RD - TV

Copa do Nordeste - Confira as novas regras

Taça da Copa do Nordeste  (Foto: Kin Saito/CBF)
Confira as novas regras de vagas para a Copa do Nordeste a partir de 2019
Reunião com dirigentes nesta sexta na CBF oficializa mudanças na fórmula de disputa do Nordestão, que ficará enxuto: 16 equipes, fase preliminar e novo critério de escolha
A diretoria da CBF  e os os dirigentes dos clubes nordestinos se reuniram  na tarde desta sexta-feira na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, oficializou as mudanças na Copa do Nordeste a partir de 2018. As alterações no formato de disputa haviam sido anunciadas em fevereiro: 16 times, ao invés dos 20 das últimas três edições, e uma fase preliminar. Em 2019, o Nordestão passará novamente por modificação: algumas vagas deixarão de ser concedidas através da posição nos campeonatos estaduais e serão destinadas às equipes com melhor posição no ranking nacional de clubes da CBF.
- Foi confirmado o que havia sido discutido antes, com a presença de todos os clubes e assinatura em ata da assembleia – confirmou o presidente da Federação de Futebol do Piauí, Cesarino Oliveira, um dos presentes na reunião.
A principal alteração da Copa do Nordeste será no número de participantes, reduzido de 20 a 16 equipes. Para 2018, classificam-se diretamente os nove campeões estaduais e os vices da três federações melhor ranqueadas (Bahia, Pernambuco e Ceará). As outras quatro vagas virão de uma fase preliminar, disputada em forma de mata-mata, entre os vice-campeões dos outros seis estados (Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe) e os terceiros colocados dos estaduais da Bahia e Pernambuco.
Para 2019, uma mudança importante: as vagas para a fase preliminar deixarão de ser oferecidas pelos estaduais e passarão para os clubes melhor ranqueados dentro de cada estado.
A Copa do Nordeste, principal competição regional do Brasil, voltou a ser disputada em 2013 com 16 equipes de sete estados da região. A partir de 2015, o torneio passou a incluir representantes de Piauí e Maranhão, contando com 20 clubes. Reduzir o número de participantes e favorecer os clubes melhor ranqueados é uma tentativa de atrair mais atenção à competição e aumentar o público nos estádios.
Como é o atual formato?
- 20 clubes
- Campeões e vice-campeões dos nove estados participam
- Terceiros colocados dos estaduais da Bahia e Pernambuco também entram 
Como ficará em 2018?
- 16 clubes
- Nove campeões de cada estado
- Vice-campeões da Bahia, Pernambuco e Ceará
- As outras quatro vagas serão disputadas no pré-Nordestão, mata-mata que terá: seis vice-campeões (MA, PI, RN, PB, AL e SE) mais os terceiros colocados dos estaduais da BA e PE.
Como ficará em 2019?
- 16 clubes
- Nove campeões de cada estado
- O melhor clube da BA, PE e CE no ranking nacional

- Pré-Nordestão, mata-mata, com o melhor ranqueado do MA, PI, RN, PB, AL e SE, além de mais um clube da BA e PE também do ranking.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier