RD - TV

Manhã de festa no PV

REPORTAGENS FOTOGRÁFICAS – RONALDO DÉBER- (085) 8721 2442













Alem do lançamento do livro “Futebol e Ditadura” do ex atleta do Ceará Sporting Clube Fernando Antunes Coimbra, o ”Nando”, em café da manhã realizado nesta quarta 22, no PV. Também foram homenageados dois ícones do futebol cearense que fizeram os moldes de seus pés famoso para a calçada da fama do “novo Presidente Vargas”. Foram eles Pacoti e Mirandinha, ídolos incontestáveis no cenário esportivo cearense. Na oportunidade varias autoridades se manifestaram apresentando aos presente, o rico currículo destes dois cearense que levaram o nome do Ceará para o mundo.
Outra "fera" da familia Antunes Coimbra
Duzentos e doze gols marcados na carreira entre 1966 e 1974, 54 partidas pela Seleção Brasileira, com quarenta vitórias, oito empates, seis derrotas e seis gols marcados, tendo conquistado a Copa Rio Branco em 1967. , artilheiro do Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1969 e campeão da Taça Guanabara de 1974, sempre lembrado pelo futebol refinado, de dribles curtos, passes e lançamentos precisos, sempre voltados para o ataque. Estamos falando de um dos membros do “clã” Antunes Coimbra, que só não teve destaque maior na Seleção, provavelmente, pois disputava posição com ninguém menos que o Rei Pelé, entre outros camisas 10, como Roberto Rivelino, Paulo César Lima, Ademir da Guia, Dirceu Lopes, numa época de ouro para o futebol brasileiro, dentre outros.
Não estamos falando de Zico, mas sim de irmão do “galinho” estamos falando de Edu um dos quatro irmãos, da família que se destacou no futebol. Primeiro foi Antunes “quando eu comecei todos diziam, esse é o irmão do Antunes, depois o Antunes é que era irmão do Edu e finalmente ficamos todos, eu o Nando e o Antunes irmãos do Zico” diz sorrindo o ídolo maior do “Mequinha” carioca que ainda foi ídolo das torcidas do Vasco (1975), do Bahia (campeão baiano em 1975), do Flamengo (1976), do Colorado (um dos clubes que vieram originar o atual Paraná Clube em 1976, 1977 e 1978, tendo sido artilheiro dos campeonatos paranaenses de 1976 e 1978), do Joinville (1978), do Brasília (1979) e do Campo Grande em 1980 e 1981, onde encerrou a carreira marcada pela qualidade de seu jogo e por sua lealdade no confronto com seus companheiros de profissão.
Após encerrar sua carreira como jogador, Edu tornou-se treinador de futebol no Brasil e Portugal. O ponto alto de sua carreira foi o vice-campeonato brasileiro de 1984 pelo Vasco da Gama e no mesmo ano foi técnico da Seleção Brasileira, por apenas três partidas amistosas. O técnico Edu Coimbra  também foi o responsável pela presença da seleção iraquiana na Copa do Mundo de 1986, no México, quando trabalhou com Jorge Vieira, Carlos Alberto Lancetta e o irmão Antunes (já falecido), na comissão técnica durante as eliminatórias para a copa.
Ultimamente Edu vem trabalhando ao lado do irmão Zico onde formaram uma dupla vencedora no Kashima Antlers, na seleção do japonesa, no Fernerbahçe, da Turquia, Buniodkor, do Uzbequistão, CSKA, da Rússia e Olimpiakos, da Grécia dentre outros.
Foi no clima da festa de lançamento do livro do irmão Nando no PV na manhã desta quarta feira 22, que conversamos com Edu que lembrou sua passagem aqui em Fortaleza como técnico do tricolor de aço cearense, da felicidade de estar em nosso estado e da homenagem hora prestada ao irmão, mas extensiva a toda família Antunes Coimbra e quem sabe o retorno ao Iraque onde goza de grande prestigio apesar dos problemas pelo qual o pais passa, mas tem certeza que apesar dos pesares seria bem recebido.
Instigado pelo fato de apesar de ter sido um dos maiores jogadores que este país já viu atuar, não teve o destaque merecido, não se considerada um injustiçado “são coisa da mídia não vejo por este lado somos quatro irmãos que jogaram futebol cada um com suas qualidades e em épocas distintas tudo dentro da normalidade”.
Prefere falar dos bons momentos como o que agora vive ao lado de Nando celebridade também no Ceará. E assim o ídolo encerra nossa conversa agradecendo o carinho do povo cearense para com a família em especial com o irmão.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Supercopa Seomo Sub-15 - Estação 3x1 Terra e Mar 02 10 2024

Douglas, abriu o placar para o Terra e Mar numa bela cobrança de falta, porem o Estação precisava vencer , então Garlene, craque do jogo, em...

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier