Atualmente na disputa da terceira divisão cearense que se inicia neste final de semana o Sport Club Maguary foi fundado inicialmente como Maguary Sporting Club em 24 de junho de 1924 e extinto em 1945 completou, portanto neste ano 88 anos de glorias.
Em 1972 tentou-se a volta do clube com o nome de Maguari Esporte Clube, mas durou apenas até 1975. Em 2009, o clube voltou com o nome de Sport Club Maguary.
No ano de 1944 conquistou o campeonato cearense da daquele ano de forma invicta. A perda do título de 1945, após grande investimento, ocasionou a crise que levou o clube à falência.
Além do mais o Maguary tem quatro títulos estaduais (1929, 1936, 1943 e 1944) e sete vice-campeonatos. Em face de toda esta historia de glorias do clube cintanegrino, na noite desta segunda-feira (27/08), a Assembleia Legislativa celebrou em sessão solene, no Plenário 13 de Maio, os 88 anos do Clube. A solenidade foi solicitada pelos deputados Paulo Facó (PTdoB) e Fernanda Pessoa (PR). Na oportunidade diretores e fundadores do clube, além de personalidades políticas que contribuíram para o fortalecimento da instituição esportiva ao longo dos seus 88 anos, foram homenageados com placas comemorativas.
O deputado Paulo Facó, que presidiu a sessão solene, fez um histórico sobre o clube e disse que é necessário reviver momentos de glórias. Lembrou nomes e fatos marcantes e disse que o Maguary sempre esteve presente nos corações dos cearenses. “É essencial para a sociedade cearense que o clube possa chegar ao ápice do passado” disse.
A deputada Fernanda Pessoa chamou atenção para as dificuldades que o clube passou nos últimos anos, e afirmou que os problemas não podem apagar as glórias do passado. A parlamentar finalizou desejando vida longa ao Sport Club Maguary.
O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, que foi um dos homenageados da noite, também pontuou as dificuldades vividas pelo clube. Para o prefeito, o Maguary pagou pela sua seriedade. Segundo ele, os maiores problemas foram por conta de dívidas com o INSS. “O Maguary vendeu a sua sede para não ficar devendo ao País, um ato nobre em um País como nosso, preferir vender a sua casa para não sonegar impostos” disse.
O presente do Sport Club Maguary, Aguiar Júnior, disse estar emocionado com a homenagem e lembrou dos atletas que fizeram história no clube. Aguiar ressaltou que o Maguary nunca morreu. “Todas essas pessoas aqui presentes representam o passado do clube, mas também representam o nosso futuro, o craque Mirandinha deve servir de inspiração para várias gerações”, ressaltou.
Receberam placas comemorativas pela passagem do aniversário do clube os sócio fundadores José Valdir Pessoa e José Alberto Cacho Galiza; o professor Alexandre Albuquerque; os amigos do clube, Vicente di Cunto, Luís Bastos, Carlos Galdino e Waldemir Catanho; o presidente do Sport Club Maguary, Aguiar Júnior, os deputados Paulo Facó e Fernanda Pessoa, o prefeito de Maracanaú Roberto Pessoa, além do presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio.
Também participaram da solenidade, o secretário de Esportes de Fortaleza, Nildo Sobral; o diretor de competição da Federação Cearense de Futebol, Josemar de Carvalho; o Presidente do Instituto do Ceará, Augusto Bezerra, além de atletas e torcedores do Sport Club Maguary que receberam medalha comemorativa pela passagem do aniversário.
Bom dia. Vc tem as fichas dos jogos doMaguari x América de Natal em 1972?
ResponderExcluir