Taça da Guiné (Taça da Rainha)
Na última segunda feira 12, a Federação de Futebol da Guiné-Bissau [FFGB], através do Portal Desportivo FUT 245 comunicou que, o Sport Bissau e Benfica e FC Canchungo disputariam neste domingo 18, a final da Taça de Guiné de futebol [prova rainha], as duas equipes chegaram a finalíssima da já citada “Taça” após vencerem nos jogos de semifinal seus adversários Sporting Clube de Bafatá e FC Cupelum respetivamente.
OS FINALISTAS
Os “Lobos do Norte Canchungo” (FC CANCHUNGO) para chegar à final, da prova rainha (Taça da Guiné), depois de 90 minutos sem gols no duelo diante do Sporting Clube de Bafatá. os “Lobos do Norte Canchungo” conquistaram a vaga na final ao vencer o adversário pelo placar de 5x4 nas cobranças de penalidades.
Por seu lado, o Sport Bissau e Benfica, bateu no dia 02 deste mês de julho, por [2-1] o atual campeão nacional do campeonato da segunda divisão “Guines-Bola”, o FC Cupelum.
Então na tarde deste domingo 18, as duas “equipas “como se fala e se escreve em Portugal e nos países africanos de língua portuguesa, entraram no “relvado” do Estádio Nacional “24 de Setembro”, para a finalíssima da Copa da Guiné Bissau edição 2020/2021.
Vice campeão nacional da primeira divisão O Benfica tanto quanto o FC Canchungo tinham pela frente o mesmo objetivo. O primeiro título desta época.
O JOGO
Com a presença do Presidente da República Úmaro Sissoco Embaló, o Estádio Nacional 24 de Setembro foi o palco do jogo decisivo da prova rainha do futebol nacional.
Em um jogo muito truncado e como muitas críticas com relação a arbitragem, especialmente por parte da equipe do FC Canchungo. Porém, os “encarnados “só necessitaram dos 45 minutos iniciais para fazer o resultado do duelo. Com gols de Malam Mané aos 8 minutos cobrando “grande penalidade” e Salifo Camará aos 38 o Benfica fechou as contas do jogo.
Veio a segunda etapa do duelo e a equipa de Canchungo cresceu em busca do empate, que na verdade nem mesmo um gol para minimizar o placar conseguiu se quer marcar. Estrategicamente defensivo, o Benfica durante todo o segundo tempo, não mais marcou entretanto, sempre levava perigo a meta do “Guarda redes” do “Lobo” em rápidos contra ´-ataques.
Apesar da vontade da luta, da garra e até mesmo da momentânea superioridade, a preocupação maior do “Lobos de Canchungo” era as críticas a arbitragem, em mais de uma oportunidade elas aconteceram, sempre relacionadas a penalidade assinalada na primeira etapa que gerou o primeiro gol do Benfica.
BENFICA CAMPEÃO
Final do espetáculo, Sport Bissau e Benfica é o vencedor da edição 2020/2021 da Taça da Guiné de Futebol, e conquistaram o nono troféu da prova rainha na sua história e reforça desta forma o estatuto da “equipa” nacional detentora de mais títulos de campeão desta prova.
Logo após o apito final, os jogadores do FC Canchungo e alguns elementos da equipa técnica incluindo o treinador dirigiram-se ao árbitro em claro sinal do protesto daquilo que foi a exibição do Gilberto do Santos, considerado melhor árbitro nacional. Graças à intervenção do corpo de segurança, o pior foi evitado.
Parabéns aos desportistas Guineenses e em especial a todos os que fazem o Sport Bissau e Benfica por mais este titulo nacional!
Nenhum comentário:
Postar um comentário