Uma bomba caiu na tarde desta quinta-feira sobre principalmente a torcida do Fortaleza. Em decisão tomada pelo TJD-CE após o clube entrar na Justiça Comum, em 2002, pedindo a anulação dos pontos do Ceará pela escalação irregular do meia David Madrigal antes que todas as esferas esportivas fossem finalizadas. O clube foi julgado no artigo 231 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.E foi excluído do Campeonato Cearense 2015 e, por consequência, está rebaixado para a Série B da competição em 2016.
Ainda cabe recurso ao time tricolor, mas não há previsão para novo julgamento. A equipe sequer pode voltar a jogar o estadual este ano, o qual disputaria a semifinal com o Icasa-CE, garantindo a equipe do interior na decisão da competição.
A expectativa é que Jorge Mota, presidente e advogado do clube, conceda uma entrevista coletiva na sexta-feira.
Veja a decisão publicada pelo TJD-CE:
"Por maioria de votos, a equipe Fortaleza Esporte Clube, agremiação profissional, foi excluída do Campeonato Cearense Série A 2015, retornando no Campeonato Cearense Série B 2016, mais o pagamento de multa de R$ 50 mil por infração ao artigo 231 do CBJD, sendo fixado prazo de sete dias para cumprimento da obrigação. Devendo a equipe da Associação Desportiva Recreativa e Cultural Icasa ser declarada finalista do Campeonato Cearense Série A 2015. Que seja oficiado o departamento de Competições da Federação Cearense de Futebol sobre o resultado deste julgamento".
A FCF não medirá esforços para defender o interesse do seu filiado. A nossa avaliação é que o campeonato precisa ser disputado dentro de campo. A decisão é inoportuna porque nos encontramos na véspera de uma decisão de semifinal do estadual - disse o diretor do Departamento Jurídico da Federação Cearense de Futebol, Eugênio Vasques.
Vasques afirmou ainda que a exclusão do Fortaleza do Campeonato Cearense 2015 traria outros prejuízos para o clube e para o futebol cearense.
- Afastar o clube, neste momento, iria gerar prejuízos para os atletas e comissões técnicas que, hoje, estão concentrados para uma fase semifinal. Atrapalha até as emissoras que detêm os direitos de transmissão. Prejudica a organização do campeonato como um todo - ressaltou.
A FCF ainda não decidiu o que fará com a tabela do Cearense. Diante da decisão em 1ª instância, o Icasa (que jogaria a semi com o Fortaleza) está automaticamente classificado para a final do certame e espera o vencedor de Ceará x Guarani de Juazeiro para decidir o campeonato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário