Marta lamenta eliminação do Brasil (Foto: REUTERS/Amr Abdallah Dalsh)
Na noite desta sexta feira 30, no Japão madrugada no Brasil, terminou um ciclo do futebol feminino brasileiro nas Olimpíadas. Após empatar em 0 a 0 com o Canadá no tempo normal e na prorrogação, o Brasil perdeu por 4 a 3 nos pênaltis e foi eliminado nas quartas de final dos Jogos de Tóquio, um resultado que marca a despedida das Olimpíadas da geração de Formiga e Marta, medalhistas de prata em Atenas-2004 e Pequim-2008. Bárbara defendeu o chute de Sinclair no início das penalidades, mas Andressa Alves e Rafaelle pararam na goleira canadense Labbé nas duas últimas cobranças do Brasil.
MARTA NÃO FALA SOBRE O FUTURO
Em entrevista à repórter Lizandra Trindade ao fim do jogo, Marta evitou responder sobre o seu futuro na seleção.
- Não sei, não posso te dar essa resposta agora, estou com a cabeça a mil, vou deixar essa resposta para depois. Não dá para dizer no momento, estou muito emocionada. Peço para as pessoas não apontarem o dedo para ninguém, se tiver que apontar para alguém apontem para mim, já estou acostumada - disse a camisa 10, que disputou pela quinta vez as Olimpíadas, aos 35 anos.
BRASIL NÃO SE IMPÕE
A seleção brasileira não teve boa atuação na partida desta sexta-feira, em Miyagi. Sem força ofensiva e a compactação pedida pela técnica Pia Sundhage, a equipe encontrou dificuldades para incomodar a defesa canadense e não chegou a ter uma chance clara de gol em 120 minutos de partida.
JOGO EQUILIBRADO
Nenhuma das duas equipes foi dominante na partida. O Brasil sentiu falta da presença ofensiva de Debinha e Bia Zaneratto, muito isoladas do meio do campo e sem entendimento entre si. O Canadá, por sua vez, se impôs fisicamente no primeiro tempo, mas também não exigiu muito da goleira Bárbara, mesmo quando teve mais posse de bola no segundo tempo. Com Ludmila e, depois, Andressa Alves, a seleção brasileira melhorou na prorrogação, e foi a vez então da goleira Stephanie Labbé aparecer com segurança, especialmente em cabeçada de Érika, na melhor oportunidade do Brasil na partida.
Stephanie Labbé defendeu duas cobranças do Brasil na disputa de pênaltis (Foto: Koki Nagahama/Getty Images)
Insistente na busca pelo resultado, o Fortaleza venceu o CRB-AL por 2 a 1, de virada, na Arena Leão 1918. Após sofrer com a marcação cerrada do adversário, a equipe de Juan Pablo Vojvoda furou defesa dos alagoanos com Wellington Paulista por duas vezes. Com os gols, WP9 chegou aos 10 gols na temporada e ao terceiro no torneio.
O JOGO
Ciente que a vitória em casa ajudaria bastante para obter vantagem no jogo da volta, o Fortaleza iniciou a partida de forma ofensiva, com uma forte marcação já na zona de ataque. Mesmo com poucas chances criadas, a equipe do CRB saiu na frente. Careca, aos 41’, recebeu lançamento e finalizou forte, sem chances para Marcelo Boeck.
Na segunda parte, as atitudes se mantiveram. Wellington Paulista entrou no jogo aos 19' e virou o protagonista: marcou dois tentos para virar o marcador, ambos de pênalti, sem chances para Diogo Silva. No primeiro, o camisa 9 recebeu na área e foi calçado no pé de apoio. Logo em seguida, o adversário colocou a mão na bola após chute de Yago Pikachu.
PRÓXIMO CONFRONTO
O Tricolor muda de competição e encara o Ceará no domingo (1º), às 20h30, na Arena Castelão. A partida de volta contra o CRB-AL está marcada para a próxima quarta-feira (4), às 16h30.
O Fortaleza contou com a estrela do experiente Wellington Paulista, que saiu do banco de reservas e fez dois gols de pênalti, para ganhar do CRB, por 2 a 1, na Arena Castelão, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.
Os dois times voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, às 16h30, no Rei Pelé, em Maceió. O Fortaleza tem a vantagem do empate e o CRB precisa de uma vitória simples para levar a decisão para os pênaltis, pois gol fora não vale como critério de desempate.
Apelidado de WP9, o atacante saiu do banco aos 22 minutos do segundo tempo e logo já balançou as redes. Especialista na cobrança de pênaltis, ele empatou e depois virou o placar, respectivamente, aos 25 e aos 32 minutos.
Como de costume, reuniu os companheiros atrás do gol, entre o campo e os painéis de publicidade, e tirou selfie com um celular que estava já com algum dos reservas.
GALO NA FRENTE
A partida começou com uma polêmica. David caiu dentro da área e nada foi marcado. O VAR chamou o árbitro, que sustentou a decisão de campo. O Fortaleza não desanimou e continuou em cima. Reginaldo evitou o gol de David em cima da linha e Éderson assustou em chute de fora da área.
O gol do Fortaleza parecia questão de tempo, mas quem marcou foi o CRB. Aos 41 minutos, Gum lançou e Nicolas Careca bateu na saída de Marcelo Boeck. O bandeirinha assinalou impedimento do atacante, mas o gol foi validado pelo VAR.
VIRADA TRICOLOR
Apesar de Vojvoda não realizar mudanças, o Fortaleza voltou para o segundo tempo com outra postura e exigiu duas boas defeas de Diogo Silva antes dos dez minutos. Aos 20 foi a vez de Matheus Vargas levar perigo em chute que passou raspando a trave. A pressão surtiu efeito e o gol de empate saiu aos 26.
Wellington Paulista, que havia acabado de entrar, foi derrubado por Gum dentro da área. O próprio atacante cobrou e converteu acertando o ângulo esquerdo. A virada veio 32 minutos depois. A bola desviou na mão de Wesley dentro da área após chute de Yago Pikachu e mais um pênalti foi assinalado após consulta do VAR. Wellington Paulista não desperdiçou novamente. Desta vez, chutou rasteiro no canto direito.
Com a vantagem do empate para o jogo de volta, o Fortaleza passou a administrar a posse da bola. O CRB também pouco arriscou e só levou perigo em uma falta cobrada por Ewandro pela linha de fundo.
FICHA TÉCNICA
Fortaleza 2x1 Clube de Regatas Brasil
Oitavas de Final
Rodada:1ª
Data:29/07/2021
Hora:16:30
Arbitro:
Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Assistentes:
Rafael Trombeta (PR), Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
Estádio:Arena Castelão:Fortaleza (CE)
Cartões Amarelos:
Fortaleza: Jackson, Yago Pikachu, Igor Torres e Titi
CRB: Wesley e Ewerton
GOLS:
Fortaleza: Wellington Paulista, aos 26’ /2T e aos 32’ /2T
CRB: Nicolas Careca, aos 41’ /1T
Fortaleza Esporte Clube
Marcelo Boeck;
Tinga, Jackson e Titi;
Yago Pikachu, Felipe (Matheus Jussa), Éderson (Wellington Paulista), Romarinho (Matheus Vargas) e Lucas Crispim;
Robson (Igor Torres) e David (Osvaldo).
Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Clube de Regatas Brasil
Diogo Silva;
Reginaldo, Gum, Caetano e Guilherme Romão;
Marthã, Jean Patrick (Wesley), Diego Torres (Ewandro), Renan Bressan (Calyson) e Erik (Jajá);
Atletas de Ceará e Fortaleza são convocadas para Seleção Brasileira feminina Sub-17
A volante tricolor Rebeca Costa e a lateral alvinegra Ester estão no radar da CBF
Atletas da Seleção Brasileira reunidas em concentração
O futebol feminino cearense teve um capítulo importante de desenvolvimento nesta terça-feira (27). Tanto Ceará como Fortaleza anunciaram as convocações de atletas para a Seleção Brasileira Sub-17, mostrando que estão no radar da CBF para o futuro.
O processo é possível porque as equipes iniciaram investimento para revelar jogadores. Na atual temporada, ambas disputaram a Série A2 do Brasileiro, a 2ª divisão nacional.
O processo de convocação desde a base é importante para consolidar o jogador na entidade, permitindo que siga na Seleção Brasileira com o avanço da idade até o principal.
PERFIL DAS CONVOCADAS
O Fortaleza anunciou que a volante Rebeca Costa foi convocada para a Seleção Sub-17. Natural de Pindoretama/CE, a atleta de 15 anos chegou ao clube em 2020 para disputar o futsal e depois recebeu oportunidade no futebol, se consolidando na equipe de base tricolor.
DIVULGAÇÃO
Legenda: A volante Rebeca tem 15 anos e está no Fortaleza desde 2020
No Ceará, o nome lembrado foi a lateral direita Éster, que integra o Sub-18 alvinegro. A atleta é a primeira jogadora do Vovô a ser convocada para a Seleção Brasileira.
Legenda: A lateral Ester integra o time feminino Sub-18 do Ceará
Foto: divulgação / Ceará
A dupla embarcou ao Rio de Janeiro nesta quarta (28) para iniciar os treinamentos pelo Brasil. O período de atividades será de 28 de julho a 6 de agosto, sendo divididos entre o CT João Havelange, em Pinheiral/RJ, e a Granja Comary, em Teresópolis/RJ. irá integrar a Seleção Brasileira de Futebol Feminino Sub-17 durante III Fase de Preparação. A convocação para servir a Seleção Brasileira é um reconhecimento do talento e do trabalho realizado pelos atletas, clube e Federação.
CONVOCAÇÃO DA SELEÇÃO BRASILEIRA SUB-17:
GOLEIRAS
Leilane – Ferroviária
Fernanda – Corinthians
Mariana – Fluminense
DEFENSORAS
Érica – Internacional
Éster - Ceará
Yasmin Maciel – Ferroviária
Ana Clara – Ferroviária
Ana Beatriz – Minas Brasília
Maria Augusta – Internacional
Kedima – São Paulo
Ana Grazyelle - Ferroviária
MEIAS
Rebeca Costa - Fortaleza
Maria Eduarda Calazans – Fluminense
Gabriele Berchon – Internacional
Ana Carolina – São Paulo
Ana Julia – São Paulo
Manuella – Corinthians
Lara – Fluminense
ATACANTES
Anna Clara Araujo – Internacional
Aline – Ferroviária
Maria Eduarda – São Paulo
Alice – Avaí Kindermann
Natalia – Ferroviária
Ingrid – Toledo/Ouro Verde
Mirella – Fluminense
Isabelly – Santos
A Confederação Brasileira de Futebol comunicou a convocação da atleta Ester Marcelino de Menezes, do Ceará Sporting Club. Ester irá integrar a Seleção Brasileira de Futebol Feminino Sub-17 durante III Fase de Preparação.
O período de 26 até 30 de julho está sendo realizado no Centro de Treinamento João Havelange em Pinheiral e de 31 de julho a 06 de agosto de 2021 no Centro de Treinamento da Seleção Brasileira (Granja Comary) em Teresópolis.
A convocação para servir a Seleção Brasileira é um reconhecimento do talento e do trabalho realizado pelos atletas, clube e Federação.
O Fortaleza empatou sem gols diante do Corinthians, nesta quinta-feira (29), pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. O Leão do Pici pressionou até o fim, mas não conseguiu balançar as redes, no Parque São Jorge. Permanece invicto na competição e líder do Grupo B com 19 pontos.
O JOGO
Aos 6' e 7', Coutinho e Nathan quase abrem o placar. O camisa 9 finalizou de longe passando perto da meta e o lateral passou pela marcação na grande área para a defesa do goleiro. O Leão continuou com a pressão com o zagueiro João Paulo marcando de cabeça, mas a arbitragem marcou impedimento. Aos 29', Thiaguinho pegou a sobra e mandou para foto. Com maior posse de bola e mais objetivo, Wandson e Geilson também arriscaram.
No começo da segunda etapa, o Fortaleza começou atacando com a finalização de Geilson. Depois a partida, ficou mais truncada e estudada pelas equipes. Aos 23', Miguel entrou no lugar do Nathan. Aos 30', o Leão ficou muito perto de marcar, mas a zaga corinthiana tirou na linha. Coutinho também tentou de longe após girar e mandar pro gol.
Em busca da vitória, Léo Porto fez mais duas subtituições. Colocou Erick Cunha e Negueba nas posições de Thiaguinho e de Wandson. Nos minutos finais, Igor Morais do Corinthians foi expulso.
Escalação: Kennedy; Vinicius, Habraão e João Paulo; Vitor Ricardo, Geilson, Wandson (Negueba), Hércules e Nathan (Miguel); Thiaguinho (Erick Cunha) e Coutinho.
Suplentes: Arthur, Miguel, Rhuan, Lucas Manso, Vitão, Erick Cunha e Negueba.
Corinthians escalado!
O técnico Danilo levou a campo um onze inicial formado por: Guilherme Vicentini, Igor Marques, Igor Morais, Jonathan Lessa, Emerson Silva, Willian da Silva, Thiago Beserra, Warian Santos, Felipe Augusto, Rafael Bilu e Richard Silva. À disposição no banco de reservas estavam: Felipe Gonçalves, Leonardo Paraíso, Higor Lapa, Winicius Maia, Heitor Casagrande, Gabriel Araújo, Luan Vitor, Matheus Matias, Reifit Alves, Gabriel Fernandes, Hugo Medeiros e Matheus Melo.
CAMPANHA
Seis vitórias e um empate. 13 gols marcados e três sofridos.
ARTILHARIA
Coutinho - 7 gols
Vitor Ricardo - 2 gols
Wandson - 2 gols
Erick Cunha - 1 gol
Clisman - 1 gol
PRÓXIMOS CONFRONTO
O Leão do Pici volta a campo, na próxima quinta-feira (5), às 15h, diante do Ceará, no CT Ribamar Bezerra. Será a 8ª e última rodada da primeira fase da competição. O Corinthians volta a entrar em campo pelo Brasileirão de Aspirantes no dia 5 de agosto, para encerrar a primeira fase da competição. O adversário será contra o CRB, às 15h (Brasília), no estádio Rei Pelé, em Maceió-AL.
Mais uma rodada do Campeonato Brasileiro de Aspirantes foi realizada nesta quinta-feira, 29/07. Na Cidade Vozão, Ceará e CRB-AL se enfrentaram pela sétima rodada da competição e o Galo foi quem levou a melhor. De virada, o time comandado pelo técnico José Alberto venceu o Time do Povo por 2 x 1, com gols de Marcelo e Darlisson. O Alvinegro abriu o placar com Wendson.
Disciplinadas defensivamente, ambas as equipes deram pouca oportunidade para os jogadores mais criativos em campo. Mesmo assim, ainda foi possível encontrar brechas para boas construções. Do lado cearense, o time fez boas penetrações pelo meio, enquanto do lado alagoano a aposta foi nas subidas pelas laterais e nas bolas paradas. Nenhum gol, porém, foi marcado até o intervalo do jogo.
O lance do primeiro gol marcado nasceu após um escanteio mal cobrado pelo CRB. O goleiro André Luiz interceptou e enxergou a defesa adversária mal posicionada do outro lado do campo. Na sequência, repôs nos pés de Hélio Borges, que avançou em conjunto com Wendson e Marco Antônio. Hélio tocou pra Wendson, que driblou o goleiro e anotou o gol do Ceará.
O CRB não desistiu e foi atrás do resultado. Ruan e Marcelo passaram a envolver a zaga alvinegra em infiltrações perigosas. A pressão funcionou e o time conseguiu um pênalti a favor. Darlisson marcou e deixou tudo igual.
Aproveitando um momento mais desligado do Alvinegro no final do jogo, o CRB subiu ainda mais a marcação e pressionou próximo, dificultando a saída de bola dos donos da casa. Em desarme no meio de campo, o Alvirrubro avançou em formação. Marcelo recebeu lançamento dentro da grande área e virou o placar, garantindo os três pontos fora de casa.
O Ceará tem pela frente o Clássico-Rei. A partida encerrará a primeira fase do Brasileirão de Aspirantes. No Grupo A, todas as oito equipes seguem na briga por uma vaga.
Na abertura da oitava rodada do Campeonato Cearense Série B, na tarde desta quarta-feira, 28, Floresta e Cariri empataram por 2 a 2 no Domingão. A igualdade coloca o Verdão da Vila em 9º lugar com seis pontos. O Cariri chegou aos 11 na 5ª colocação.
No outro duelo do dia, o União venceu o Itapipoca por 1 a 0 e assumiu a 8ª posição com oito pontos. O Garoto Travesso está em 7º lugar também com oito pontos ganhos.
A rodada foi finalizada nesta quinta-feira, 29, com todas as três partidas acontecendo simultaneamente. Confira os resultados: Tiradentes , Iguatu e Maranguape venceram seus confrontos.
QUARTA-FEIRA, 28/07
15:30 - União1x0Itapipoca - Raimundo de Oliveira
15:30 - Floresta2x2Cariri - Domingão
QUINTA-FEIRA, 29/07
15:30 - Tiradentes3x0Pacatuba - Moraisão
15:30 - Horizonte0x1 Iguatu - Domingão
15:30 - Maracanã0x1Maranguape - Raimundo de Oliveira
Próxima e última rodada
DOMINGO, 01/08/2021
15:30 - Pacatuba x Horizonte - João Ronaldo
15:30 - Cariri x Tiradentes - Inaldão-Lirio Callou
15:30 - Floresta x União - Domingão
15:30 - Iguatu x Maracanã - Morenão
15:30 - Maranguape x Itapipoca – Moraisão
CLASSIFICAÇÃO - CEARENSE SÉRIE B 2021
Tabela | Classificação | Artilharia | Rendas e Públicos
Pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20, o Fortaleza acabou perdendo por 1 a 0 para o Atlético/GO, na tarde desta quarta-feira (28), no CT Ribamar Bezerra.
O JOGO
O Leão começou pressionando chegando ao ataque pelos lados com Affonso e Matheus Oliveira. Aos 17', o Atlético abriu o placar com Jean Carlos. Matheus Oliveira tentou empatar logo em seguida. Levou, entrou na grande área e finalizou, passando do lado da meta. Nos acréscimos da primeira etapa, Wendel teve duas oportunidade em cobrança de faltas perigosas.
Na etapa final, o meia Vitinho entrou no lugar do zagueiro Denner. O técnico Júnior Câmara colocou a equipe mais ofensiva. O Leão chegava ao ataque, mas não assustava o adversário. O Dragão finalizava com perigo e o goleiro Hugo defendia para salvar o Tricolor.
Ao decorrer, Wendel deu lugar a Vinicius Lins e Matheus Oliveira, de Riquelme. Aos 28', o Fortaleza chegou perto de empate. Vinicius Lins cruzou e o atacante sozinho quase cabeceia de peixinho. Nos minutos finais, o Leão foi mais ofensivo e pressionou. Viitnho teve a última chance em gol aberto, mas disperdiçou.
Escalação: Hugo; Denner (Vitinho), Geilson Souza (Guilherme) e Patrick; Affonso, João Henrique, Ítalo, Sammuel e Matheus Oliveira (Riquelme); Wendel (Vinicius Lins) e Gabriel (Yan).
Suplentes: Carlos, Riquelme, Vitinho, Vinicius Lins, Guilherme, Lucas Kallyel, João Pedro, Guilherme Fonseca, Yuri e Yan.
CAMPANHA
Uma vitória, dois empates e cinco derrotas. Dois gols marcados e doze sofridos.
ARTILHARIA
Gabriel: 1 gol
Erick Cunha: 1 gol
PRÓXIMO CONFRONTO
O Fortaleza volta a campo contra o Palmeiras, no domingo (1), às 15h, pela 9ª rodada, no Allianz Parque, em São Paulo.
Em Belo Horizonte, no SESC Alterosas, o Ceará foi derrotado pelo América/MG por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, 28, pela oitava rodada do Brasileiro Sub-20. O resultado deixa o Coelho com seis pontos e na 16ª posição. Enquanto o Vozão é o 11º colocado, com dez pontos
Alvinegro continua na décima posição; vitória do Coelho encerra jejum de dez anos no Sub-20
Teve América-MG x Ceará pelo Campeonato Brasileiro Sub-20, na noite desta quarta-feira, 28/07. Pelo placar de 1 x 0, o Coelho venceu o compromisso e subiu quatro posições na tabela. Mesmo com a derrota, o Vozão manteve-se na décima posição. Jogo teve dois pênaltis perdidos e gol anulado, do lado americano. Triunfo do time mineiro acaba com jejum de dez anos sem vitória sobre o Vozão no Sub-20.
As equipes fizeram um primeiro tempo mais equilibrado que o segundo. Pelo Ceará, Johninha e Denilson cadenciaram os avanços no campo adversário. Natan Masiero também participou das subidas em velocidade, pela lateral direita. Com esse trio, o Vozão investiu bastante em bolas alçadas na grande área e chegou muito perto de abrir o placar em três momentos nos primeiros 45 minutos.
Pelo time da casa, Carlos Junior e Matheus Henrique foram responsáveis pelos lances de maior perigo. Em três finalizações a gol, brilhou o goleiro alvinegro João Fernandes.
No retorno do intervalo, com o placar ainda zerado, o Ceará apresentou-se menos ofensivo, e o América-MG só enxergou tal oportunidade aos 25 minutos. Daí em diante, o jogo pegou fogo e o América-MG teve outras três excelentes oportunidades, antes de finalmente mexer no placar.
O primeiro susto que o Ceará tomou foi num gol anotado em condição de impedimento; o assistente anulou. Na sequência, vieram dois pênaltis desperdiçados pelo América em menos de cinco minutos. Um deles saiu direto pela linha de fundo e outro foi defendido com firmeza por João Fernandes.
No entanto, todo o esforço americano foi recompensado pelo camisa 17, Adyson. Nos minutos finais do jogo, o meia recebeu na grande área, em condição legal, dominou e encontrou, numa brecha da zaga cearense, o necessário para fazer o primeiro e único gol da partida.
Na próxima rodada o Ceará volta a jogar fora de casa e, por isso, viaja direto de Minas Gerais para o Rio Grande do Sul. O adversário será o Grêmio. O time treina amanhã na Cidade do Galo, ainda em Belo Horizonte. Na sexta-feira, 30/07, viaja pela manhã para Porto Alegre-RS e treina pela tarde no SESC Campestre. Volta a treinar no dia seguinte, sábado, 31/07, no Estádio do Vale, Novo Hamburgo-RS. Joga no domingo, 01/08, às 15h, no CT Hélio Dourado.
Nesta segunda-feira, 26, a Comissão de Arbitragem da Federação Cearense de Futebol divulgou as escalas dos árbitros e assistentes que vão conduzir os confrontos da oitava rodada do Campeonato Cearense Série B. Confira:
Floresta x Cariri – 28/07 (Quarta-feira) – 15h30 – Domingão
Árbitro: Antônio Sócrates Nascimento Pereira
Árbitro Assistente 1: Francisco Moyses Freitas da Silva
Árbitro Assistente 2: George Genuca de Souza
Quarto Árbitro: Keoma Andrade Lopes
Inspetor de Arbitragem: Edson Galvão da Silva
União x Itapipoca – 28/07 (Quarta-feira) – 15h30 – Raimundo de Oliveira
Árbitro: Avelar Rodrigo da Silva
Árbitro Assistente 1: Arnaldo Rodrigues de Souza
Árbitro Assistente 2: Francisco Marcondes Mendes Simão
Quarto Árbitro: Leandro Martins Marques
Inspetor de Arbitragem: Paulo Marcelo da Silva
Horizonte x Iguatu – 29/07 (Quinta-feira) – 15h30 – Domingão
Árbitro: Leo Simão Holanda
Árbitro Assistente 1: Nailton Junior de Sousa Oliveira
Árbitro Assistente 2: Zaqueu Eleutério Linhares
Quarto Árbitro: Wesley Pacheco Rocha
Inspetor de Arbitragem: Francisco de Assis Almeida Filho
Tiradentes x Pacatuba – 29/07 (Quinta-feira) – 15h30 – Moraisão
Árbitro: Francisco Luzimar Siqueira
Árbitro Assistente 1: Armando Lopes de Sousa
Árbitro Assistente 2: Claudio Roberto Menezes
Quarto Árbitro: Wladyerisson Silva Oliveira Inspetor de Arbitragem: Francisco Nogueira Silva
Maracanã x Maranguape – 29/07 (Quinta-feira) – 15h30 – Raimundo de Oliveira
Árbitro: Adriano Barros Carneiro
Árbitro Assistente 1: Alden Christian Pinheiro de Barros
Alvinegro planeja receber jogos do Brasileirão a partir da segunda semana do mês de Agosto
(Foto: Divulgação/CearaSC.com)
O Ceará planeja receber partidas do Campeonato Brasileiro, em Carlos de Alencar Pinto, a partir da segunda quinzena doo próximo mês de agosto. A mobilização do clube surgiu a partir da recente medida adotada pelo Governo do Estado, que estabeleceu um intervalo mínimo de 48 horas ininterruptas para a realização de partidas realizadas na Arena Castelão.
Para que o Alvinegro possa receber os jogos da Série A em suas dependências, o clube irá fazer ajustes na estrutura atual do estádio Vovozão na intenção de receber a liberação para sediar as partidas.
O Diretor de Patrimônio do Ceará, Afonso Lobo, conversou com o cearasc.com e explicou todas as adaptações necessárias para que essas partidas possam acontecer em Porangabuçu.
As mudanças na estrutura física contemplarão o espaço para acolhimento dos ônibus das equipes, o vestiário do time visitante, a sala de arbitragem, banheiros femininos e a sala do VAR.
O Ceará construiu estacionamento para receber os ônibus das delegações envolvidas nos jogos. O espaço também servirá de abrigo para acomodar os ônibus do futebol profissional e futsal do Mais Querido.
O vestiário da equipe visitante também foi totalmente reformado. Segundo Afonso Lobo, o espaço ficará totalmente funcional e oferecendo as condições ideiais de acomodação para os atletas. O clube também reformou os banheiros femininos para uma eventual participação feminina no quadro de arbitragem das partidas. “Estamos concluindo a reforma no vestiário dos visitantes no nosso estádio. Nossa intenção é a de entregar um espaço totalmente apto para que os atletas tenham condições de exercer sua atividade profissional”, disse Afonso.
A sala de arbitragem foi outra área contemplada na reforma do espaço físico de Porangabuçu. O ambiente foi ajustado para o melhor acolhimento dos responsáveis por dirigir as partidas.
A sala do VAR ainda precisa de alguns detalhes para ser finalizada. O Diretor de Patrimônio explicou ao site oficial do clube que já entrou em contato com a CBF e requisitou as especificações técnicas de espaço físico e lógica (cabeamento) para realizar os ajustes necessários para o ambiente. “Já entramos em contato com a CBF e estamos aguardando a resposta para finalizar essa demanda. O VAR tem algumas especificações que precisamos alinhar para entregar o melhor ambiente para os árbitros”, explicou.
O gramado do Vovozão, elogiado pelo técnico Guto Ferreira em algumas entrevistas, também vem recebendo uma atenção especial. Afonso ressalta que o Ceará fez um investimento recente em máquinas que ajudam na manutenção da qualidade do grama de Porangabuçu. O Diretor do clube disse que a condição atual do campo de jogo do Mais Querido é superior a do início do ano. “Além da aquisição de maquinário e da nossa mão-de-obra, nós também estamos com uma empresa parceira que vem dando o suporte necessário para realizarmos a manutenção diária no nosso gramado. Posso te afirmar que, falando de gramado, nós temos hoje uma condição melhor que a do início de 2021”, conclui Afonso.
Com essas adaptações concluídas em Carlos de Alencar Pinto, o clube ficará preparado para receber qualquer partida da atual edição do Campeonato Brasileiro.
Após vencer o Coritiba fora de casa por 2 a 0, o elenco de aspirantes do Vozão já trabalha visando o próximo e penúltimo confronto da primeira fase do Campeonato Brasileiro da categoria, contra o CRB, que acontece na quinta-feira, 29/07, às 15h, na Cidade Vozão.
O grupo alvinegro se reapresentou na manhã desta segunda-feira, 26/07, na Cidade Vozão. Até o dia do jogo contra o CRB a equipe terá três atividades técnico táticas, todas no CT do clube, em Itaitinga.
Faltando duas rodadas para o final da primeira fase, o Vozão é vice-líder do grupo A com nove pontos conquistados. Até aqui, o time comandado por Daniel Azambuja tem três vitórias em seis jogos, duas delas nas duas últimas partidas da competição.
Treinador tem aproveitamento superior a 73% no comando do Fortaleza. Em menos de três meses, liderou time para título cearense, oitavas da Copa do Brasil e G-3 no Campeonato Brasileiro.
Foto: Daniel Vorley/AGIF
Ao início do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza certamente não estava no rol dos clubes favoritos ao título. Afinal o Tricolor de Pici tem um orçamento modesto perto de Flamengo, Palmeiras, Atlético-MG, entre outros. Só que, após 13 rodadas, olhe a tabela de classificação. O Leão está em 3º lugar com 27 pontos conquistados, na melhor campanha de sua história no primeiro 1/3 da competição.
Todo sucesso do Tricolor do Pici só pôde vir à tona graças ao trabalho magnífico de Juan Pablo Vojvoda. O argentino de 46 anos chegou à capital cearense há menos de três meses, se hospedou no CT e, em campo, destronou outros gigantes do nosso futebol. Em primeiro lugar, levantou seu primeiro troféu na carreira com a conquista do Cearense.
Fortaleza já bateu Bragantino, Atlético-MG, Corinthians e Inter no Brasileiro(Foto: Kely Pereira/AGIF)
Na Copa do Brasil, uma surra de 3 a 0 no rival Ceará para levar o Fortaleza às oitavas de final. No Brasileirão, em 13 rodadas, vitórias maiúsculas sobre o Atlético de Cuca em pleno Mineirão, sobre o São Paulo de Hernán Crespo no Morumbi e uma goleada histórica de 5 a 1 sobre o Internacional na Arena Castelão. Quer mais? O Corinthians foi outro que não viu a cor da bola nessa primeira "perna" de Série A.
No último domingo (25), vitória importantíssima por 1 a 0 sobre o Red Bull Bragantino para ficar na perseguição ao líder Palmeiras. Hoje o Fortaleza de Vojvoda está a quatro pontos dos paulistas, adversários daqui a uma rodada, em São Paulo. O Atlético-MG de Cuca está um somente à frente após vencer o Bahia no Mineirão.
Até o momento, Vojvoda soma 20 jogos no comando tricolor, com 13 vitórias, dois empates e cinco derrotas, aproveitando de 73%. São 45 gols marcados (média superior a dois por partida) e apenas 11 sofridos desde que assumiu. O colega André Almeida, setorista do Leão no Diário do Nordeste, não hesita em afirmar que o argentino faz trabalho melhor em comparação a Abel Ferreira e Cuca, até por suas equipes terem um elenco melhor.
Juan Pablo Vojvoda vem sendo a sensação entre os técnicos na Série A em 2021 (Foto: Alexandre Schneider/Getty Images Brazil)
Juan Pablo Vojvoda comandando o @FortalezaEC:
⚔️20 jogos
✅13 vitórias
❌2 derrotas
📊73.3% apv.
⚽️45 gols pró (2.2 / j)
🚫11 gols sofridos (0.5 / j)
🛠49 grandes chances
🔓29 grandes chances cedidas
👟3.1 chutes p/ marcar gol
⚠️9.8 chutes p/ sofrer gol
"4ª vitória consecutiva do time comandado por Vojvoda. A 6ª vitória em 7 jogos do melhor mandante da Série A (...) Falo com tranquilidade: na 13ª rodada do Brasileirão, o melhor trabalho até agora é o de Vojvoda no Fortaleza. Na relação orçamento e poder de investimento/futebol jogado e resultados obtidos, supera até Abel (Palmeiras) e Cuca (Atlético-MG)", avalia o jornalista.
No próximo domingo (01), o Fortaleza tenta se aproximar da liderança, mas terá que vencer o Ceará no Clássico-Rei na Arena Castelão. O Tricolor pode ser beneficiado pela rodada, já que o Atlético-MG encara o Athletico-PR em duelo complicado, assim como o Palmeiras, que faz o tira-teima contra o São Paulo, no Morumbi.
Vojvoda procura 'sombra' a Pikachu e Fortaleza avança por Yonathan Andía, da La U
Segundo o jornal Publimetro, do Chile, há interesse do Tricolor do Pici, candidato forte ao título brasileiro. Lateral-direito se destacou no Unión La Calera, exatamente ex-clube do técnico atual do Leão
Foto: Divulgação/Universidad de Chile
A excelente campanha na temporada não tira da cabeça de Juan Pablo Vojvoda a possibilidade de reforçar o Fortaleza. Afinal, após o título cearense, o Leão está na briga na Copa do Brasil e em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro, candidatando-se a, no mínimo, uma vaga para a Libertadores em 2022. Por isso, a direção tricolor está atenta ao mercado atrás de mais peças de reposição ao argentino.
Segundo o jornal Chileno o Fortaleza tem interesse na contratação do lateral-direito Yonathan Andía, de 28 anos e que atua na Universidad de Chile, um dos maiores clubes do país. Ele chegou a Santiago em março após ter se destacado no modesto Unión La Calera, onde foi, inclusive, treinado por Vojvoda.
O grande empecilho é que Andía assinou um contrato de três anos com a La U, além de ter uma multa de cerca de 1 milhão de dólares (cerca de R$ 5,1 milhões na cotação atual). Andía também estreou, recentemente, pela Seleção Chilena, na vitória por 2 a 1 sobre o Peru pela Copa América.
A lateral direita é uma das prioridades do Fortaleza, já que Daniel Guedes, até aqui, não convenceu. Yago Pikachu vem atuando regularmente no setor, até como ponta, e Vojvoda necessita de um atleta com mesmo potencial, características de Andía, que apoia bastante o ataque como ala.
Por enquanto, nesta brecha de meio de temporada, o Fortaleza já fechou com três reforços: Edinho, Angelo Henríquez e Valentín Depietri, todos jogadores de ataque. De acordo com apuração do Bolavip Brasil, o presidente Marcelo Paz quer reforçar o elenco com, pelo menos, mais dois reforços.
Todos os horários da partida estão baseados no GMT -3 (horário de Brasília).
►Terça 27/07 05h00 – Estados Unidos x Austrália – Jogos Olímpicos Tóquio 2020 (Futebol Feminino)
Canais: SporTV 4 05h00 – Nova Zelândia x Suécia – Jogos Olímpicos Tóquio 2020 (Futebol Feminino)
Canais: canaisglobo.globo.com, GloboPlay e SporTV + (sinal extra em algumas operadoras) 08h00 – Chile x Japão – Jogos Olímpicos Tóquio 2020 (Futebol Feminino)
Canais: canaisglobo.globo.com, GloboPlay e SporTV + (sinal extra em algumas operadoras) 08h00 – Canadá x Grã-Bretanha – Jogos Olímpicos Tóquio 2020 (Futebol Feminino)
Canais: canaisglobo.globo.com, GloboPlay e SporTV + (sinal extra em algumas operadoras) 08h30 – Holanda x China – Jogos Olímpicos Tóquio 2020 (Futebol Feminino)
Canais: canaisglobo.globo.com, GloboPlay e SporTV + (sinal extra em algumas operadoras) 08h30 – Brasil x Zâmbia – Jogos Olímpicos Tóquio 2020 (Futebol Feminino)
Canais: Globo, SporTV 4 e BandSports 13h30 – Lazio x Pandova – Amistoso
Canais: Fox Sports 16h30 – Corinthians x Fluminense – Brasileirão Sub-20
Canais: SporTV 18h45 – Aldosivi x Racing – Campeonato Argentino
Canais: Fox sports 19h15 – Criciúma x Fluminense – Copa do Brasil
Canais: SporTV 20h00 – Audax Italiano x Everton – Campeonato Chileno
Canais: estadio.com
21h30 – Vitória x Grêmio – Copa do Brasil
Canais: SporTV 21h30 – Botafogo x CSA – Brasileirão Série B
Entre a sexta-feira, 23, e o domingo 25, aconteceu o Torneio de Desenvolvimento da Federação Cearense de Futebol. Ao todo, cinco clubes disputaram de forma seletiva três categorias: Sub-15, Sub-16 e Sub-17. Os jogos aconteceram em três praças esportivas, Cidade Vozão (Itaitinga), CT Ribamar Bezerra (Maracanaú) e Elzir Cabral (Fortaleza).
Clubes participantes Sub-15: Ceará, Ferroviário, Floresta e Fortaleza
Clubes participantes Sub-16: Ceará, Floresta, Fortaleza e Juazeiro
Clubes participantes Sub-17: Ceará, Ferroviário, Fortaleza e Juazeiro
Sexta-feira 23
Com a presença do Observador da CBF, José Edgar Pereira. Foi realizado o primeiro dia do Torneio de Desenvolvimento da FCF. Na Cidade Vozão, pela manhã, na categoria Sub-15, o Fortaleza venceu o Ferroviário por 8 a 0. Na sequência, Ceará e Floresta empataram por 0 a 0 e levaram a partida para as penalidades. O Vovô venceu por 4 a 1.
Na turno da tarde, Fortaleza e Floresta empataram em 1 a 1 e decidiram a partida nas cobranças de pênaltis. O Leão marcou todas cobranças enquanto o Verdão assinalou quatro. No último confronto do dia, Ceará e Juazeiro também levaram a partida para as penalidades após igualdade no marcador por 1 a 1. O Alvinegro saiu com a vitória após marcar três vezes e não sofrer nenhum gol.
Sábado 24
No CT Ribamar Bezerra, pela categoria Sub-17, o Ceará venceu o Ferroviário por 2 a 1 e garantiu a classificação para a final. Na sequência, o Fortaleza venceu o Juazeiro também por 2 a 1.
Domingo 25
Neste domingo, 25, no Elzir Cabral, pela categoria Sub-16, às 8h30, Floresta e Juazeiro decidiram o terceiro lugar. Em seguida, Ceará e Fortaleza disputaram a taça do torneio às 10h. O Fortaleza venceu o Ceará por 1 a 0 e conquistou o título da categoria Sub-16, no Torneio de Desenvolvimento. O único gol da partida foi marcado por Ryquelme no primeiro tempo.
A tarde, no Sub-17, Ferroviário e Juazeiro se enfrentaram pela terceira colocação. Após o empate em 1x1 a decisão foi para os penais vitória coral por 4x3 o jogo foi as às 13h30.
Na sequência, às 15h, Ceará e Fortaleza disputaram o título da categoria e na decisão do Sub-17 no Torneio de Desenvolvimento, o Ceará venceu o Fortaleza nas penalidades por 4 a 3 e sagrou-se campeão da categoria.
Encerrando assim o torneio com Fortaleza e Ceará , ambos conquistando títulos em categorias diferentes.
Em jogo no estádio Carlos de Alencar Pinto, na tarde deste sábado, o Ferroviário empatou por 1 a 1 diante do Floresta, pela nona rodada no Campeonato Brasileiro.
Durante o início da partida, o ritmo de jogo apresentado pela equipe coral foi de forma truncada. O Tubarão da Barra passou a criar boas chances de ataque a medida que o tempo passava. Aos 18 minutos, Emerson avançou com velocidade e cruzou para o atacante Adilson Bahia que manda próximo ao gol. O placar seguiu inalterado durante a primeira etapa.
Na volta do intervalo, o Tubarão da Barra foi surpreendido com a marcação do gol da equipe adversária, aos cinco minutos.
Em desvantagem, o Ferrão passou a criar situações ofensivas e se lançava ao ataque. O técnico Francisco Diá optou em alterar sua equipe e dando poder de fogo na equipe coral. Nos acréscimos, Roni cruza em direção ao gol, Jô tentou desviar e mandou para as próprias redes empatando a partida.
Com o resultado, o Ferroviário chega aos 15 pontos dentro da competição. Na próxima rodada, enfrentará o Botafogo, sábado (31), às 19 horas, no Carlos de Alencar Pinto, abrindo o returno no Campeonato Brasileiro.
Rayssa Leal exibe medalha de prata (Foto: Jeff PACHOUD / AFP)
As Olimpíadas de Tóquio 2021 estão no dia 3. O Brasil conquistou mais uma medalha na modalidade skate street, agora no feminino. É o terceiro pódio do país nos Jogos Olímpicos. Tivemos ainda o surfe brasileiro avançando para as quartas de final, com participação da cearense Silvana Lima, a manutenção dos 100% de aproveitamento do vôlei e derrotas no judô, no handebol e na natação.
Mais uma prata no skate
Com apenas 13 anos, Rayssa Leal, a Fadinha, conquistou a medalha de prata na modalidade de street no skate feminino. A maranhense se tornou a brasileira mais jovem a subir no pódio em uma edição de Olimpíada.
100% de aproveitamento no vôlei
A dupla Ana Patrícia e Rebecca venceu quenianas Makokha a Khadambi, na estreia na madrugada desta segunda, no vôlei de praia. Com o resultado, o Brasil mantém 100% de aproveitamento tanto na modalidade da areia quanto na quadra. Anteriormente, as duplas Alison e Álvaro e Evandro e Bruno, no masculino, e Agatha e Duda venceram na praia; na quadra, as seleções masculinas e femininas somam triunfos.
Surfe avança com participação de cearense
Natural de Paracuru, Silvana Lima está garantida nas quartas de final do surfe na Olimpíada. Avançaram também os favoritos ao ouro Gabriel Medina e Ítalo Ferreira. Tatiana Weston-Webb foi eliminada.
Cearense no triatlo
Cearense Manoel Messias terminou prova de triatlo em 28º e dá adeus a Tóquio 2020. Manoel Messias tem 24 anos, nasceu em Fortaleza, é campeão do Campeonato Pan-americano de Triathlon 2019, tendo sido o único triatleta homem a representar o Brasil nos Jogos Olímpicos do Japão.
Derrota brasileira no judô
Um dia após a conquista de bronze de Daniel Cargnin, o judoca Eduardo Katsuhiro foi eliminado na primeira rodada, na madrugada deste domingo, para o francês Gillaume Chaine.
Derrota brasileira na final de prova da natação
O Brasil ficou na última colocação na final do revezamento 4x100m livres da natação. A equipe dos Estados Unidos ficou com o ouro. Na prova individual dos 200m livres, Fernando Scheffer se classificou para a decisão.
Sem medalha no ciclismo
O ciclista brasileiro Henrique Avancini ficou em 13º lugar na competição de Mountain Bike nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ele liderou a corrida no começo, mas não conseguiu manter o ritmo.
Situação complicada do Brasil no handebol masculino
A Seleção Brasileira masculina de handebol sofreu sua segunda derrota nas Olimpíadas nesta noite de domingo. O adversário da vez foi a forte seleção da França, que venceu por 34 a 29.
Robert Scheidt sobe posições
O brasileiro teve um dia de recuperação na disputa da classe laser da vela dos Jogos Olímpicos. O veterano ganhou três posições na classificação geral em relação ao dia anterior, passando de 11° para o oitavo lugar nesta segunda-feira.
Melhores do tênis em ação
Estrelas do tênis, o sérvio Novak Djokovic (1º), o russo Daniil Medvedev (2º) e japonesa Naomi Osaka (2º) entraram em quadra no dia 3 da Olimpíada e não deram chances para seus adversários. Vitórias tranquilas e dominantes. Detalhe para o triunfo de Djoko, que bateu o algoz do cearense Thiago Monteiro.
Derrotas de multicampeãs no surfe e na natação
Em busca do sexto ouro olímpico, a favorita nos 400m livres, Katie Ledecky, não conseguiu o lugar mais alto do pódio. Ela foi derrotada pela australiana Ariarne Titmus. No surfe, a heptacampeã mundial Stephanie Gilmore foi eliminada nas oitavas de final.
Resultado histórico no badminton para o Brasil
O brasileiro Ygor Coelho teve uma estreia positiva no torneio individual de badminton dos Jogos Olímpicos. Nesta segunda-feira, o carioca, de 24 anos, superou Georges Julien Paul, das Ilhas Maurício, por 2 a 0. Foi a primeira vitória brasileira em uma partida da chave individual do badminton.