RD - TV

Jornalista e ex-dirigente Alberto Damasceno morre aos 79 anos

 


Alberto Damasceno trabalhou no Ceará, Fortaleza e Federação Cearense de Futebol (Foto: Divulgação)



Morreu na madrugada desta quinta-feira, 29, o jornalista, escritor, ex-dirigente e ex-empresário de futebol Alberto Damasceno, aos 79 anos. Conhecido como o eterno presidente do América-CE, clube que comandou por 23 anos, ele trabalhou também no Ceará, Fortaleza e Federação Cearense de Futebol.

Portador do mal de Parkinson, Alberto Damasceno estava acamado desde 2017 e faleceu devido a uma pneumonia, agravada pelo quadro frágil em que ele se encontrava. O sepultamento está marcado para às 14 horas desta quinta, no cemitério Jardim do Éden, em Pacatuba. Ceará e FCF emitiram notas de pesar em nome dele.

Alberto se orgulhava em dizer que tinha sido o empresário que mais exportou atletas cearenses para clubes da Europa. Ele foi um dos pioneiros em transferências internacionais no futebol cearense. Levava clubes daqui para fazer excursões em outros países e fechava negócio.

Foi superintendente de futebol no Fortaleza, no começo dos anos 2000 e depois ocupou o mesmo cargo no Ceará por muitos anos, a partir de 2006. Na FCF, foi relações públicas em duas oportunidades, em 1960 e no começo dos anos 1980.

Alberto Damasceno era um dos personagens dos bastidores do futebol alencarino, por isso conhecia muitas histórias e resolveu contá-las, em cinco livros. O mais completo deles se chama “Futebol Cearense - A História”, que começa desde o surgimento do primeiro clube até 2012, quando foi relançado, de forma atualizada.

Ele também escreveu sobre personagens históricos, fatos pitorescos e fez um recorte de cem anos (1903 - 2003) do futebol cearense. Damasceno foi o responsável também pelo livro que conta a história de Dimas Filgueiras. “Dimas - Guerreiro Alvinegro” foi lançado em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPA SEROMO 04 04 2024 Escolinha do CAC e Campinense de Morada Nova fic...

Com gols de Lucas para o Atlético abrindo o placar do jogo e Vítor cobrando  pênalti para o Campinense, ainda na primeira etapa  o confronto...

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier