RD - TV

Jogos Olímpicos de Tóquio - Guiné-Bissau garante primeiros atletas em Tóquio 2020

Wrestling

Você sabe o que é Wrestling?

Provavelmente a grande  maioria desconhece este estilo de luta olímpica. Entretanto, aqui mesmo em Fortaleza temos a Federação Cearense de Lutas a qual filia os atleta e chancela as luta de wrestling no estado. A FCL é filiada a CBW (Brasil Wrestling) que é filiada a UWW (United World Wrestling).

"Wrestling é uma arte marcial que utiliza técnicas de agarramento como a luta em clinch, arremessos e derrubadas, chaves, pinos e outros golpes do grappling. O Wrestling é uma competição física entre dois competidores ou parceiros de sparring, que tentam ganhar e manter uma posição superior." (Wlikipédia)

O Pré-Olímpico da África e Oceania de wrestling teve fim neste domingo (04/05/2021) em Hammamet, Tunísia, com a distribuição de mais 12 vagas olímpicas. O destaque ficou para a conquista de duas cotas por Guiné-Bissau, as primeiras do país nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A Tunísia levou mais duas vagas e foi o país que mais colecionou classificações durante a competição, com dez ao todo.

Argélia e Egito terminaram a competição com oito atletas classificados - o Egito conquistou sete e já possuía uma na luta greco-romana pelo Mundial de 2019. Micronésia e Madagascar foram outros países que ficaram próximos de levar uma vaga no dia de hoje, enquanto Austrália e África do Sul terminaram o dia sem qualquer vaga no esporte. Guam foi o único país da Oceania a levar uma das 36 vagas distribuídas no torneio.

























                                                  Diamantino Iuna Fafé - Atleta Guineense FLGB
Na primeira luta da fase final do 57kg, Junjun Asebias esteve muito próximo de conquistar a vaga inédita para a Micronésia em Tóquio 2020, ao marcar 8 a 1 na semifinal. Porém, o argelino Abdelhak Kherbache, atual bicampeão continental e medalhista de ouro nos Jogos Africanos de Rabat 2019, diminuiu para 8 a 5 faltando apenas seis segundos finais para o intervalo. Na volta, encaixou uma série de golpes potentes em apenas 17 segundos e virou para 15 a 8, placar que se manteve até o fim, marcando sua passagem para Tóquio e destruindo o sonho do representante da Oceania.

Na disputa pela segunda vaga da categoria, finalmente veio vaga inédita para um país: Diamantino Iuna Fafé (foto) venceu por 10 a 0 o marroquino Chakir Ansari, colocou oficialmente o Guiné-Bissau nos Jogos de Tóquio 2020 e comemorou muito.

Na categoria de 74kg, Augusto Midana, seis vezes campeão africano e porta-bandeira de Guiné-Bissau em Pequim 2008 e Rio 2016, conquistaria instantes mais tarde a vaga para sua quarta Olimpíada ao derrotar o argelino Ishak Boukhors por 4 a 1. A segunda vaga foi para o egípcio Amr Reda Ramadan Hussen, ao derrotar Elias Laufo Vaoifi, que buscava ser o terceiro wrestler olímpico da história da Samoa Americana.

Nos 65kg, Aimé Mbolalalaina Joel Rakotoniaina buscava ser o primeiro classificado de Madagascar para os Jogos Olímpicos, mas caiu para o senegalês Adama Diatta, oito vezes campeão africano, que garantiu a única cota para o país no esporte. A segunda vaga foi para o tunisiano Haithem Dakhlaoui, que superou o egípcio Fathi Tarek Ismail.

Nos 86kg, Ekerekeme Agiomor levou a única vaga masculina para a Nigéria, que já tem quatro lutadoras com vagas, ao não dar chances ao australiano Jayden Alexander Lawrence. O argelino Fateh Benferdjallah levou a segunda vaga com vitória diante de Khaled El-Moatamadawi, do Egito.

Nos 97kg, novo domínio da Tunísia e Argélia: o lutador da casa Mohamed Saadaoui venceu o egípcio Hosam Merghany e o argelino Mohammed Fardj derrotou o nigeriano Soso Tamarau.

E completando as 36 vagas olímpicas oferecidas no evento, Diaaeldin Kamal, do Egito, e Djahid Berrahal, da Argélia, foram os classificados na 125kg, com vitórias sobre Johannes Kriel, da África do Sul, e Abdelmoneim Adouli, da Tunísia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPA SEROMO 04 04 2024 Escolinha do CAC e Campinense de Morada Nova fic...

Com gols de Lucas para o Atlético abrindo o placar do jogo e Vítor cobrando  pênalti para o Campinense, ainda na primeira etapa  o confronto...

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier