Começou neste domingo a IV Copa do Mundo de futebol feminino na Alemanha. Nigéria e França, que entraram em campo às 10h (horário de Brasília) fizeram o jogo de abertura no estádio Rhein-Neckar-Arena, na cidade de Sinsheim, menor cidade-sede do Mundial que tem apenas 35.517 habitantes e receberá os jogos no Estádio Rhein-Neckar-Arena, com capacidade para 30.000 torcedores, construído em 2009.
A França, em sua segunda participação na Copa do Mundo de futebol feminino, estreou com vitória na abertura da edição 2011 do Mundial, neste domingo, diante da Nigéria. Em um jogo morno, as francesas garantiram o resultado positivo com um gol de Delie.
Com a estréia vitoriosa, a seleção da França assumiu provisoriamente a liderança do Grupo A do Mundial. A chave ainda conta com a favorita Alemanha e com Canadá, equipes que disputarão duas vagas na próxima fase da competição.
O jogo
O jogo
Em um primeiro tempo equilibrado, as duas equipes encontraram boas chances de gol, mas não conseguiram inaugurar o placar da Copa do Mundo da Alemanha. A França, mais incisiva, chegou mais facilmente à meta adversária, mas tinha pela frente a goleira Dede, autora de defesas difíceis ao longo da etapa inicial.
No retorno para a segunda metade do embate, a França manteve seu desempenho e o domínio de bola no meio de campo. Organizadas, as francesas, em uma bela troca de passes, encontraram o caminho para o gol da Nigéria e abriram o placar aos dez minutos.
Necib avançou pelo meio e encontrou Le Sommer livre na direita. Com categoria, a lateral cruzou para a pequena área das rivais, onde Delie, após uma bobeada da zaga, dominou e finalizou com força para o fundo das redes, tornando-se a autora do primeiro gol da Copa do Mundo da Alemanha.
Atrás no placar, a Nigéria forçou o empate diante das francesas, porém, sem sucesso. A melhor chance com Orji. A atacante recebeu um belo passe de Oparanozie na pequena área, mas chutou mal e a bola saiu para linha de fundo. Com a defesa francesa bem postada, as nigerianas não conseguiram transpor o bloqueio e o placar de 1 a 0 a favor das européias foi mantido até o final do embate.
Abertura
Abertura
Um pouco mais tarde, às 12h40, na capital Berlim, é que acontecera a cerimônia oficial de abertura no gigantesco Estádio no Olympiastadium. Os alemães preparam festa simples, com a participação de 1,6 mil voluntários que farão parte da competição.
Logo depois, às 13h, a Alemanha entre em campo para encarar o Canadá, completando a primeira rodada do Grupo A. Todos os 74, 500 ingressos para acompanhar o duelo foram vendidos.
BRASIL
Esta Copa será mais um grande desafio para a seleção feminina do Brasil: a conquista de seu primeiro título. Vice em 2007, ao perder para a Alemanha na final, as brasileiras terão a missão de fazer história e para isso apostam em Marta, melhor jogadora do mundo em atividade.
Mas Marta sabe que terá dificuldades pela frente. A começar pela anfitriã, a Alemanha, apontada como grande favorita. A Noruega também é forte. "Vamos enfrentar rivais de primeira linha no futebol mundial e sabemos que os problemas serão enormes. Mas o Brasil chega muito bem credenciado e estamos confiantes".
O Brasil jamais ficou de fora de uma Copa do Mundo feminina, que atinge agora a sua sexta edição. Além das brasileiras, apenas Alemanha, Canadá, Japão, Nigéria, Noruega e Suécia jogaram todos os torneios disputados até hoje.
Comandada pelo técnico Kleiton Lima, a seleção brasileira tem tudo para fazer bonito e passar pelo Grupo D. A principal rival nesta etapa deverá ser a Noruega, embora a estréia contra a Austrália, no dia 29 de junho, tem tudo para ser tensa, devido à forte marcação das rivais. A "baba" do grupo deverá ser mesmo a última rival: Guiné Equatorial.
1991 - Comandada pelo técnico Fernando Pires, a seleção brasileira não conseguiu passar da primeira fase na China. Apesar de ter estreado com triunfo de 1 a 0 sobre o Japão, o Brasil foi facilmente goleado pelos Estados Unidos por 5 a 0 e depois caiu diante da Suécia: 2 a 0. O time contava com figuras que fizeram história com a camisa amarelinha, como a goleira Meg, a meia Pretinha e a atacante Roseli.
1995 - Quatro anos depois, na Suécia, nova decepção para o Brasil, que novamente não passou da primeira fase. As comandadas do técnico Ademar Fonseca, que tinham em seu elenco a meia Sissi como atração, surpreenderam ao estrearem com triunfo por 1 a 0 sobre a poderosa Suécia. Mas uma derrota para o Japão por 2 a 1, logo em seguida, forçou uma tarefa impossível de ser realizada: bater a Alemanha, então campeã do mundo. Resultado: a seleção brasileira acabou humilhada pelas alemãs com uma goleada por 6 a 1.
1999 - Pela primeira vez o Brasil passou de fase e fez bonito. Após golear o México por 7 a 1 na estréia, a seleção brasileira fez 2 a 0 na Itália e arrancou empate por 3 a 3 com a poderosa Alemanha, que teve que se contentar com a segunda posição da chave. Nas quartas de final, após sofrida prorrogação, triunfo de 4 a 3 sobre a Nigéria. Mas nas semifinais o time canarinho não foi páreo para a equipe anfitriã e parou nos Estados Unidos: 2 a 0. De consolo veio o terceiro lugar, superando a Noruega na disputa de pênaltis. O Brasil, que tinha atletas como Formiga e Pretinha, era dirigido pelo técnico Wilsinho.
2003 - Em 2003, novamente nos Estados Unidos, o Brasil foi derrotado pela Suécia nas quartas de final, por 2 a 1, e se despediu do sonho do título. O jogo foi um balde de água fria em um time que surpreendeu na primeira fase ao golear a tradicional Noruega por 4 a 1, depois de ter feito 3 a 0 na Coréia do Sul na estréia. A primeira posição da chave foi confirmada com empate por 1 a 1 com a França. Foi o primeiro Mundial da meia Marta, atração do time comandado por Paulo Gonçalves.
2007 - Sede do primeiro Mundial, a China reservaria ao Brasil a sua melhor campanha na Copa do Mundo de 2007. Com Marta já em grande fase, as brasileiras foram finalistas, mas perderam a decisão para a Alemanha por 2 a 0. A alagoana, que foi artilheira e eleita a melhor jogadora do torneio, comandou a equipe canarinho, que teve 100% de aproveitamento com três vitórias na primeira fase: 5 a 0 na Nova Zelândia, 4 a 0 na China e 1 a 0 na Dinamarca. Nas quartas de final um 3 a 2 sofrido diante da Austrália. Já nas semifinais um histórico 4 a 0 sobre os Estados Unidos. O Brasil era dirigido por Jorge Barcellos.
Longe dos holofotes ainda bastante a Copa do Mundo de futebol feminino. atrai atenção da maior parte do mundo e começa com 80% dos 900 mil ingressos vendidos de forma antecipada. Nos mesmos moldes da competição masculina, o torneio é organizado pela FIFA e terá nove cidades-sede: Mönchegladbach, Frankfurt, Berlim, Leverkusen, Bochum, Sinsheim, Augsburg, Wolfsburg e Dresden. Na primeira fase que começa hoje e vai até o dia, as 16 seleções foram divididas em quatro grupos. As duas melhores de cada chave avançam as quartas de final. A decisão está marcada para o dia 17, na cidade de Frankfurt.
GALERIA DE CAMPEÕES
Em casa, a Alemanha busca o tricampeonato consecutivo da Copa do Mundo. As alemães ganharam a competição de 2007, na China e de 2003, nos Estados Unidos.
As norte-americanas, aliás, também possuem dois títulos mundiais. O primeiro foi conseguido em 1999, quando sediou a competição. Outro foi ganhou na primeira edição do Mundial, disputada em 1991, na China.
A outra seleção que aparece na enxuta galeria de campeões é a Noruega, que surpreendeu e ganhou em 1995, quando a competição foi jogada na Suécia.
O melhor resultado do Brasil aconteceu na última edição, em 2007, quando ficou com o vice. A Seleção Brasileira ainda conquistou o terceiro lugar em 1999, nos Estados Unidos.
Grupos da copa.
Grupo A - Alemanha, Canadá, Nigéria e França.
Grupo B - Japão, Nova Zelândia, México e Inglaterra
Grupo C - Estados Unidos, Coréia do Norte, Colômbia e Suécia
Grupo D - Brasil, Austrália, Guiné Equatorial e Noruega.
A seleção brasileira
Goleiras
1 – ANDREIA
12 – BARBARA
21 – THAIS
Defensoras
2 – MAURINE
3 – DAIANE
4 – ALINE
5 – RENATA COSTA
6 – ROSANA
13 – ERIKA
14 – FABIANA
16 – ELAINE
20 – ROSEANE
Meio-campistas
7 – ESTER
8 – FORMIGA
9 – BEATRIZ
15 – FRANCIELLE
Atacantes
10 – MARTA
11 – CRISTIANE
17 – DANIELE
18 – THAIS
19 – GRAZIELLE
Técnico: Kleiton LIMA
Tabela com horário dos jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA - Alemanha 2011
Jogos do Grupo A - Primeira Fase
26/06 - Nigéria x França
Rhein-Neckar-Arena - Sinsheim
Estádio Olímpico - Berlim
Ruhrstadion - Bochum
Commerzbank-Arena - Frankfurt
Borussia-Park - Mönchengladbach
Glücksgas-Stadion - Dresden
27/06 - Japão x Nova Zelândia
Ruhrstadion - Bochum
Volkswagen Arena - Wolfsburg
BayArena - Leverkusen
Glücksgas-Stadion - Dresden
Impuls Arena - Augsburgo
Rhein-Neckar-Arena - Sinsheim
28/06 - Colômbia x Suécia
BayArena - Leverkusen
Glücksgas-Stadion - Dresden
Impuls Arena - Augsburgo
Rhein-Neckar-Arena - Sinsheim
Volkswagen Arena - Wolfsburg
Ruhrstadion - Bochum
29/06 - Noruega x Guiné Equatorial
Impuls Arena - Augsburgo
Borussia-Park - Mönchengladbach
Ruhrstadion - Bochum
Volkswagen Arena - Wolfsburg
Commerzbank-Arena - Frankfurt
BayArena - Leverkusen
09/07 - 1º lugar do grupo A x 2º lugar do grupo B
Volkswagen Arena - Wolfsburg
BayArena - Leverkusen
Impuls Arena - Augsburgo
Glücksgas-Stadion - Dresden
13/07 - Vencedor do jogo 25 x Vencedor do jogo 27
Commerzbank-Arena - Frankfurt
Borussia-Park - Mönchengladbach
16/07 - Perdedor da SF1 x Perdedor da SF2
Rhein-Neckar-Arena - Sinsheim
17/07 - Vencedor da SF1 x Vencedor da SF2
Commerzbank-Arena - Frankfurt
Nenhum comentário:
Postar um comentário