RD - TV

Série B baiana - Na Bahia á foi definidos os dois novos clubes da elite em 2015

A Série B do Campeonato Baiano 2014 também já tem seus finalistas definidos. Colo Colo e Jacobina que na tarde deste domingo, 11/05, venceram seus compromissos. O Jacobina Esporte Clube garantiu sua vaga na primeira divisão do futebol baiano ao derrotar o Jequié, no estádio José Rocha, por 3 a 0, com um gol de saldo a mais do que o Flamengo, que venceu o Leônico por 4 a 3, em Guanambi, uma vez que as duas equipes estão empatadas com 20 pontos. Já o Colo Colo chegou a final ao vencer o Fluminense por 2x0 no Alberto Oliveira em Feira de Santana.

Os dois clubes decidirão o titulo nos dois próximos domingos. O primeiro jogo será em Jacobina no dia 18/05 e o segundo jogo no dia 25/05 no Mário Pessoa em Ilhéus.

Colo Colo de Futebol e Regatas 

O Tigrão como é carinhosamente chamado por sua torcida, está sediado em Ilhéus, litoral da Bahia, e foi fundado em 3 de abril de 1948 por um grupo de esportistas amadores da alta sociedade do Estado. Eles pretendiam disputar torneios amadores de futebol que, aos poucos, tomavam conta do Brasil.

A TERRA DO TIGRÃO

Ilhéus é um município do estado da Bahia, no Brasil. É a cidade com o mais extenso litoral entre os municípios do estado. Ilhéus foi fundado em 1534 e elevado à cidade em 1881. Dista 462 km da capital Salvador, Com uma População de 184 616 hab. de acordo com o censo de 2013. É conhecido por ambientar os romances de Jorge Amado, famoso escritor baiano, como Gabriela, Cravo e Canela e Terras do Sem Fim. É considerada a capital do cacau e denominada por seus habitantes como a "Princesinha do Sul". Sua economia baseia-se na agricultura, turismo e indústrias. Já foi o primeiro produtor de cacau do mundo, mas, depois da enfermidade conhecida como vassoura-de-bruxa, que infestou as plantações, reduziu consideravelmente a sua produção. Conhecida também como "IOS", sigla que respeita a grafia antiga do nome da cidade, "São Jorge dos Ilhéus", que é utilizada nos bilhetes de transporte aéreo.

Está entre as sete cidades mais populosas da Bahia (após Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Itabuna e Juazeiro).

Possui um produto interno bruto per capita que ultrapassa os 12 000 reais. Abriga um importante polo de informática do Estado, além de ser centro regional de serviços junto com Itabuna. Sedia o Aeroporto Jorge Amado, que é portão de entrada para destinos muito procurados, como Itacaré, Canavieiras, Ilha de Comandatuba, Itabuna e a própria cidade de Ilhéus.

O nome da agremiação foi escolhido em homenagem ao homônimo chileno, uma das sensações do continente na década de 50. Já o uniforme da equipe - camisa amarela e azul, calção amarelo e meiões das duas cores - foi imitado de outro importante time da América do Sul, o Boca Júniors, da Argentina.

Nas duas primeiras décadas de existência, o clube disputava apenas partidas e campeonatos amadores na própria cidade litorânea onde está localizado, tanto que o time é tetracampeão ilheense de forma consecutiva, de 1958 a 1961.

O Colo Colo estreou no Campeonato Baiano em 1968, mas não fez boa campanha e acabou desclassificado ainda na primeira fase. Com a pífia participação, o Tigre voltou para a divisão inferior da competição estadual.

Fora da elite do futebol baiano e com poucos recursos financeiros, o time de Ilhéus voltou ao ostracismo e, por vários anos, permaneceu longe dos torneios profissionais, até retornar as competições oficiais no final da década de 90.

Em 1998, o Tigrão disputou a primeira edição da Copa da Bahia, competição secundária no Estado, mas foi em 1999 que o time voltou a repetir os bons desempenhos. Neste ano, se sagrou campeão da segunda divisão baiana, após bater o Fluminense de Feira de Santana na final.

Com campanha mediana em seu retorno ao primeiro escalão, o Colo Colo obteve uma vaga na Campeonato Brasileiro da Série C e participou da competição pela primeira vez em sua história, mas acabou eliminado na primeira fase.

O grande feito do clube baiano aconteceu em 2006, um ano inesquecível para os torcedores e moradores de Ilhéus. A cidade parou após o último jogo da final do Campeonato Estadual, tendo como vencedor o time litorâneo.

A equipe fez ótima campanha durante todo o certame e encarou na decisão o tradicional Vitória. Na primeira partida, triunfo do Colo Colo por 4 a 3, em casa. No segundo jogo, ganhou novamente, desta vez por 4 a 2 e se sagrou campeão Baiano, tirando o título das mãos de Vitória e Bahia depois de 37 anos.

MASCOTE

A mascote do Colo Colo baiano é um Tigre. O animal foi escolhido por ser símbolo de força, raça e persistência, características necessárias para vencer e superar obstáculos. O símbolo está presente também no escudo do clube e a agremiação é carinhosamente chamada por sua torcida de Tigrão.

Tigrão termina o campeonato invicto, com 23 pontos ganhos em um total de sete vitórias e dois empates, com 19 gols feitos e apenas 1 sofrido.

Jacobina Esporte Clube

É uma agremiação esportiva do munícipio de Jacobina, cuja população estimada em 2010 era de 79.285 habitantes. Rodeada por serras, morros, lagos, rios, fontes e cachoeiras, Jacobina se apresenta como excelente destino para os apreciadores do turismo ecológico. Situada na região norte da Bahia, no extremo norte da Chapada Diamantina, Jacobina fica a 330 quilômetros de Salvador e é também conhecida como Cidade do Ouro, uma herança das minas de ouro que atraíram os bandeirantes paulistas no início do século XVII.

Além das belezas naturais e das minas, Jacobina possui um rico patrimônio histórico-cultural, que pode ser percorrido com auxílio de guias turísticos. O município conta com mais de 600 leitos, distribuídos em 241 apartamentos de 13 hotéis e pousadas.

O clube Jacobina Esporte Clube fundado em 1983 filiou-se a Federação Baiana de Futebol e entrou em campo pela primeira vez somente em 1993 na disputa da Copa Interclubes, competição que dava duas vagas na 1ª Divisão de 1994. Treinado por Sérgio Veloso o Jacobina estreou com vitória por 2 a 0 contra o Conquista Futebol Clube, na sequência nova vitória, novamente por 2 a 0, contra o River Ilheense Esporte Clube em Ilhéus, na terceira rodada a terceira vitória, 3 a 1 contra a Associação Atlética Sisal Bonfinense, na quarta rodada derrota em casa para o River Ilheense Esporte Clube por 1 a 0, na quinta rodada o empate como visitante contra a Associação Atlética Sisal Bonfinense em 0 a 0 selou o acesso do Jacobina, na última rodada venceu como visitante o Conquista Futebol Clube por 2 a 1 e garantiu o título.

No segundo e último ano de sua história o Jacobina Esporte Clube fez uma fraca campanha na 1ª Divisão, apesar da boa estreia (0 a 0 como visitante contra o Esporte Clube Poções) o time somou apenas 14 pontos em 20 jogos com cinco vitórias, quatro empates e 11 derrotas, marcou 15 gols e sofreu 24. Além disso, não enfrentou o Esporte Clube Bahia ou o Esporte Clube Vitória, pois fez parte do Grupo B que tinha apenas times do interior. Foi o lanterna da competição e assim rebaixado para a Campeonato Baiano da Segunda Divisão, após isto abandonou em definitivo o futebol profissional. Toda a passagem do clube pelo futebol profissional não chegou a totalizar um ano de duração.

Em 2014, o time do Jacobina Futebol Clube voltou com força total no campeonato Baiano. Atualmente é conhecido como o "jegue da chapada"

A conquista do ultimo domingo, Trata-se de uma grande vitória para a Cidade do Ouro, cujos apaixonados torcedores terão a oportunidade de assistir a grandes jogos com o Jacobina enfrentando clubes como Bahia e Vitória.

A vitória do Jacobina é muito representativa, pois enfrentou um adversário difícil, o Jequié, enquanto o Flamengo de Guanambi teve um adversário mais fraco, o Leônico, que possui a segunda pior defesa do campeonato e apenas um ponto na tabela.

O diretor da Brasil On Soccer, que administra o Jacobina Esporte Clube, Marcos Manassés, afirmou que Jacobina irá jogar a primeira divisão para lutar pelo título de campeão contra Bahia e Vitória.

Classificação final da Série B baiana de 2014

Colo-Colo 23

Jacobina 20

Flamengo de Guanambi 20

Atlético 16

Itabuna 12

Fluminense 12

Ypiranga 11

Jequié 11

Leônico 1

Ipitanga 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Supercopa Seomo Sub-15 - Estação 3x1 Terra e Mar 02 10 2024

Douglas, abriu o placar para o Terra e Mar numa bela cobrança de falta, porem o Estação precisava vencer , então Garlene, craque do jogo, em...

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier