No quarto dia de competição na Copa do Mundo Feminina Sub-20 da FIFA Japão 2012, tivemos um novo recorde de gols e a primeira seleção classificada às quartas de final. Os espectadores foram presenteados com nove gols no Estádio Univer de Kobe — na histórica goleada da Coreia do Norte sobre a Argentina.
Com isso, as norte-coreanas quebraram um antigo recorde alcançado pela Alemanha em 2006, quando o país europeu derrotou o México por 9 a 1. Graças ao seu fantástico saldo de gols, dificilmente a Coreia do Norte ficará de fora das quartas se final.
A Alemanha é outra equipe que está comemorando: a atual campeã se garantiu entre as oito melhores do torneio graças a um gol no último minuto contra Gana. A equipe da técnica Maren Meinert poderá entrar em campo relaxada na próxima segunda-feira, para a última partida do grupo, contra os EUA.
As americanas, por sua vez, não passaram de um empate em 1 a 1 com a China e precisarão de um ponto na terceira rodada. Como agradecimento pelo apoio recebido dos torcedores japoneses, as garotas dos EUA deram a volta no gramado com uma placa que dizia "Obrigado, Hiroshima".
Já a seleção de Gana pode começar a fazer as malas. Depois de sofrerem duas derrotas e não marcarem nenhum gol nos dois primeiros jogos, as garotas africanas já devem estar pensando na viagem de volta. As ganesas resistiram bem contra a Alemanha, mas no final levaram um gol nos acréscimos e não têm mais esperanças no torneio.
Resultados
Grupo C
Coreia do Norte 9 x 0 Argentina
Noruega 2 x 1 Canadá
Grupo D
Gana 0 x 1 Alemanha
EUA 1 x 1 China
O gol do dia
Noruega x Canadá, Ada Hegerberg (7/2ºT)
Se fosse possível atribuir o gol para quem deu o passe que o originou, certamente o juiz da partida marcaria na súmula que Caroline Hansen foi a verdadeira autora do tento norueguês. A meio-campista, até agora a melhor jogadora da Noruega, partiu sozinha para cima da defesa adversária, driblou duas zagueiras e chutou quase sem ângulo. A bola teria entrado de qualquer modo, mas, por via das dúvidas, Ada Hegerberg empurrou a bola para as redes.
Momentos marcantes
Sem perder a ternura
Há dias em que seria melhor não ter saído da cama. Essa deve estar sendo a sensação da goleira argentina Laurina Oliveros hoje. Levar nove gols em um único jogo foi um péssimo recorde negativo para a camisa um da argentina, e tudo parecia estar conspirando contra a arqueira. Quando a partida estava 6 a 0, ela se chocou com uma atacante norte-coreana e quase foi nocauteada pelo joelho da adversária. Mas Oliveros não seria a capitã da sua seleção se não tivesse raça. A goleira jogou até o final da partida, que deve ter sido a mais triste da sua carreira.
A solução estava no banco
A Alemanha precisou se esforçar muito na partida contra Gana. A atual campeã dominou a partida e criou boas chances, mas não conseguia superar a goleira ganesa Patricia Mantey. Lina Magull estava assistindo a tudo isso do banco de reservas até os 38 minutos do segundo tempo, quando a treinadora Maren Meinert decidiu colocá-la no lugar de Lena Lotzen. Então, Magull mostrou às companheiras como é que se faz. Após boa jogada de Dzsenifer Marozsan, ela marcou o gol da vitória já nos acréscimos.
Ato de irmã
O placar eletrônico do estádio em Kobe mostrou duas vezes o nome de Hegerberg como autora de gols. Mas engana-se quem pensa que Ada Hegerberg de fato balançou as redes duas vezes. Quem marcou o gol da vitória contra o Canadá na realidade foi a sua irmã Andrine, dois anos mais velha. "Ela tem a melhor canhota que já vi", alertou Ada em entrevista recente ao FIFA.com. E, de fato, os três pontos vieram através de um forte chute de perna esquerda que foi parar no ângulo da goleira canadense.
O número
5 — Kim Um Hwa entrou para a lista de recordes históricos da Copa do Mundo Feminina Sub-20 da FIFA. Com cinco gols na partida contra a Argentina, a atacante norte-coreana empatou em número de gols em um único jogo com a canadense Christine Sinclair, que na edição de 2002 também balançou as redes cinco vezes contra a Inglaterra. No entanto, para se tornar a maior artilheira do torneio em todos os tempos, Kim ainda precisa anotar mais alguns tentos. As maiores goleadoras da competição são a própria Sinclair e a alemã Alexandra Popp, que marcaram dez gols em 2002 e 2010, respectivamente.
O que eles disseram
“Jogamos bem, mas, nos últimos 20 minutos, a China se mostrou bem organizada. Foi uma boa lição para as jogadoras. Criamos muitas chances, mas ficaram faltando os gols. A Alemanha é uma grande equipe, bem organizada e treinada. Temos muito respeito por eles e vai ser um teste duro, como esperávamos antes. Não há nenhuma vantagem para nós o fato de eles já estarem classificados.” Steve Swanson, treinador dos Estados Unidos
Próxima rodada*
Domingo, 26 de agosto de 2012
Grupo A
México x Nova Zelândia, Kobe, 19h20
Suíça x Japão, Tóquio, 19h20
Grupo B
Itália x Nigéria, Kobe, 16h20
Coreia do Sul x Brasil, Tóquio, 16h20
*Todos os jogos em horário do Japão
Fonte: FIFA
Nenhum comentário:
Postar um comentário