Foi confirmada na manhã desta segunda-feira 09, pelo presidente da Liga de Futebol dos clubes do Nordeste, Alexi Portela, as presenças, de dois times cada dos estados do Piauí e Maranhão na Copa do Nordeste em 2015.
No entanto, o dirigente fez questão de deixar claro que haverá “regras” de participação. Para terem seus nomes confirmados na competição, Piauí e Moto Club, vice-campeões estaduais, precisam garantir que irão arcar com todos os custos financeiros, sem receber qualquer tipo de apoio da organização do torneio. River-PI e Sampaio Corrêa, campeões, serão bancados.
- Foi algo que conversamos com todas as federações que compõe a Liga. Informamos aos presidentes das federações de Piauí e Maranhão sobre essa condição e eles precisam nos dar uma resposta o mais breve possível para montarmos a tabela e toda a logística do torneio – explicou Alexi.
O presidente da Liga também destacou que houve uma mobilização para que Piauí e Maranhão fossem incluídos geograficamente no Nordeste, segundo o mapa de competições da CBF. Para isso, foi necessário modificar o contrato de 10 anos assinado entre a comissão organizadora da Copa do Nordeste e entidade máxima do futebol nacional. Assim, para a edição do "Nordestão 2015", River-PI e Sampaio Corrêa se juntam aos 16 times da região e aguardam o posicionamento final dos últimos representantes, Piauí e Moto Club.
Rachar os recursos com mais quatro seria complicado. “A ideia é bancar River-PI e Sampaio e cobrar dos outros dois (Piauí e Moto Club)”
Alexi Portela, sobre vagas do PI e MA na Copa do Nordeste de 2015.
- Temos um contrato assinado com a CBF de 10 anos para esse regulamento e, com muita luta, conseguimos modificar para incluir os dois estados. Em contrapartida, fomos cobrados pelos membros que compõe a Liga, pois temos 16 times participantes e ter que rachar os recursos com mais quatro seria complicado. A ideia é bancar River-PI e Sampaio e cobrar dos outros dois (Piauí e Moto Club), ou seja, que ambos sejam responsáveis para arcar com suas despesas durante o torneio. Só assim, estarão garantidos – frisou Alexi Portela, presidente da Liga.
Além dos custos próprios, que envolvem passagens, translado e hospedagens, Piauí e Moto também terão que bancar os times visitantes com os mesmos gastos. A Liga precisa da confirmação das equipes até o dia 25 de julho, prazo final para os clubes apresentarem todas as garantias de que irão cumprir com o acordo firmado.
SAIBA MAIS
Reunião em abril irá confirmar PI e MA na Copa do Nordeste, diz presidente.
- A Copa do Nordeste é uma competição de grande porte e precisa de uma logística muito bem feita para ter sucesso. Por isso, estabelecemos uma data limite para as equipes apresentem seus planos de patrocínios. Precisamos fechar com hotéis, empresas aéreas e tudo isso precisa de prazos. Até o dia 25 de julho, as duas federações (PI e MA) devem se pronunciar – completou Alexi Portela.
A Copa do Nordeste é o maior torneio da região e atualmente é composta por 16 equipes. Piauí e Maranhão, mesmo pertencendo à região, não estavam inclusos como estados participantes. Em outras edições, piauienses e maranhenses jogavam paralelamente a extinta Copa Norte. Em 2015, será o primeiro "Nordestão" com os dois estados.
FFP realiza coletiva sobre confirmação
O presidente da Federação de Futebol do Piauí (FFP), Cesarino Oliveira, convocou a imprensa para uma entrevista coletiva nesta terça-feira. O mandatário deve confirmar a presença do River-PI e esclarecer todas as condições sobre a participação do Piauí Esporte Clube na competição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário