Decepcionante. Esta é a palavra. Depois de mais de três anos, a volta do Fortaleza ao estádio Presidente Vargas para jogos oficiais desta vez pelo Campeonato Brasileiro da Série C. Nova derrota tricolor, desta vez diante da torcida na despedida de Ferdinando Teixeira, derrota esta que complicou sua situação na tabela de classificação. O Tricolor perdeu para o América/RN por 3 x 1.
O time tricolor voltou a jogar mal, principalmente no segundo tempo, quando foi dominado pelo time natalense, que aos poucos foi construindo o placar a seu favor, mesmo tendo sofrido um gol logo aos 7 minutos de jogo.
O Fortaleza começou bem, com um futebol envolvente e de velocidade, segurou o time visitante em seu campo durante praticamente os 15 primeiros minutos. Tanto que Esley aos 7min abriu o placar a favor do Leão, dando a impressão de que faria as pazes com a vitória. No entanto num cochilo da zaga, Vanderley empatou de cabeça aos 19.
Com o gol tomado o Fortaleza se desarticulou um pouco e deu espaços ao time de Flávio Araújo, que equilibrou o jogo e criou algumas chances, deixando preocupado o torcedor leonino, que compareceu em bom número ao PV. Entretanto o jogo seguiu equilibrado e o placar permaneceu inalterado.
Para o segundo tempo, ambas as equipes voltaram a campo sem alterações. Mas o time vermelho e branco de Natal retornou bem melhor, e virou o marcador com Max logo aos 10 minutos, diante uma massa tricolor atônita. Com a virada, Ferdinando começou a mexer na equipe em busca de reverter à situação, fazendo entrar Gustavo no lugar de Rodrigo Dantas.
O jogo seguiu no mesmo diapasão, com o América à vontade, trabalhando jogadas em velocidade no meio campo, envolvendo totalmente o setor defensivo leonino, que não se encontrava em campo. E o técnico tricolor bem que tentou mudar o quadro, fazendo entrar ainda no jogo Pereira e Vinícius, mas de nada adiantou, pois o time não conseguia se articular. E para selar a má apresentação do Tricolor, Val ainda marcaria o terceiro gol americano, aos 42 minutos.
Após o jogo, o técnico Ferdinando Teixeira se despediu dos jogadores no vestiário, em momento de muita emoção. Na ocasião, Ferdinando lamentou não ter conseguido dar ao Fortaleza uma melhor condição técnica, e com lágrimas nos olhos agradeceu a todos o apoio recebido. Antes de deixar os vestiários do PV, Ferdinando teve uma longa conversa com o novo técnico Arthur Bernardes.
Em seguida o novo técnico do Fortaleza, Arthur Bernardes, conversou com a imprensa, sobre o jogo que o mesmo acompanhou de um dos camarotes do estádio Presidente Vargas.
Indagado pela imprensa, sobre o que fazer para reverter à atual situação, afirmou: “A reação desse grupo tem que começar a partir de hoje. O grupo tem que ter uma reação diferente. Tá perdendo o jogo, se não tiver uma postura diferente não vai a lugar nenhum. A tentativa do Ferdinando foi colocar mais atacantes, mas como eles mataram os nossos laterais ficou congestionado o meio, e aí o América ficou numa situação de conforto, porque se o Fortaleza tivesse feito o segundo gol no primeiro tempo do jogo, o segundo teria sido totalmente diferente”, analisou.
Sobre a possibilidade de solicitar reforços, Arthur foi cauteloso: “Olha, eu vou ter que conversar com a diretoria nos próximos dias, porque eu tenho que ver aqueles que eu não vi ainda, que não estavam aqui, e alguns não entraram então você tem que ter certo cuidado. Não adianta eu querer três, quatro ou cinco jogadores, se os que vão chegar estão sem jogar a muito tempo, nem treinando, porque o atleta quando não joga ele não treina direito, e quando forem estar na forma ideal já passaram 25 ou 30 dias, e aí o campeonato acabou. Então a gente tem que ter um certo cuidado pra fazer isso. O grupo que está definido aqui não significa que a gente não possa trazer uns dois ou três jogadores”, ressaltou Arthur.
Inquirido sobre os principais fatores que resultaram em mais um resultado negativo, o novo técnico leonino analisou: Essa derrota também tem a ver com a parte de organização, acho que a equipe começou bem, depois se desarticulou, quando tomou o gol perdeu um pouquinho a cabeça, e aí com o adversário jogando no conforto, marcando bem, praticamente no homem a homem os nossos laterais, e hoje em dia quando se bloqueia os dois laterais, se não tiver um meio criativo, com jogadas rápidas e um ataque bem rápido, para se deslocar e oferecer opções, você não consegue agredir o adversário”, concluiu Bernardes.
Arthur Bernardes recebe o grupo nessa segunda feira, às 15h30min, quando da reapresentação do elenco. O novo comandante do Leão, terá duas semanas para trabalhar, antes do próximo compromisso, que será contra o Guarany de Sobral, dia 06 de agosto, às 16 horas, no estádio Presidente Vargas.
Com o resultado o Fortaleza é o lanterna da competição com duas derrotas, já o América lidera o grupo com 3 pontos, dois de saldo, exatamente como o Guarany de Sobral, mas o América leva vantagem por ter marcado 3 gols enquanto o Guarany marcou apenas dois.
Na próxima rodada o América enfrenta o Confiança no dia 30 de Julho, já o Fortaleza de folga na terceira rodada só voltará a jogar no dia 6 de Agosto contra o Guarany de Sobral no PV
Fortaleza x América/RN - Veja a ficha técnica da partida
Campeonato Brasileiro Série C 2011 (1ª fase) – 2ª rodada.
Local: Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza.
Data e horário: 23 de julho de 2011, às 16 horas.
Árbitro: Robson Martins Ferreira.
Assistentes: Sérgio Campelo e Marcione Ribeiro.
Renda: R$ 249.495,00
Público pagante: 10.163
Público não pagante: 584
Cartões amarelos: Esley, Guto (Fortaleza); André Balada, Mazinho, Luizão, Ivan Gonzales, Fábio (América).
Cartão vermelho: Não houve.
Gols: Esley 7m/1T (Fortaleza); Vanderley 19m/1T, Marques 10m/2T, Val 42m/2T (América).
Fortaleza:
Lopes; Márcio Gabriel, Dezinho, Bonfim, Guto (Vinícius); Gilmak, Magal, Lelê, Esley (Pereira); Rodrigo Dantas (Papa), Wellington Amorim.
Técnico: Ferdinando Teixeira.
América/RN:
Fabiano; Fábio Seixas, Luizão, Rodrigão, Ivan Gonzales (Marcel); Dudu, Valder, Val, Mazinho; Marques (Paulinho), Vanderlei (André Balada).
Técnico: Flávio Araujo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário