Na manhã desta quinta-feira (20), na sede da Federação Cearense de Futebol, o presidente da FCF, Mauro Carmélio, recebeu a coordenadora de Projetos da CBF, Eliana Mutichnik, o gerente de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da CBF, Diogo Netto, o secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro, o secretário do Esporte e Lazer de Fortaleza, Ozires Pontes e o vice-presidente da FCF, Eudes Bringel, para a Reunião de Alinhamento do Projeto Gol do Brasil. Após a assinatura, foi realizada uma visita de infraestrutura às Areninhas do Murilão e da Arena Castelão.
“O projeto vem de uma parceria que a FIFA fez com a CBF, com os recursos do legado da Copa do Mundo de 2014, assim começou a desenhar uma metodologia de ensino, a CBF Social, baseada nas 10 habilidades para a vida preconizadas pela OMS, habilidades que cuidam da saúde mental das nossas crianças. O presidente da CBF Rogério Caboclo e o secretário-geral Walter Feldmand entendem que investir nas nossas crianças é o melhor caminho para a gente transformar o futebol brasileiro”, pontuou Eliana Mutchnik. “As aulas do Projeto Gol do Brasil são com turmas mistas, pois a gente entende que até os 13 anos de idade tem a mesma maturação e motiva para que os meninos aceitem que as meninas podem jogar futebol”, concluiu.
“O Gol do Brasil, importante projeto de inclusão para todo o país, vai fortalecer a parceria entre FIFA, CBF, Federação Cearense de Futebol, Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza. O projeto Areninhas é um excelente equipamento, com boa estrutura e será uma importante ferramenta para as crianças e os adolescentes praticarem o esporte” falou o presidente da FCF, Mauro Carmélio.
“Eu acho que o nosso estado e o nosso município partem na frente principalmente na questão da estrutura esportiva que nós temos, como as Areninhas em todo o estado, um equipamento que tem todas as condições físicas de receber esse Projeto, com toda estrutura pedagógica muito importante e que vem agregar aos nossos projetos sociais desenvolvidos tanto pelo Governo do Estado, como pela Prefeitura de Fortaleza. Tenho certeza de que será um sucesso”, falou o secretário da SEJUV, Rogério Pinheiro.
“O Projeto vai atender crianças de 6 a 17 anos, no sentido de dar mais oportunidades aos jovens, da inclusão social, da capacitação e de um jovem garoto ter a oportunidade de quem sabe um dia despontar e jogar em grandes times”, projetou o secretário da SECEL, Ozires Pontes. “Para nós é uma alegria imensa a parceria com a CBF e nós vamos fazer todos os esforços possíveis para possamos começar o mais breve possível”, finalizou.
“É uma satisfação muito grande recebermos o Gol do Brasil, projeto muito importante na área social e para isso contamos com a importante participação do Governo do Estado, através da SEJUV e da Prefeitura de Fortaleza, por meio da SECEL. Acreditamos muito na inclusão social e principalmente pelo esporte. Esse Projeto veio para alavancar cada vez mais aquelas pessoas que estão mais vulneráveis possam ter acesso ao futebol, e quem sabe sair dali um grande craque”, falou o vice-presidente da FCF, Eudes Bringel.
Projeto Gol do Brasil
É uma das principais iniciativas da CBF Social, braço de responsabilidade social e desenvolvimento da entidade. Implementado há mais de um ano, é um projeto com a chancela de cooperação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Parcialmente financiado pelo Fundo Legado Copa do Mundo FIFA 2014, o Gol do Brasil tem a previsão de atender mais de 18 mil jovens entre 6 e 17 anos de idade até 2022.
A metodologia para o desenvolvimento desta interação social pode ser implementada com treinamentos de futebol de campo, salão, praia ou society. Além da prática esportiva, os estudantes contam ainda com acompanhamento psicológico e assistência social para auxiliar no ensino das habilidades de vida. Todas as unidades também fornecem aos participantes uniformes, equipamentos esportivos e alimentação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário