RD - TV

Ceará tenta garantie vaga na Copa do Brasil 2017 via Taça Fares Lopes

A Taça Fares Lopes chega à sétima edição envolto em um misto de revelação de talentos e polêmica. A competição criada pela Federação Cearense de Futebol dá vaga ao campeão na Copa do Brasil. É a terceira do Estado. As duas primeiras já são de Fortaleza e Uniclinic, campeão e vice cearenses.

Neste ano, a competição privilegia jogadores da categoria sub-23, o que seria uma forma de revelar novos talentos. Outra proposta da competição seria viabilizar calendário maior para os clubes na temporada. No caso, os 10 inscritos.

No entanto, como apenas seis jogadores profissionais podem ser inscritos, o Sindicato dos Jogadores Profissionais do Estado do Ceará (Safece) tenta reverter, na Justiça, essa regra. A alegação é de que a medida deixa boa parte dos jogadores cearenses sem emprego até o fim de 2016.


Mas, a despeito de mais essa briga fora dos gramados, a abertura da competição será neste domingo (7), às 15h30, no PV, entre Floresta e Horizonte. Na próxima quarta-feira (10), outros dois jogos complementam a rodada: Fortaleza x Guarany de Sobral e Icasa x Crato.


Quem são os times

Os times estão divididos em três grupos regionalizados. No Grupo A1, estão Ceará, Floresta, Fortaleza, Guarany de Sobral e Horizonte. No Grupo A2, há apenas dois times: Alto Santo e Esporte Limoeiro, depois da desistência do Quixadá. No A3, Crato, Guarani de Juazeiro e Icasa formam uma chave só do Cariri.


Um detalhe é que após o fracasso na Série D do Campeonato Brasileiro, Icasa e Guarani de Juazeiro se reformularam e trouxeram antigos conhecidos para comandar os times. O Verdão do Cariri contratou um ex-ídolo dos gramados para comandar a equipe: Marciano, artilheiro da equipe em temporadas passadas e que já se aposentou. Washington Luís também voltou para treinar o Leão do Mercado.

Por outro lado, Ceará e Fortaleza disputam mais uma vez o torneio. E com equipes sub-20. Os clubes aproveitam para começar a montar os elencos que vão à Copa São Paulo, no próximo janeiro. Um detalhe é que a Fares Lopes seria uma chance de o Vovô garantir vaga na Copa do Brasil. O Alvinegro foi eliminado antes das semifinais do Cearense e não tem vaga garantida ainda.

Mas como a equipe vai bem na Série B do Brasileiro, a diretoria do Ceará deve concentrar o elenco principal na luta pelo acesso à elite. do futebol brasileiro. Sem contar que, mesmo com resultados abaixo do esperado no estadual e na Copa do Nordeste, o Vovô deve ter ranking suficiente para se classificar à Copa do Brasil de 2017.

Forma de disputa

Depois das equipes jogarem entre si, as oito melhores avançam às quartas de final, que terá jogos de ida e volta, assim como semifinal e final. As duas partidas que decidem o título e a vaga na Copa do Brasil serão em 16 e 23 de outubro.


A Taça Fares Lopes 2016 terá ainda a presença de quatro clubes campeões juntos em uma mesma edição: Horizonte (2010 e 2011), Guarani de Juazeiro (2012), Icasa (2014) e Guarany de Sobral (2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPA SEROMO 04 04 2024 Escolinha do CAC e Campinense de Morada Nova fic...

Com gols de Lucas para o Atlético abrindo o placar do jogo e Vítor cobrando  pênalti para o Campinense, ainda na primeira etapa  o confronto...

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier