de Charles Miller, venceu por 4 a 2. Acabava de chegar ao Brasil um novo
esporte.
CARIDADE E O VIRUS
Quase que diariamente Luiz Fernando Bittencourt Barroso (Luiz Fernando Caridade)(foto) percorre a distância 200 km 100 de ida e 100 de volta, afinal ele mora em Caridade.
Abram-se parênteses para CARIDADE...
(Elevado à categoria de município com a denominação de Caridade pela lei estadual nº 4157, de 6 de agosto de 1958. Caridade é um município do estado do Ceará. Localizado na microrregião de Canindé, mesorregião do Norte Cearense. Sua população estimada em 2019 foi 22.547 habitantes. E a distância em linha reta entre Fortaleza e Caridade é 91.30 km, mas a distância de condução é 95 km)
Tão somente pra tornar realidade o sonho de quase 100% dos garotos brasileiros que foram (como estamos em época de pandemia vamos usar o termo “vírus”) Contaminados pelo vírus inglês que Charles Miller trouxe da Inglaterra para o Brasil. O Futebol!
LUI Z FERNANDO
Alguém poderia ter a ousadia de perguntar. O que que o Charles Miller tem a ver com o Luís Fernando? Creio estar respondido. Então bola pra frente quero dizer, vamos prosseguir o assunto.
Para realizar seu sonho Luiz Fernando tem um “cumplice”, Gerônimo seu pai, que também foi contaminado pelo vírus como alguns outros membros da família. Apesar do cansaço físico, a dificuldades para conciliar os horários de treino do Luís Fernando ao trabalho as demais dificuldades inerentes ao dia a dia e mais a manutenção da família ainda assim eles não desistem, pelo contrário persistem.
O difícil começo ainda muito criança nos projetos da região, em Canindé, Maranguape... e finalmente na capital Fortaleza. Por coincidência seu primeiro clube foi o “tricolor de aço o Fortaleza. Porem hoje defende as cores do Alvinegro Ceara. Com isso Luís Fernando demonstra sua capacidade tanto técnica de sair de um time grande do futebol cearense para outro do mesmo nível quanto moral de um futuro profissional de qualidade.
UM JOVEM FUTURO ESCRITOR
Afinal qual a idade deste jovem
atacante? Guerreiro, lutador,
diferenciado com uma força incrível para sua idade porem, com um porte físico de
quem nasceu pronto para a pratica do ... Como diriam os cronistas esportivos
mais antigos. Esporte Bretão.
Então, apenas 13 anos. Porém, já com
muitas histórias pra contar e muitas outras ainda a serem escritas com as
coloridas tintas dos dribles, dos gols e das jogadas de efeito, sobre as verdes
páginas dos gramados que comporão e ilustraram mais um ... Interessante livro na história do futebol brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário