RD - TV

Série D - O FERRÃO É CAMPEÃO BRASILEIRO - Confira os melhores momentos


Ferroviário Atlético Clube - Campeão Brasileiro da Série D 2018 (Foto Ronaldo Déber)


Mesmo sendo derrotado pelo placar mínimo o Ferroviário fez historia na tarde /noite deste sábado 04, no estádio Amigão em Capina Grande no estado da Paraíba diante do Treze Futebol clube local. O Tubarão cearense conquistou o título de Campeão brasileiro da Série D 2018 o mais importante titulo do clube desde sua fundação. Titulo este que coloca o clube coral na história do futebol cearense. Afinal, é a primeira vez que um clube de Fortaleza conquista um título nacional, visto que o Guarany Sobralense também já teve o prazer de conquistar titulo idêntico em 2010. Embora sejam mais tradicionais, Ceará e Fortaleza nunca conseguiram tal feito em qualquer uma das divisões. Além disso, o Ferrão encerra jejum de 23 anos sem uma taça. A última havia sido o estadual de 1995.
Apesar de perder o título, o Treze deixou o campo aplaudido pelos torcedores. Afinal, o time disputará a Série C, competição que não compete desde 2014. Junto com campeão e vice garantiram o acesso São José-RS e Imperatriz.
CURIOSIDADE
O técnico do Ferroviário Marcelo Vilar entrou para a história, após levar o Ferroviário-CE ao título do Campeonato Brasileiro da Série D. Ele é o primeiro treinador a levantar a taça da quarta divisão nacional em duas oportunidades.
O comandante coral já havia conquistado o título da Série D na temporada 2013. Na oportunidade, ele comandava outro clube paraibano, o Botafogo-PB. Desta vez, contudo, ele leva o troféu para sua terra natal, já que é natural de Fortaleza.
“É sempre muito importante comemorar um título. Foi um jogo difícil e o Treze valorizou a conquista”, destacou. “Foi um duelo de 180 minutos. Vencemos na primeira partida. Agora, é celebrar o título", completou o treinador.
O TÍTULO HISTÓRICO
A acachapante vitória no primeiro jogo, realizado na segunda-feira, na Arena Castelão, em Fortaleza, deu muita tranquilidade ao Ferrão. Sem arriscar-se, o Tricolor controlou a vantagem o tempo todo e em momento algum correu o risco de sofrer a virada histórica.
De nada adiantou a torcida do Treze-PB lotar o estádio Amigão, em Campina Grande. Apesar dos gritos de “Eu acredito!”, o time paraibano não conseguiu inverter o placar da ida (3 a 0) e viu o Ferroviário-CE ser campeão do Campeonato Brasileiro da Série D. A vitória dos mandantes, por 1 a 0, na noite deste sábado, foi suficiente para definir o clube cearense como o primeiro campeão nacional de 2018 no Brasil.
 TUDO SOBRE CONTROLE
Com a grande vantagem construída na ida, o Ferroviário entrou em campo todo atrás da linha da bola. Restou ao Treze assumir as rédeas da partida e tentar pressionar. A ansiedade e a pressa por marcar o primeiro gol, contudo, atrapalhou o Galo, que encontrou dificuldades para criar jogadas de qualidade.
Mesmo arriscando pouco, o time cearense criou a primeira chance e quase marcou aos 27 minutos. O lateral Sávio arrancou em velocidade pela esquerda e finalizou. O goleiro Mauro Iguatu espalmou para o meio da área e, quando o atacante Edson Cariús iria completar, o volante Carlos Copetti fez o desarme.
A única boa chance criada pelos donos da casa aconteceu aos 35 minutos. O volante Dedé tocou na esquerda para o veterano meia Marcelinho Paraíba, que deu passe açucarado para o meia Leilson. Ele chutou bem, mas o goleiro Gleibson defendeu em dois tempos.
NÃO FOI SUFICIENTE, GALO!
Na segunda etapa, o cenário do jogo continuou o mesmo. O Treze seguiu pressionando, mas sem conseguir criar chances claras. O primeiro chute aconteceu somente aos 21 minutos. Marcelinho Paraíba bateu de longe e a bola saiu assustando a meta de Gleibson.
O gol trezeano finalmente saiu apenas em um pênalti assinalado pelo árbitro Leandro Vuaden. Ele enxergou toque de mão do volante Gleidson, aos 23 minutos. Dois minutos depois, Marcelinho Paraíba renovou as esperanças dos mandantes ao concluir a penalidade.
O confronto ficou dramático com o passar dos minutos. O Ferrão, entretanto, suportou bem a pressão e fechou todos os espaços. A única boa chance dos mandantes aconteceu aos 33 minutos, quando o meia Talisson soltou uma bomba pela linha de fundo.
O título coloca o clube coral na história do futebol cearense. Afinal, é a primeira vez que um clube do Ceará conquista um título nacional. Embora sejam mais tradicionais, Ceará e Fortaleza nunca conseguiram tal feito em qualquer uma das divisões. Além disso, encerra jejum de 23 anos sem uma taça. A última havia sido o estadual de 1995.
Apesar de perder o título, o Treze deixou o campo aplaudido pelos torcedores. Afinal, o time disputará a Série C, competição que não compete desde 2014. Junto com campeão e vice garantiram o acesso São José-RS e Imperatriz.


FICHA TÉCNICA
Treze-PB      1             x             0            Ferroviário-CE  
Final
2ª rodada
Data: 04/08/2018
Horário: 18h30
Local: Amigão - João Pessoa (PB)
Árbitro
Leandro Pedro Vuaden-RS
Assistentes
Jorge Eduardo Bernardi-RS e Mauricio Coelho Silva Penna-RS
Cartões Amarelos
Treze-PB: Brumati
Ferroviário-CE: Gleibson
Gols
Treze-PB: Marcelinho Paraíba 25' 2T
Treze-PB
Mauro Iguatu;
Alex Travassos (Júnior Barbosa), Nilson Júnior, Brumati e Zé Carlos (Talisson);
Dedé, Carlos Coppetti, Leilson e Marcelinho Paraíba;
Leandro Love e Patrick (Tibério).
Técnico: Flávio Araújo
Ferroviário-CE
Gleibson;
Lucas Mendes, Afonso, André Lima e Sávio;
Mazinho, Leanderson, Janeudo (Robson Simplício) e Esquerdinha (Gleidson);
Edson Cariús e Luis Soares (Valdeci).
Técnico: Marcelo Vilar


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPA SEROMO 04 04 2024 Escolinha do CAC e Campinense de Morada Nova fic...

Com gols de Lucas para o Atlético abrindo o placar do jogo e Vítor cobrando  pênalti para o Campinense, ainda na primeira etapa  o confronto...

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier