Neste sábado à tarde e sexta noite,25/26 , numa rodada emocionante, tudo ficou definido no Campeonato Brasileiro da Série B 2011. O Sport garantiu a quarta vaga de acesso ao vencer o Vila Nova, por 1 a 0. Por outro lado, na briga contra o rebaixamento, sobrou mesmo para o Icasa, que perdeu para a campeã Portuguesa, por 2 a 0, mesmo atuando em casa.
Dessa forma, subiram para a série A 2012, dois paulistas – Portuguesa e Ponte Preta – e dois pernambucanos – Náutico e Sport. O Náutico sagrou-se vice-campeão ao empatar com a Ponte Preta, por 2 a 2, em Recife. Aliás, festa total na capital de Pernambucano, com os acessos dos rivais Náutico e Sport e também com o Santa Cruz, que garantiu o aceso para a Série C.
Estão garantidos no Brasileirão 2012:
Portuguesa
Náutico
Ponte Preta
Sport Recife
Caíram para a Série C:
Icasa
Vila Nova
Salgueiro
Duque de Caxias
Última vaga é do Sport
Com R$ 2 milhões de prêmio para segurar o Sport, o rebaixado Vila Nova correu muito. Mas não impediu a vitória pernambucana, por 1 a 0. Com isso, o Sport chegou aos 61 pontos e ficou com a quarta vaga.
O Bragantino perdeu para o Paraná, por 1 a 0, em Curitiba, ficando em sexto, com 58 pontos. O Vitória virou sobre o ASA, por 2 a 1, em Arapiraca, ficando em quinto lugar, com 60 pontos. E o Boa Esporte empatou por 2 a 2 com o duque de Caxias, ficnado em sétimo, com 57 pontos.
E caiu mesmo o Icasa
Na briga contra o descenso deu a lógica. O Icasa caiu porque não conseguiu segurar a campeã Portuguesa, mesmo atuando no Estádio romeirão, em Juazeiro do Norte. Perdeu por 2 a 0. O Icasa terminou com 47 pontos, em 17.º lugar.
O resultado livrou a barra dos outros ameaçados: São Caetano, ASA, Guarani e Paraná. No ABC paulista, o São Caetano venceu por 1 a 0 Criciúma, ficando com 51 pontos, em 15.º lugar. Em Campinas, o Guarani fez 2 a 0 sobre os reservas do Goiás, chegando aos 52 pontos, em 12.º lugar.
Em Arapiraca o ASA perdeu para o Vitória, por 2 a 1, de virada, ficando em 16.º, com 48 pontos, mas libvre da queda.
O JOGO
O Icasa começou pressionando, em chute de Preto de fora da área, mas quem chegou com perigo foi a Portuguesa. Aos quatro minutos, Marcelo Cordeiro cobrou escanteio, Leandro Silva desviou de cabeça, e a bola foi na trave. Depois, o Icasa tentou ameaçar, mas não conseguia passar pela boa marcação da Lusa, que fechadinha, se preparava para surpreender nos contra-ataques.
Após isso, o Verdão do Cariri seguiu com mais posse de bola, porém de forma menos objetiva do que a Portuguesa, que em troca de passes rápidos, conseguia chegar com mais facilidade a meta de Carlos Luna. A Lusa teve outra chance, novamente em cobrança de escanteio de Marcelo Cordeiro, que Leandro Silva tocou de cabeça, desta vez a bola passou rente a trave do goleiro icasiano.
Enfim, o Icasa chegou pela primeira vez com perigo, aos 22 minutos. Edson recebeu na entrada da área e chutou firme em direção ao gol de Weverton, a bola passou perto e levou perigo ao goleiro do time paulista. Seis minutos depois, o Icasa teve outra chance, Preto recebeu na entrada da área e chutou de bico, a bola passou bem perto da trave de Weverton. Após o lance, Leandro Silva e Preto ficaram caído no gramado.
O Icasa continuou em cima e teve outra chance com Alex Afonso, de cabeça, aos 30 minutos, mas a bola foi por cima da meta de Weverton. No minuto seguinte, Marcelo Cordeiro puxou contra-ataque, a bola chegou aos pés de Cleiton, que chutou firme para a defesa de Carlos Luna.
Antes do final da etapa inicial, a Portuguesa saiu na frente. O zagueiro Luiz Henrique falhou, a bola sobrou com Júnior Timbó, ele avançou pela esquerda e tocou na saída de Carlos Luna, para colocar a Campeã da Série B de 2011 na frente do placar.
O Icasa voltou para o segundo tempo, com duas mudanças, entraram Júnior Xuxa e Marciano nos lugares de Edson e Alex Afonso, respectivamente. As mudanças não surtiram o efeito desejado e quem chegou primeiro foi mais uma vez a Portuguesa, com Henrique, aos oito minutos, porém ele errou a finalização.
No minuto seguinte, Preto chutou da entrada da área e o goleiro Weverton fez a defesa. A Lusa, melhor time da competição, ampliou a vantagem aos 11 minutos, após boa troca de passes no seu campo de ataque, a bola sobrou nos pés de Henrique, que livre de marcação, só teve o trabalho de mandar para as redes.
Quatro minutos depois, o Icasa perdeu chance clara de gol, após passe de Osmar, a bola sobrou com Marciano, ele girou e chutou para o gol, porém a defesa da Lusa, bem postada evitou o gol do Icasa. No minuto seguinte, Diego Palhinha passou pela marcação e finalizou em cima de Weverton, que mandou para escanteio.
Depois disso, o jogo ficou meio sonolento, com o Icasa tentando desesperadamente fazer um gol, mas quem quase ampliava era a Lusa com Guilherme, ele chutou firme a bola tocou na trave. Aos 28 minutos, Júnior Xuxa cobrou bem, falta da entrada da área, e a bola passou perto da meta de Weverton.
Seis minutos depois, o Icasa teve nova cobrança com Júnior Xuxa, e novamente a bola passou perto da meta de Weverton. No minuto seguinte, Preto arriscou firme de dentro da área, e o goleiro da Lusa fez nova defesa. Aos 37 minutos, Laécio tocou de cabeça e obrigou Weverton a fazer grande defesa. No minuto seguinte, Osmar chutou de fora da área e a bola passou perto da meta do time paulista.
Aos 39 minutos, Júnior Xuxa fez boa jogada pelo meio e passou para Marciano, ele pegou de primeira e o goleiro Weverton fez outra grande defesa, impedindo a chance do Verdão fazer o primeiro no jogo. No minuto seguinte, Eliélton chutou da entrada da área e mais uma vez, Weverton fez a defesa.
Aos 42 minutos, em contra-ataque rápido a Lusa quase ampliava o placar, Lucas Gaúcho recebeu na entrada da área e chutou firme para o gol, a bola passou rente a trave de Carlos Luna. Nos acréscimos, Marciano tocou de cabeça e Weverton mais uma vez fez a defesa.
Confira os resultados da 38.ª rodada:
Sábado
São Caetano 1 x 0 Criciúma
Guarani 2 x 0 Goiás
ASA 1 x 2 Vitória
Vila Nova 0 x 1 Sport
Paraná 1 x 0 Bragantino
ABC 3 x 1 Americana
Náutico 2 x 2 Ponte Preta
Duque de Caxias 2 x 2 Boa Esporte
Icasa 0 x 2 Portuguesa
Sexta-feira
Grêmio Barueri 2 x 1 Salgueiro
Ficha Técnica
| Icasa | 0 | x | 2 | Portuguesa | |
Fase
Única
Rodada
38ª
Data
26/11/2011
Horário
17h00
Local
Estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte (CE)
Árbitro
Wagner Reway (MT)
Assistentes
Fábio Pereira (TO) e Lincoln Ribeiro Taques (MT)
Gols
Portuguesa: Júnior Timbó 42' 1T, Henrique 11' 2T
Icasa
Carlos Luna;
Osmar, Luiz Henrique (Laécio), André Turatto e Edson (Júnior Xuxa);
Luiz Ricardo, Eliélton, Guto e Diego Palhinha;
Preto e Alex Afonso (Marciano)
.
Técnico: Raimundinho (interino).
Portuguesa
Weverton;
Luís Ricardo, Renato, Leandro Silva (Diego) e Marcelo Cordeiro;
Boquita, Guilherme, Henrique e Júnior Timbó Raí);
Cleiton (LUcas Gaúcho) e Edno.
Técnico: Jorginho.