RD - TV

Cearenses no BRASILEIRÃO 2021 III

FORTALEZA E CEARÁ ESTREIAM NESTE DOMINGO NO BRASILEIRÃO O VOZÃO EM CASA E O LEÃO FORA

SÉRIE A

Na elite do futebol brasileiro Fortaleza e Ceará além da rivalidade natural no estado entre os dois, as diretorias de ambos trabalham com muito afinco para que se mantenham neste patamar maior do futebol em nosso pais. Além de que, no ano passado o Fortaleza esteve na Sul americana participando pela primeira vez de um torneio internacional, neste ano foi a vez do Ceará e isto demonstra que o futebol cearense vive um excelente momento dentro do cenário futebolístico brasileiro.

CEARÁ


Vice Campeão cearense e vice campeão nordestino o Alvinegro cearense esteve muito bem posicionado na Copa Sul Americana torneio internacional no nosso continente porem, foi eliminado da disputa na ultima partida da primeira fase. Tomando por base as condições atuais e a bela campanha do último Brasileirão, quando chegou entre os dez primeiros colocados na tabua de classificação do torneio, presume-se que o Vozão pode e deve fazer um boa campanha neste ano ainda, sob o comando do Técnico Guto Ferreira importante figura na ascensão do Ceará em 2021.

O Ceará tinha três objetivos principais no 1º semestre de 2021: conquistar a Copa do Nordeste e o Campeonato Cearense e avançar de fase na Copa Sul-Americana. Todos chegaram perto de ser obtidos, e não precisaria nem atingir todos os três, mas apenas um já seria de bom tamanho.

O problema é que nenhum foi obtido. Nos momentos decisivos, dependendo apenas de si, o time fracassou nos três. E agora, vê crescer a pressão por resposta na Copa do Brasil e na Série A do Campeonato Brasileiro, os dois objetivos restantes.

Avançar de fase na Sula não era, a princípio, obrigação para o Ceará. Mas o referencial mudou. Com a boa campanha que o próprio time fez e também com as derrotas na Copa do Nordeste e no Cearense. Sobretudo pela forma como ocorreu, liderando a competição inteira e perdendo justamente na última rodada ao ser derrotado pro time mais fraco do grupo e que já estava eliminado.

No Nordestão, venceu o Bahia por 1 a 0 no jogo de ida e, na partida de volta, dependia apenas de um empate para ser Tricampeão. Mas perdeu por 2 a 1 e foi derrotado nos pênaltis.

No Estadual, precisava de uma vitória simples sobre o Fortaleza, na decisão, para ficar com o título. Mas não passou do 0 a 0 e viu o rival ser Tricampeão.

Passar às oitavas da Sula, que seria inédito e histórico, era então o sucesso restante no 1º semestre. O jogo contra o Jorge Wilstermann era decisivo, o Ceará dependia apenas de si e de uma vitória simples, mas novamente fracassou.

O QUE ESTÁ ERRADO?

Isso não quer dizer que está tudo errado e tem terra arrasada. Não vejo assim. Mas está bem claro que não está tudo certo, como muitas pessoas poderiam imaginar.

E tem alguma coisa muito estranha para o time não corresponder nos momentos decisivos. Os jogos mais importantes tiveram resultados ruins. Todos eles. Algo está errado.

E penso que o problema é dentro de campo mesmo. Fora das quatro linhas, o clube tem executado o que se planejou.

Os jogadores que não estão correspondendo.

Aspecto psicológico parece pesar demais nos atletas. O físico também. Time já dá sinais de desgaste. E precisa reagir. A Série A começa agora.

O QUE FAZER?

Somente uma boa campanha no Brasileirão, com tranquilidade e brigando por Sul-Americana e quem sabe uma Pré-Libertadores, ficando sempre longe da zona de rebaixamento, será capaz de trazer mais tranquilidade na temporada do Ceará. Esta meta do alvinegro cearense tem início neste domingo 30, diante do Grêmio Porto Alegrense na Arena Castelão.

Algo mais imediato que pode trazer também confiança e uma nova moral psicológica é a Copa do Brasil. Nos dias 2 e 10 de julho, o Vovô define a classificação contra o maior rival, Fortaleza, e da mesma forma que é uma grande oportunidade, representa igual perigo de piorar ainda mais.



O que será preciso fazer para recuperar o elenco e extrair o máximo do que os jogadores podem render e não estão rendendo? Este é um desafio que Guto Ferreira terá que resolver o mais rápido possível para que o Alvinegro não saia dos trilhos nas disputas restantes.

FORTALEZA


Tri campeão estadual de técnico novo, aos poucos o Fortaleza começa a sair da era Rogério Ceni, uma das melhores na história do tricolor de aço cearense, quando conquistou quase tudo que disputou. Praticamente com sua base ainda formada por atletas da era de “ouro”, agora sob o comando do argentino Juan Pablo Vojvoda, o Leão busca reencontrar o belo futebol dos anos anteriores e quem sabe em 2023 termos nossos dois representantes disputando torneios Sul americanos juntos pra orgulhos de seus torcedores e dos amantes do futebol Cearense independentemente das cores do coração.Tranquilidade e nada de esperar até a última rodada para sacramentar a permanência. É isso que o torcedor do Fortaleza espera do clube na disputa da Série A do Campeonato Brasileiro 2021, que se inicia para o Tricolor neste domingo (30), às 11 horas, contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte. O Brasileirão é o principal objetivo do Leão do Pici na temporada e a competição será, também, o grande teste para o técnico argentino Juan Pablo Vojvoda.

Desde que chegou, o treinador ainda não perdeu. Em cinco jogos, quatro vitórias e um empate, acumulando a conquista do Campeonato Cearense sobre o maior rival, Ceará. O início é animador não somente pelos resultados, mas pela identidade que, em pouco tempo, o argentino implementou no clube, com um estilo ofensivo, que valoriza sempre a posse de bola e um time que ataca o tempo inteiro e marca muitos gols.

Porém, a Série A será o grande teste para Vojvoda. Agora o Fortaleza enfrentará os principais times do futebol brasileiro, em cenários bem mais complicados, e sem a facilidade encontrada em partidas contra equipes inferiores tecnicamente. É o momento que Juan Pablo deve mostrar o valor do seu trabalho.

E ele terá que fazer isso, também, para apagar da memória dos tricolores a péssima campanha realizada na temporada 2020. O Fortaleza ficou na 16ª colocação e empatou em pontos com o Vasco, mas o time carioca foi rebaixado no saldo de gols. Os leoninos passaram sufoco até a última rodada, com reflexo de uma campanha extremamente irregular, que totalizou 17 derrotas, quase um turno inteiro.

A turbulência começou exatamente após a saída de Rogério Ceni, que foi comandar o Flamengo. O Fortaleza, então, teve Marcelo Chamusca e Enderson Moreira como técnicos posteriores. Nenhum conseguiu implementar um bom trabalho e o clube quase foi rebaixado.

A chegada de Vojvoda renovou completamente os ares no Pici. É um técnico que entende muito de futebol, tem a simpatia de todos do clube e a fácil compreensão das ideias por parte dos atletas.

Por isso, o Fortaleza entra na competição não somente pensando em assegurar a permanência, mas sim em brigar por algo a mais. Vaga na Copa Sul-Americana é o objetivo, além, claro, de se manter sempre afastado e com uma vantagem segura sobre a zona de rebaixamento. Chega de ficar perto do Z-4.

Fazer um bom trabalho no Tricolor é também um desafio e oportunidade pessoal para o próprio Vojvoda. Com passagens por Defensa y Justicia, Huracán e Talleres, todos da Argentina, além de Unión La Calera, do Chile, ele conquistou o primeiro título da carreira com o Leão do Pici.

E tem, também, a primeira chance de trabalho no Brasil, que é um forte expoente para treinadores. Vojvoda sabe que se fizer um bom trabalho no Fortaleza, um clube intermediário do cenário nacional, trará muita visibilidade ao seu trabalho e também ao clube. É uma relação ganha-ganha.

O Tricolor tem um bom elenco, melhor inclusive que das últimas temporadas, mas ainda há necessidade de reforços. Um centroavante é a principal urgência do momento, tendo em vista que Wellington Paulista é o único jogador de origem da posição.

Mas a evolução passa não somente pela chegada de novas peças, mas pela compreensão e melhor desenvolvimento das ideias do treinador. Vojvoda chegou tem menos de um mês, e o time ainda não tem sua identidade. O melhor padrão somente será encontrado no decorrer do próprio Campeonato Brasileiro, e o elenco tem capacidade de jogar ainda melhor e evoluir nos conceitos que o argentino pensa para a equipe.

O torcedor leonino só espera que essa evolução possa ocorrer de forma mais rápida. Os três pontos da primeira rodada valem tanto quanto os da última, e não há tempo a perder. Sobretudo para quem quer mais sossego e tranquilidade na caminhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Supercopa Seomo Sub-15 - Estação 3x1 Terra e Mar 02 10 2024

Douglas, abriu o placar para o Terra e Mar numa bela cobrança de falta, porem o Estação precisava vencer , então Garlene, craque do jogo, em...

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier