Ceará reencontra o Bahia na Série A; veja desfalques e prováveis escalações
Alvinegro reencontra nesta quinta-feira, 17, o Tricolor, adversário com histórico de episódios recentes com o Vovô que esquentaram a rivalidade regional
Último encontro entre Ceará e Bahia, na final da Copa do Nordeste, terminou com o título do Tricolor e confusão no gramado do Castelão (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
O algoz da Copa do Nordeste 2021. Derrota sentida com sabor amargo, que marcou o primeiro de uma série de tropeços decisivos e resultou em saldo negativo no último mês. O Ceará reencontra nesta quinta-feira, 17, às 16 horas, na Série A, o Bahia, adversário com histórico de episódios recentes com o Vovô que esquentaram a rivalidade regional.
O Alvinegro foi soberano contra os baianos em 2020, batendo o Esquadrão na final da Copa do Nordeste e nas partidas no Brasileirão. A temporada de 2021 começou com os cearenses esbanjando o status de carrasco do futebol da Bahia. Mas a alcunha desabou com o resultado da decisão da Lampions League deste ano, quando o Tricolor superou o clube do Porangabuçu nas penalidades, no Castelão.
Entre os episódios que esquentaram a rivalidade de forma negativa, está a confusão generalizada na final do Nordestão. Os jogadores trocaram pontapés no gramado do Castelão. Jael, Gabriel Dias e Mendoza, do Ceará, e Nino Paraíba, Juninho e Danielzinho, do Bahia, foram punidos.
Entretanto, quatro deles estarão disponíveis para disputar mais uma partida entre Alvinegro e Tricolor. Os clubes conseguiram efeito suspensivo para Jael, Gabriel Dias, Mendoza, Juninho e Danielzinho voltaram a jogar. Apesar da liberação na justiça, o camisa 9 do Vovô está fora do confronto porque se recupera da Covid-19. O outro punido pela confusão, Nino Paraíba, estava lesionado e aguarda parecer do STJD sobre o pedido para suspender a pena.
O recorte do último mês, logo após o desfecho da decisão na Copa do Nordeste, coloca os adversários em momentos distintos para o reencontro. O Ceará vive ambiente de pressão por resultados. A equipe do Porangabuçu tropeçou nas partidas chaves, acumulando ainda a perda do título do Campeonato Cearense e as eliminações na Sul-Americana e Copa do Brasil.
Nas redes sociais, Guto Ferreira e Vina são os principais alvos de insatisfação pelo rendimento atual. Torcedores chegaram a participar de ato lamentável para cobrar e encurralar atletas, entre eles o camisa 29, no saguão do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, após desembarque vindo de Chapecó, onde o time empatou em 0 a 0 com a Chapecoense. O presidente Robinson de Castro gravou uma live com o treinador e o meia depois do episódio negativo, deixando claro o apoio à dupla.
O Bahia tem clima mais ameno, apesar de haver insatisfação em parte da torcida que espera por performances convincentes. Os resultados do Esquadrão são positivos desde o último encontro. O Tricolor garantiu classificações em uma das duas competições eliminatórias que disputava: avançou na Copa do Brasil e foi eliminado na Sul-Americana.
Assim como os cearenses, os baianos têm sofrido com o calendário apertado de jogos. Os dois fazem campanhas idênticas na Série A com uma vitória, um empate e uma derrota. O Bahia sofre com desgaste físico e o técnico Dado Cavalcanti já indicou que poupará parte do time titular contra o adversário.
Situação contrária enfrenta o escrete comandado por Guto Ferreira. Jael está fora por Covid-19. Há suspeita de que novos casos tenham sido registrados no Porangabuçu, como o goleiro Richard, mas a confirmação dos nomes sairá apenas uma hora antes do confronto. Estão contundidos João Ricardo e Jacaré. O zagueiro Luiz Otávio, em recuperação de lesão, segue como dúvida para o duelo. A novidade fica por conta de Mendoza, que volta depois de período de ausência por punição no STJD pela confusão na Lampions e desconforto muscular.
Engasgado, o Alvinegro quer se vingar da derrota amarga no torneio regional e reencontrar o caminho das vitórias. Um triunfo pode ser simbólico para o momento do Vovô.
Ficha técnica
Ceará
4-2-3-1: Richard (Vinicius); Gabriel Dias, Messias, Klaus (Luiz Otávio) e Bruno Pacheco; Oliveira e Sobral; Saulo Mineiro (Rick), Jorginho (Vina) e Lima; Cléber (Vina ou Rick). Téc: Guto Ferreira
Bahia
4-3-3: Matheus Teixeira; Renan Guedes (Nino), Conti (Lucas Fonseca ou Luiz Otávio), Juninho e Matheus Bahia (Juninho Capixaba); Patrick (Galdezani), Daniel e Thaciano; Rossi (Maycon Douglas), Rodriguinho (Óscar Ruiz) e Gilberto (T. Anderson). Téc: Dado Cavalcanti
Horário: 16 horas
Local: Castelão
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique-RJ
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz-MS e Márcia Bezerra Caetano-RO
VAR: Pathrice Wallace Corrêa Maia-RJ
Transmissão: Premiere, TNT e Rádio O POVO CBN
Nenhum comentário:
Postar um comentário