Neste final de semana começa mais um campeonato Brasileiro de futebol em suas quatro séries: A, B, C e D. O estado do Ceará só não tem representante na série B porém, nas demais, temos sete clubes a saber: Dois na Série A, dois na Série C e três na série D.
SÉRIE D
A Série D do Campeonato Brasileiro começou sua 13ª edição nesta quarta-feira 26, com a fase preliminar, em que oito equipes se enfrentam em mata-mata para definir os quatro que passam à fase de grupos. As partidas de volta para ver quem segue na briga pelo acesso serão no domingo.
Fase preliminar
Jogos de ida - 26 de maio (quarta-feira)
SÉRIE D
Santana AP 1 x 2 GAS RR
Tocantinópolis-TO 2 x 0 Picos PI
Real Ariquemes-RO 0 x 2 Brasiliense-DF
Aquidauanense-MS 1 x 4 Rio Branco ES
Jogos de volta - 30 de maio (domingo)
Grêmio Atlético Sampaio-RR X Santana - 17h
Picos-PI x Tocantinópolis TO (Helvídio Nunes) - 16h
Brasiliense DF x Real Aríquemes RO (Boca do Jacaré) - 15h
Rio Branco ES x Aquidauanense-MS (Kleber Andrade) - 18h
A primeira fase – já com 64 clubes – começa no dia 5 de junho. As equipes serão divididas em oito grupos de oito times cada, com partidas de ida e volta. Os quatro melhores de cada chave se garantem na segunda etapa.
As 32 equipes remanescentes, então, se enfrentam em confrontos eliminatórios até a definição do campeão e dos acessos à Série C de 2022.
Resumo da Série D 2021
Fase preliminar: 8 times disputam 4 vagas (de 6 a 13 de setembro)
Fase de grupos: 64 equipes divididas em 8 grupos com 8 times (5 de junho a 5 de setembro)
Segunda fase: início do mata-mata com os 32 times classificados (11 a 19 de setembro)
Oitavas de final: 16 classificados (25 de setembro a 3 de outubro)
Quartas de final: 8 classificados (9 a 17 de outubro)
Semifinais: 4 classificados garantem vaga na Série C 2022 (23 a 31 de outubro)
Finais: campeão e vice (7 e 14 de novembro).
Com relação aos nossos representantes, o Atlético Cearense está no Grupo 3 como também o Caucaia já o Guarany de Sobral no Grupo 2.
Confira a composição dos grupo dos cearenses
Grupo 2: 4 de Julho-PI, Guarany de Sobral CE, Imperatriz MA, Juventude MA, Moto Club MA, Palmas TO, Paragominas PA e (Tocantinópolis TO ou Picos-PI).
Grupo 3
ABC RN, América-RN, Atlético-CE, Campinense PB, Caucaia CE, Central-PE, Sousa PB e Treze PB.
Depois de uma excelente campanha no cearense 2021, onde apesar de todos os percalços de mais um ano pandêmico, a “Águia” chegou às semifinais do certame com um equipe muito qualificada e sob o comando de um técnico de grande prestigio no futebol cearense, no caso o Professor Raimundinho.
O Atlético Cearense é uma das equipes do nosso futebol, que ultimamente vem revelando muitos novos valores, e é com esta característica que vem crescendo não só no futebol cearense mas, também no cenário nacional. Comum plantel formado por atletas jovens mesclado com alguns mais experientes, aguarda-se do Rubro negro da “Precabura” uma boa campanha na série D deste ano, certame que já teve dois cearenses campeões. O Guarany de Sobral em 2010 e o Ferroviário em 2018. A “Águia da Precabura” estreará no certame no Sábado 05/06, as 15h diante do Sousa do RN, no Estádio Marizão, casa do adversário.
Após ter feito uma razoável campanha na primeira fase do cearense 2021, o Caucaia não conseguiu repetir a mesma campanha na segunda fase, quando as condições financeiras do clube não permitiu a “Raposa” manter seus atletas parado por um longo período, e teve que liberar o time inteiro. E pra complicar ainda mais, a “Raposa metropolitana “foi condenado pelo TJD CE, quando em uma falha administrativa utilizou um atleta de forma irregular, perdendo na tabela de classificação do certame um número de pontos superior aos ganhos em campo, este fato prejudicou substancialmente o tricolor caucaiense. Dentro destas condições é que o Caucaia vai estrear na Série D no Domingo 06, as 16h no Estádio Domingão em Horizonte diante do Campinense PB.
Desmontada a equipe ao final do certame 2020, o Guarany não se apresentou para o certame cearense de 2021 com a mesma força do ano anterior. Assim sendo foram muitos os caminhos seguidos, mas que não conduziram o “Cacique do vale” á uma boa performance no certame em 2021, em detrimento a boa campanha do ano anterior. Ao final da primeira fase do certame cearense do ano atual, o “Guarasol”, infelizmente foi rebaixado para série B estadual, ficando sem opção de jogos até o início da série D.
CURIOSIDADE
O “título” de recordista em participações segue com o Central, da cidade de Caruaru, no interior de Pernambuco. Será a 11ª tentativa de acesso da equipe pernambucana. O Alvinegro só ficou de fora da disputa da Série D em 2011 e 2012.
Tradicional no futebol nordestino e com mais de 100 anos de fundação, a Patativa já disputou duas vezes a Série A, em 1979 e 1986. Outro tabu persegue o alvinegro: o clube nunca passou de um mata-mata na quarta divisão.
O Central não tinha vaga garantida na competição, mas herdou a vaga do Salgueiro. O Carcará alegou problemas financeiros e desistiu de disputar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário