A pouco mais de 16 km do centro de Fortaleza, no sopé da serra da Aratanha, especificamente no distrito de Monguba, acontece uma batalha para transformar garotos em cidadãos, através do Esporte.
Cerca de 80 garotos entre 08 e 17 anos tem encontro garantido diariamente no campo do distrito, com a bola e com o ídolo maior de todos eles “Joel” o Joel da Monguba, que a mais de dez anos mantem com parcos recursos da prefeitura do município de Pacatuba o projeto “Bom de bola”’.
Aos poucos o trabalho deste ilustre desconhecido e sem nenhuma qualificação acadêmica vai tomando folego. “Já temos quatro atletas nas bases de clubes profissionais dois no Pacatuba e dois no Fortaleza” fato que enche de orgulho o “Professor”.
Gabriel de 09 anos afirma que seu sonho é ser lateral esquerdo titular do Ceará Sporting Club no futuro, “eu gosto de jogar de meia, mas o professor acha que sou melhor na lateral” se resigna o futuro craque. Dácio lateral direito do sub 17, também tem interessantes projetos. “Se o futebol não der certo continuo estudando para ser técnico em segurança do trabalho”.
Lembramos que aqui no projeto “Bom de bola”, só sobra boa vontade e carência. Carência de material, de melhores condições e até de iluminação, visto que os garotos que estudam no período da tarde só podem vir para o treino após o horário de aula.
São quase 17 h. o campinho no bucólico sopé da serra, começa a encher de futuros jogadores de futebol. Na defesa dos jovens da Monguba contra os males da atualidade, Joel divide o campo ao meio e os garotos por idade, e assim começa mais um trabalho rumo ao futuro, sem drogas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário