Foi aberta oficialmente na noite desta sexta-feira 01, no recém-reformado estádio Ciudad de La Plata a Copa América. O evento que contou com show da cantora brasileira Ivete Sangalo, precedeu o primeiro confronto da competição, entre a anfitriã Argentina e a Bolívia.
A luta pela conquista da taça da Copa América, começou nesta sexta-feira. A Seleção Brasileira estreia no domingo neste mesmo estádio, às 16 horas (de Brasília), contra a Venezuela.
A cerimônia foi assistida pelo presidente da Bolívia, Evo Morales, e pelo chefe do gabinete argentino, Aníbal Fernández, representando a presidente Cristina Kirchner. O estádio, com capacidade para 53 mil pessoas, teve seus ingressos esgotados, apesar da baixa temperatura, por volta dos 3 graus, em pleno inverno austral.
Ao menos 200 dançarinos, com trajes confecionados com luzes, realizaram uma coreografia sobre 280 metros quadrados de um palco móvel montado sobre o centro do gramado e desenhado especialmente para evitar qualquer dano ao campo de jogo.
Uma grande esfera serviu de tela para a projeção de imagens em três dimensões, que relembraram momentos da história do futebol mundial e da união dos países do continente através do esporte, durante um show multimídia de mais de 20 minutos.
O espetáculo utilizou 70 equipamentos de transmissão, 300 metros de luzes led, uma centena de controles remotos e doze projetores de imagens em três dimensões, com a participação de mais de 400 pessoas, entre artistas e técnicos.
Mesmo jogando em casa e contando com o talento do superastro Messi, a Argentina decepcionou em sua estréia na Copa América. a seleção argentina jogou mal e não passou de um empate com a Bolívia, por 1 a 1, frustrando a sua torcida.
No primeiro tempo, a Argentina teve trabalho para furar a marcação, enquanto a Bolívia levou perigo em alguns contra-ataques. As principais jogadas do ataque argentino passaram pelos pés de Messi, que, quase sempre, arrancava driblando pelo meio da defesa até encontrar um companheiro desmarcado.
Mas faltou precisão aos jogadores argentinos na hora de finalizar. Os atacantes Tevez e Lavezzi tiveram chance de marcar o gol, sem sucesso. Até mesmo o volante Cambiasso aparece no ataque e quase abriu o placar aos 32 minutos, mas não conseguiu aproveitar o rebote do goleiro boliviano.
No intervalo, o técnico Sergio Batista resolveu deixar o time mais ofensivo, tirando Cambiasso para a entrada do meia Di Maria. Mas foi a Bolívia quem marcou o gol. Aos dois minutos, Rojas tocou de calcanhar após cobrança de escanteio e contou com falha incrível de Banega para fazer 1 a 0.
O gol assustou os argentinos. Tanto que a Bolívia teve a chance de matar o jogo aos 20 minutos, mas o atacante Marcelo Moreno desperdiçou duas grandes oportunidades seguidas, parando no goleiro Romero. Depois disso, Sergio Batista trocou de atacantes tirando Lavezzi para a entrada de Agüero.
E a mudança deu certo. Aos 30 minutos, Agüero acertou um lindo chute e marcou um golaço. Depois do empate, a Argentina pressionou bastante. Mas Messi estava numa noite apagada e, sem brilho, não foi capaz de ajudar a seleção argentina a conseguir a virada, decepcionando o torcedor.
Agora, a Argentina volta a jogar na quarta-feira, quando enfrenta a Colômbia. No dia seguinte, a Bolívia disputa a segunda rodada do Grupo A da Copa América contra a Costa Rica.
FICHA TÉCNICA:
Argentina 1 x 1 Bolívia
Local - Estádio Ciudad de La Plata, em La Plata (Argentina).
Árbitro - Roberto Silveira (Uruguai).
Cartões amarelos - Lavezzi, Tevez, Rivero, Luis Gutierrez, Flores e Jose Luis Chavez.
Renda e público - Não disponíveis.
Gols - Rojas, aos 2, e Agüero, aos 30 minutos do segundo tempo.
Argentina
Romero; Zanetti, Burdisso, Gabriel Milito e Rojo; Mascherano, Cambiasso (Di Maria) e Banega; Messi, Tevez e Lavezzi (Agüero).
Técnico: Sergio Batista.
Bolívia
Arias; Raldes, Rivero, Alvarez e Luiz Gutierrez; Robles, Flores, Campos (Arce) e Vaca (Jose Luis Chavez); Rojas (Rudy Cardozo) e Marcelo Moreno.
Técnico: Gustavo Quinteros.
Após o empate diante da Bolívia na rodada inaugural da Copa América, a seleção argentina voltou neste sábado para a concentração, em Ezeiza, já visando a preparação para o segundo compromisso na competição, contra a Colômbia.
A comissão técnica da Argentina decidiu que amanhã, a partir das 16h, haverá treinamento para os jogadores, e, após a movimentação, parte dos atletas concederão entrevista coletiva.
É provável que o técnico Sergio Batista intensifique os treinos para quem atuou poucos minutos ou não jogou diante dos bolivianos, enquanto os titulares realizarão exercícios regenerativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário