RD - TV

Futevôlei cearense - Iparana o novo "point" do esporte


Originário das praias cariocas onde nasceu na década de 60 do século XX, o futevôlei (português brasileiro) ou futevólei (português europeu) é uma modalidade de esporte genuinamente brasileiro que une o futebol e o vôlei, acontece numa quadra de vôlei (bem parecida com a de vôlei de praia) com as medidas de 9 m de largura e 18 de comprimento, dividida ao meio por uma rede com 2,20 m de altura. Já cresceu fora do Brasil e hoje é praticado na Europa, Ásia e Estados Unidos.

A PRÁTICA

É jogado em sistemas de duplas masculinas, femininas, ou mistas e também pode ser jogado com quatro jogadores (4 X 4). Deve-se tocar a bola com qualquer parte do corpo, exceto os braços, antebraços e as mãos como no futebol.

AS REGRAS

Cada dupla pode dar até 3 toques na bola, sendo que um jogador não pode tocar duas vezes seguidas — tal como no vôlei ou vôlei de praia.

NO CEARÁ

Ai por volta dos anos 80 principio dos 90 do século passado e inicio do XXI na Praia de Iracema e volta da Jurema, mas precisamente nos “points” dos jovens desportistas cearenses, onde se pratica o Vôlei de Praia, beach soccer, hóquei e outros, foi neste ambiente que o Futevôlei cearense nasceu. 

Porem não era só nas praias do leste da capital cearense que se praticava o novo esporte, a oeste também, em especial na Barra do Ceará. 


E foi ali nas areias molhadas pelas aguas do Rio Ceará onde ele se encontra com o Atlântico e onde, alguns historiadores afirmam ser o local que o primeiro homem europeu colocou os pés em solo brasileiro (antes de Cabral) no caso o navegador espanhol Vicente Yañez Pinzon, o cearense Jorge conheceu e se apaixonou pelo futevôlei, isso foi em 2009. 


Então com amigos, em sua casa na praia de Iparana município de Caucaia, criou uma escola de futevôlei, local onde atualmente acontecem aulas para crianças a partir de 10 anos de idade, as terça e quintas. Nos finais de semana, acontecem os “rachas” quando famosos como Sergio Alves (foto) e muitos outros participam. 


O atleta Rafinha, um dos melhores ranqueados do nosso estado, que faz dupla com o potiguar, Naldinho, treinam para as competições locais e nacionais na quadra da escolinha do ”Jorge” na Iparana. 


Na quadra da escola do Jorge, ainda este ano mesmo, já aconteceram torneios com participação de importantes duplas nordestinas. 


Jorge e Rafinha fundaram no principio deste ano a ASCEF, (Associação cearense de futevôlei) entidade que tem por principio trabalhar a divulgação e organização do Futevôlei cearense. Visto que segundo palavras dos próprios (Jorge e Rafinha). “O esporte só tende a crescer e se popularizar”.

O FUTURO 

A massificação da prática a nível mundial poderá levar o esporte, a médio prazo, a ser considerado modalidade Olímpica, havendo já esforços nesse sentido por intermédio das Federações Internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPA SEROMO 04 04 2024 Escolinha do CAC e Campinense de Morada Nova fic...

Com gols de Lucas para o Atlético abrindo o placar do jogo e Vítor cobrando  pênalti para o Campinense, ainda na primeira etapa  o confronto...

SEJA BEM-VINDO

OBRIGADO PELA VISITA.
LEIA E COMENTE
déberlima.blogspot.com


"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."

Chico Xavier