Em 1969 o ex-jogador húngaro Joe Martin criou o SHOWBOL. O jogo chegou ao Brasil através de Francisco Monteiro, o Todé, jogador de alguns clubes cariocas, que conheceu Martin no Canadá e trouxe a novidade em 1972, quando foi realizada a primeira partida do esporte, no Maracanãzinho.
Hoje, no Brasil, o esporte tem campeonatos brasileiros, carioca, paulista, torneio Rio-São Paulo e entre seleções, além das partidas internacionais no mundialito e Copa América, e agora também chegou ao Ceará onde a dois meses foi fundada a Federação Cearense de SHOWBOL tendo como seu primeiro presidente o ex-atleta de futsal e futebol de campo Gêra que já prometeu fazer em 2012 o primeiro campeonato cearense de Sowbol.
REGRAS - O campo de grama sintética deve ter comprimento mínimo de 42m e largura máxima de 24m. Cada time tem seis jogadores, sendo cinco na linha e um goleiro. As substituições são ilimitadas e podem acontecer a qualquer momento do jogo, sem consulta ao árbitro. A partida tem dois tempos de 25 minutos com intervalo de 10 minutos.
Quanto aos cartões, sai o velho conhecido amarelo para dar lugar ao cartão azul que é mostrado ao jogador que cometer uma falta grave, dando dois minutos de suspensão do jogo. Já o cartão vermelho tem a mesma finalidade do futebol comum, que é o de expulsão do jogador.
Na tarde desta quinta feira 17 foi aberto em arena montada no Ginásio Paulo Sarasate em nossa capital o desafio sul americano, quadrangular formado pelas seleções do Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia.
Os times da Argentina e Colômbia fizeram a partida de abertura da Copa América de showbol em Fortaleza.
Os argentinos partiram na frente e chegaram a abrir uma vantagem em cima da Colômbia de cinco a três, mas no segundo tempo, Colômbia reagiu e chegou a virar o jogo. Aos 11 minutos do segundo tempo, Argentina voltou a empatar no placar, 8 a 8, mas os colombianos reagiram mais uma vez e abriram placar com quatro pontos de diferenças.
O time da Argentina voltou a reagir, mas não foi o suficiente para vencer a partida, que encerrou 12 a 10 para Colômbia.
A Argentina montou sua escalação com Jorge Vivaldo, Mariano Dalalibera, Cristian Dolberg, Nelson Vivas, Daniel Lopes e Andres. Durante a partida ainda entraram José Chatruc, Castillo e Bartelt.
O time argentino tem como técnico Marcel Bandola. Já a Colômbia entrou com Hugo Tuberguia, Carlos Alvores, Carlos Guitierrez, John Perez, Diego Ozorio, Carlos Castro. Durante a partida entraram Oswaldo, Edgar e Audres, no comando de Hector Agudelo.
No saldo de gols, Carlos Castro, marcou sete gols pela Colômbia enquanto Daniel Lopes foi o jogador com maior número de gols na partida, três.
Na partida principal, o Brasil até de certa forma venceu com facilidade por 12 a 6 os uruguaios.
O jogo Brasil Uruguai, teve direito a cartão amarelo e duas paralisações, para conferir jogadas. A primeira foi uma bola para fora do campo e a segunda um quase gol dos uruguaios em cima do Brasil.
O Brasil entrou em campo com: Robertinho, Júnior Baiano, Júnior Paulista, André Cruz, Paulo Sérgio. Viola, Djalminha, Djair, Válber, Emerson, Maisena e o cearense Gêra, entraram o decorrer da partida. O treinador do time é Ernesto Paulo. Já o Uruguai trouxe a campo: Jorge Sere, Tony Gomez, Martin Rivas, Fernando Rosa, Gonzalo Delo Santos, Gustavo Badei, Gabriel Cedrez, Fernando da Silva, Nicolas Rotundo, Carlos Diaz, Sergio Martinez, sob o comando de Alejandro Gumelo.
Os gols brasileiros da partida, foram marcados por Djalminha 4, Viola 3, Juninho Paulista 3. André Cruz e Júnior Baiano fizeram um gol cada. Já os gols uruguaios, foram marcados por Nicolas Rotundo, Gabirel Cedrez e Martin Rivas 2 gols cada.
Brasil e Colômbia lideram a tabela dos jogos, com três pontos cada. Os jogos da copa continuam no próximo sábado (19), quando Argentina enfrenta o Uruguai às 10h30 e o Brasil joga contra a Colômbia às 11h30. No último dia de jogos, ocorre o clássico Brasil e Argentina (11h30) e a Colômbia enfrenta o Uruguai (10h30).
Nenhum comentário:
Postar um comentário