Fechado para jogos oficiais por conta de reformas estruturais, e adequações às exigências das instituições que regem o futebol cearense, o Estádio Alcides Santos está próximo de ser liberado. Conclusão que se tira diante das explicações dadas pelos engenheiros Veimar Nobre (MITT), e Osmar Delboni Júnior (FCF).
Os dois técnicos acompanham passo a passo as obras de reforma do estádio, e estiveram na Sala de Imprensa Carlos Rolim Filho nessa segunda-feira, quando passaram aos jornalistas e radialistas presentes, detalhes da requalificação do Parque dos Campeonatos, no sentido de que possa voltar sediar jogos oficiais.
VEIMAR NOBRE
Laudos necessários
“Para a liberação do estádio são necessários quatro laudos. Do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Vigilancia Sanitária e do CREA. Os três primeiros a gente já havia conseguido e dado entrada. Depois disso tentamos conseguir o último, que era o do CREA, mas como tínhamos alguns problemas de acessibilidade, que fazem parte da modernização dos estádios, que a CBF, a FCF e o Ministério Público estão exigindo. Então a gente convidou o Dr. Osmar Delboni, que é engenheiro da Federação Cearense de Futebol, como também da CBF, e que tem uma grande experiência no Brasil, no que se refere a laudos de estádios de futebol. E ele nos ajudou demais, tendo que em vista que enumerou detalhadamente os itens que teríamos que atender para conseguir esse laudo do CREA, inclusive no tocante à acessibilidade de pessoas deficientes, isso nós estamos fazendo”.
OSMAR DELBONI JR.
Processo de liberação do estádio
“Elaboramos o laudo técnico do Estádio Alcides Santos, baseado nas exigências que se fazem necessárias, e agora o liberamos para ser protocolado na Federação, que por sua vez, recebendo esse laudo do engenheiro irá encaminhá-lo através de um documento, ao Ministério Público, mais precisamente ao NUDETOR, que é o Núcleo do Torcedor, onde temos um Promotor, que é o Procurador Dr. José Wilson Sales, que é capacitado, muito responsável, o qual fará a análise junto ao departamento de engenharia, que virá vistoriar o cumprimento dessas exigências, e comprovando o que foi exigido e atendido, passa o seu consentimento à Federação, que libera o estádio para jogos oficiais. É esse o procedimento que é feito nesse caso”, explicou o engenheiro.
Capacidade do Alcides Santos
“Tivemos que fazer algumas reduções, porque nós não podemos mais contar com torcedores de pé. Com isso nós tivemos a favor da segurança, estamos com 5.500 torcedores sentados, é isso que está no nosso laudo, levantados de acordo com as normas técnicas que nós temos”, ressaltou Delboni.
O engenheiro da FCF também fez questão de ressaltar que o laudo elaborado nesse momento foi muito criterioso, principalmente no que se refere ao item segurança, citando que foram feitos vários testes de carga, objetivando medir a capacidade de peso das arquibancadas do Pici. Avaliações que o deixaram bastante tranquilo quanto à segurança do Estádio Alcides Santos
Site oficial do Leão
Nenhum comentário:
Postar um comentário