RD - TV

De volta para futuro II:Cintanegrinos! Clube dos Príncipes! O Maguary esta de volta

Por quase vinte anos, entre as décadas de 1920 e 1940, o Sport Club Maguary figurou entre as principais forças do futebol no Ceará.
Criado em 1925,(ou 1924 como consta no escudo?) no bairro do Alagadiço (hoje São Gerardo) pela família Barbosa Freitas, fazia parte do seleto quadro de sócios do clube boa parte da elite fortalezense.
O futebol, esporte ainda tido como marginal era praticado pelos jovens associados, uma inovação, para a época.
A primeira competição oficial que o Maguari participou foi o Estadual de 1927. No qual teve uma boa participação, ficou em 3º lugar, atrás apenas de Fortaleza (campeão) e Fluminense (vice) e à frente dos tradicionais Nacional (4º), Ceará (6º) e América (7º), no ano seguinte 1928 o Maguary conseguiu o primeiro vice-campeonato.
Vestidos de branco, com uma listra preta horizontal na altura do peito, calções e meiões negros compunha o uniforme da aristocrática agremiação.
Os atletas ganharam o apelido de cintanegrinos. Contudo, o Maguary não demorou muito para passar a ser conhecido pelo nome que o consagrou nos gramados: “Clube dos Príncipes”, em virtude da maioria dos atletas serem jovens oriundos da elite social fortalezense, segundo, José Leite Jucá, último presidente do clube.Graças ao bom desempenho do time, o Maguary passou a agregar simpatizantes em todas as classes sociais de nossa cidade, na década de 40, rivalizava com o Ceará em torcida, muito a frente de Fortaleza e Ferroviário.
O crescimento dos cintanegrinos veio associado aos títulos. Entre 1927 e 1945 o clube disputou o Cearense vencendo em quatro edições (1929, 1936, 1943 e 1944) e foi vice-campeão em sete oportunidades, possuindo ainda o artilheiro estadual em cinco edições.
Após conquistar o bicampeonato em 43/44, o Maguari entrou como favorito para o campeonato de 1945, mas perdeu o tri por apenas um ponto para o Ferroviário.
A derrota abateu os príncipes, que, em meio à crise financeira e brigas com a ADC (Associação Desportiva Cearense) deixaram o futebol ainda naquele ano.
Os esforços e recursos do clube foram revertidos para a construção da sede social que o Maguary possuiu por muito tempo na Rua Barão do RioBranco, O clube parou o futebol, mas continuou sua vida social.
O escritor e pesquisador Airton Fontenele afirma que em temporada de amistosos no Ceará em 1939 o Esporte Clube Bahia, que no ano anterior, haviam saído invictos de excursão em nosso Estado, vencendo os cinco jogos disputados.perdeu a invencibilidade em terras cearenses justamente para os “Príncipes”, que venceram os baianos pelo placar de 4 tentos a 2.
“Foi um acontecimento para a época”, assegura o pesquisador.
No livro “A Verdadeira História do Futebol Cearense – 1903 a 1955”, do pesquisador baiano Frederico Maia, ele aponta os motivos que levaram a equipe cintanegrina a abandonar o futebol em 45.
“Tendo em vista as grandes despesas realizadas com seu quadro de futebol, não compensadas com as rendas do Campeonato, o afastamento do seu dinâmico presidente Egberto de Paula Rodrigues, que ingressava na política, e, especialmente, a construção de sua sede social, onde despenderia vultosa soma de dinheiro, resolveu a Diretoria do Maguari abandonar as atividades futebolísticas, afastando- se em definitivo da FCD (Federação Cearense de Desportos)”.
Além da vida social, o Maguary se destacou também em outros esportes.
O clube foi campeã estadual de basquete, na década de 50, e também disputou competições oficiais de voleibol e futebol de salão.
Em 1972, com o nome de Maguari Esporte Clube “o clube dos príncipes” retornou ao futebol porem sem o brilho de antes. Não deu certo, parou novamente em 1975, fechando definitivamente as portas.
Na reunião do conselho arbitral da terceira divisão da FCF (Federação Cearense de Futebol) nesta terça- feira (19/05) os participantes da referida reunião tiveram a grata surpresa de ouvir do Professor Aguiar Junior o desejo de fazer retornar ao futebol cearense o Sport Club Maguary, iniciando esta volta pela terceirona.
“O projeto do retorno era para 2010” diz Águia Junior. Porem ele acredita que com o prazo que foi dado pela federação aos clubes (até 01/06) para regularizarem-se, o Maguary poderá cumprir as exigências do regulamento e certamente já deverá participar do campeonato ainda este ano.
Com pessoas interessadas no retorno dos príncipes ao futebol garimpando jovens valores em nossos subúrbios e já com o Estádio Murilo Borges em Messejana a disposição dos cintanegrinos, (com laranja como os holandeses ao invés do branco que ficará para o uniforme dois), falta muito pouco para o Sport Club Maguary nessa nova fase... De futebol - empresa retornar aos gramados cearenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPA SEROMO 04 04 2024 Escolinha do CAC e Campinense de Morada Nova fic...

Com gols de Lucas para o Atlético abrindo o placar do jogo e Vítor cobrando  pênalti para o Campinense, ainda na primeira etapa  o confronto...

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier