CRIAS DA ACADEMIA MARCAM PRESENÇA EM 100% DOS JOGOS NAS QUATRO TAÇAS CONQUISTADAS PELO PALMEIRAS EM 2020; VEJA NÚMEROS
Em sua temporada mais vitoriosa desde 1993, o Palmeiras teve pelo menos uma Cria da Academia em campo nas partidas rumo aos títulos da Conmebol Libertadores, da Copa do Brasil, do Campeonato Paulista e da Florida Cup. As contribuições não se resumiram somente a minutos jogados, gols e assistências, mas também de muita técnica e polivalência na equipe principal.
E a marca histórica vai além: dos 79 jogos disputados entre 2020 e 2021, os garotos da base alviverde não atuaram somente em um duelo: no empate por 1 a 1 com o Grêmio, no Allianz Parque pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, em 15 de janeiro.
Quando o assunto é Copa do Brasil, a conquista do último domingo (07), quarta na história do Alviverde, teve sabor ainda mais especial para três Crias: o lateral-esquerdo Lucas Esteves, o meio-campista Patrick de Paula e o atacante Gabriel Veron. Eles se tornaram os únicos atletas da história do Verdão a serem campeões das Copas do Brasil Sub-17, Sub-20 e Profissional. Veron, assim como Gabriel Silva, tem outro recorde: ambos venceram o Campeonato Paulista pelo Palmeiras nas categorias Sub-15, Sub-17, Sub-20 e Profissional.
Wesley (foto) e Gabriel Menino fizeram história: Palmeiras campeão pela primeira vez com gols de atletas criados na base (Foto: Cesar Greco)
A temporada 2020 também está marcada por ser a que mais se viu Crias da Academia relacionadas para jogos da equipe profissional independentemente de terem entrado em campo ou não. Ao todo, 31 atletas na lista: os goleiros Vinicius, Mateus e Leandro; os laterais Lucas Esteves, Quiñonez, Vanderlan, Ramon Rocha, Victor Luis, os zagueiros Renan, Henri, Helder e Pedrão, os meio-campistas Gabriel Menino, Patrick de Paula, Danilo, Vitinho, Ramon Cesar, Pedro Bicalho, Caio Cunha, Juninho e Alan e os atacantes Gabriel Veron, Wesley, Gabriel Silva, Marcelinho, Robinho, Pedro Acácio, Marino, Fabricio, Anibal e Angulo.
Considerando também os atletas que já estão efetivados no plantel principal, ao todo 13 Crias da Academia estrearam pelo Palmeiras na temporada 2020. Na ordem, foram a campo Patrick de Paula, Gabriel Menino, Wesley, Alan, Angulo (emprestado ao Botafogo), Gabriel Silva, Danilo, Renan, Anibal, Marcelinho, Fabricio, Pedro Acácio e Vanderlan. Juntos, eles somaram 220 jogos e fizeram da temporada 2020 a que o Palmeiras mais colocou jovens estreantes da base para atuar no século, superando as 103 partidas de 11 pratas da casa debutantes em 2010.
O recorde de jogadores do Centro de Formação de Atletas relacionados para uma partida do profissional na temporada 2020 aconteceu contra o Atlético-MG, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro, com 15 nomes entre titulares e reservas: os goleiros Vinicius e Mateus, os laterais Vanderlan e Lucas Esteves, os zagueiros Renan e Henri, os meio-campistas Danilo e Pedro Bicalho e os atacantes Wesley, Gabriel Silva, Gabriel Veron, Marcelinho, Pedro Acácio, Fabricio e Robinho.
Diante do Coritiba, em outubro de 2020, pelo Campeonato Brasileiro, cinco Crias da Academia foram escaladas no time titular: Renan, Lucas Esteves, Patrick de Paula, Gabriel Menino e Gabriel Veron – isso não acontecia desde 2015. Já contra o Delfín-EQU, na partida de ida das oitavas de final da Libertadores, os 11 suplentes eram oriundos do Centro de Formação de Atletas do Verdão, feito inédito na história do clube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário